A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO
António Ramos Psicologia e Neuropsicologia Clínica Neurocomp Sobral de Monte Agraço

2 PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
« QUANDO EU ERA PEQUENO... E MERGULHO FUNDO NA MINHA INFÂNCIA. A INFÂNCIA ESSE GRANDE TERRITÓRIO DE ONDE TODOS SAÍMOS! POIS DONDE SOU EU? SOU DA MINHA INFÂNCIA. SOU DA MINHA INFÂNCIA COMO SE É DE UM PAÍS...» (SAINT_EXUPÉRY, 1957)‏ PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A FAMÍLIA A ESCOLA

3 FAMÍLIA TORNAR-SE FAMÍLIA É UM DOS PROCESSOS DE MUDANÇA MAIS SIGNIFICATIVOS DA VIDA HUMANA (BRAZELTON, 2001)‏ EDUCAR “EDUCAR É VIABILIZAR E PROMOVER A COERÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E CIRCUNSTÂNCIA” (GOMES PEDRO, 2004)‏ PESSOA; GENOMA, EMOÇÕES SENTIMENTOS,: EXPECTATIVAS PERTENÇA... ESPAÇO; TEMPO; CULTURA AMBIENTE; A VIDA...

4 O DUPLO SENTIDO DA RESPONSBILIZAÇÃO

5 FAMÍLIA E EDUCAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À FAMÍLIA, “ UM DOS SEUS PAPÉIS PRINCIPAIS É A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, ISTO É, A SUA INCLUSÃO NO MUNDO CULTURAL MEDIANTE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DOS SÍMBOLOS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO GRUPO, ENGLOBANDO A EDUCAÇÃO EM GERAL E PARTE DA FORMAL, EM COLABORAÇÃO COM A ESCOLA” (POLONIA&DESSEN, 2005)‏

6 A ESCOLA A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO QUE TEM COMO FUNÇÃO A SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO, OU SEJA, DO CONHECIMENTO ELABORADO E DA CULTURA ERUDITA. DE ACORDO OM SAVIANI (2005), A ESCOLA RELACIONA-SE COM A CIÊNCIA E NÃO COM O SENSO COMUM, E EXISTE PARA PROPORCIONAR A AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITAM O ACESSO AO SABER ELABORADO (CIÊNCIA) E AOS RUDIMENTOS (BASES) DESSE SABER. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARAO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO É ESPECÍFICA À AQUISIÇÃO DO SABER CULTURALMENTE ORGANIZADO E ÀS ÁREAS DISTINTAS DO CONHECIMENTO.

7 ESCOLA E FAMÍLIA TÊM AS SUAS ESPECIFICIDADES E AS SUAS COMPLEMENTARIEDADES. EMBORA NÃO SE POSSA SUPÔ-LAS COMO INSTITUIÇÕES COMPLETAMENTE INDEPENDENTES, NÃO SE PODE PERDER DE VISTA AS SUAS FRONTEIRAS INSTITUCIONAIS, OU SEJA, O DOMÍNIO DO OBJECTO QUE AS SUSTENTA COMO INSTITUIÇÕES. OBJECTIVOS DISTINTOS MAS QUE SE INTERPENETRAM COMPARTILHAM A TAREFA DE PREPARAR AS CRIANÇAS E JOVENS PARA A INSERÇÃO CRÍTICA, PARTICIPATIVA E PRODUCTIVA NA SOCIEDADE

8 CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM
PRÁTICAS EDUCATIVAS CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM ATINGIR RESULTADOS CONCRETOS DEMOCRÁTICO AUTORITATIVO ORIENTADOR FLEXÍVEL ESTIMULANTE AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR NEGLIGENTE AUSENTE LAISSEZ-FAIRE PERMISSIVO POUCO ESTRUTURADO SUPER-PROTECTOR

9 A ÁRVORE DA EDUCAÇÃO

10 A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A NOVA TECNOLOGIZAÇÃO
DESAFIOS CONJUNTOS PARA A ESCOLA E FAMÍLIA

11 A CONSIDERAÇÃO FINAL EM QUE ESPELHA A UNIÃO DE ESFORÇOS PARA UMA BOA PROSSECUÇÃO DOS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO UM MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO


Carregar ppt "A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google