Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO
António Ramos Psicologia e Neuropsicologia Clínica Neurocomp Sobral de Monte Agraço
2
PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
« QUANDO EU ERA PEQUENO... E MERGULHO FUNDO NA MINHA INFÂNCIA. A INFÂNCIA ESSE GRANDE TERRITÓRIO DE ONDE TODOS SAÍMOS! POIS DONDE SOU EU? SOU DA MINHA INFÂNCIA. SOU DA MINHA INFÂNCIA COMO SE É DE UM PAÍS...» (SAINT_EXUPÉRY, 1957) PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A FAMÍLIA A ESCOLA
3
FAMÍLIA TORNAR-SE FAMÍLIA É UM DOS PROCESSOS DE MUDANÇA MAIS SIGNIFICATIVOS DA VIDA HUMANA (BRAZELTON, 2001) EDUCAR “EDUCAR É VIABILIZAR E PROMOVER A COERÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E CIRCUNSTÂNCIA” (GOMES PEDRO, 2004) PESSOA; GENOMA, EMOÇÕES SENTIMENTOS,: EXPECTATIVAS PERTENÇA... ESPAÇO; TEMPO; CULTURA AMBIENTE; A VIDA...
4
O DUPLO SENTIDO DA RESPONSBILIZAÇÃO
5
FAMÍLIA E EDUCAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À FAMÍLIA, “ UM DOS SEUS PAPÉIS PRINCIPAIS É A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, ISTO É, A SUA INCLUSÃO NO MUNDO CULTURAL MEDIANTE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DOS SÍMBOLOS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO GRUPO, ENGLOBANDO A EDUCAÇÃO EM GERAL E PARTE DA FORMAL, EM COLABORAÇÃO COM A ESCOLA” (POLONIA&DESSEN, 2005)
6
A ESCOLA A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO QUE TEM COMO FUNÇÃO A SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO, OU SEJA, DO CONHECIMENTO ELABORADO E DA CULTURA ERUDITA. DE ACORDO OM SAVIANI (2005), A ESCOLA RELACIONA-SE COM A CIÊNCIA E NÃO COM O SENSO COMUM, E EXISTE PARA PROPORCIONAR A AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITAM O ACESSO AO SABER ELABORADO (CIÊNCIA) E AOS RUDIMENTOS (BASES) DESSE SABER. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARAO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO É ESPECÍFICA À AQUISIÇÃO DO SABER CULTURALMENTE ORGANIZADO E ÀS ÁREAS DISTINTAS DO CONHECIMENTO.
7
ESCOLA E FAMÍLIA TÊM AS SUAS ESPECIFICIDADES E AS SUAS COMPLEMENTARIEDADES. EMBORA NÃO SE POSSA SUPÔ-LAS COMO INSTITUIÇÕES COMPLETAMENTE INDEPENDENTES, NÃO SE PODE PERDER DE VISTA AS SUAS FRONTEIRAS INSTITUCIONAIS, OU SEJA, O DOMÍNIO DO OBJECTO QUE AS SUSTENTA COMO INSTITUIÇÕES. OBJECTIVOS DISTINTOS MAS QUE SE INTERPENETRAM COMPARTILHAM A TAREFA DE PREPARAR AS CRIANÇAS E JOVENS PARA A INSERÇÃO CRÍTICA, PARTICIPATIVA E PRODUCTIVA NA SOCIEDADE
8
CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM
PRÁTICAS EDUCATIVAS CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM ATINGIR RESULTADOS CONCRETOS DEMOCRÁTICO AUTORITATIVO ORIENTADOR FLEXÍVEL ESTIMULANTE AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR NEGLIGENTE AUSENTE LAISSEZ-FAIRE PERMISSIVO POUCO ESTRUTURADO SUPER-PROTECTOR
9
A ÁRVORE DA EDUCAÇÃO
10
A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A NOVA TECNOLOGIZAÇÃO
DESAFIOS CONJUNTOS PARA A ESCOLA E FAMÍLIA
11
A CONSIDERAÇÃO FINAL EM QUE ESPELHA A UNIÃO DE ESFORÇOS PARA UMA BOA PROSSECUÇÃO DOS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO UM MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.