A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BORDAGEM S ISTÊMICA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas Profa. Lillian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BORDAGEM S ISTÊMICA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas Profa. Lillian."— Transcrição da apresentação:

1 A BORDAGEM S ISTÊMICA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas Profa. Lillian Alvares

2 A BORDAGEM S ISTÊMICA A maioria das situações reais são constituídas de partes interconectadas e, muitas vezes, indissociáveis.

3 A BORDAGEM S ISTÊMICA A relação entre elas e a observação do comportamento global resultante revelam mais informações do que a análise das partes em si.

4 A BORDAGEM S ISTÊMICA A abordagem sistêmica proporciona maiores chances de entendimento das questões do mundo real.

5 A BORDAGEM S ISTÊMICA A abordagem sistêmica considera as organizações como sistemas abertos, portanto, sob a influência do meio externo o que de fato é.

6 A BORDAGEM S ISTÊMICA Os procedimentos realizados em laboratórios podem não ser representativos em revelar explicações para o comportamento de problemas no cotidiano......sobretudo as condições que cercam os problemas de natureza social

7 P ASSO - A - PASSO PARA A ABORDAGEM SISTÊMICA

8 P RIMEIRO P ASSO Dividir o problema em problemas menores ou Dividir o sistema em sistemas menores 8

9 S EGUNDO P ASSO Identificar todas as partes do sistema ou Identificar todas as partes do problema 9

10 T ERCEIRO P ASSO Observar os detalhes de cada parte ou Observar o nível de abstração e as interfaces dos subsistemas 10

11 Q UARTO P ASSO Olhar para o todo (visão holística) 11

12 M ÚLTIPLAS P ERSPECTIVAS AO ANALISAR UMA SITUAÇÃO

13 M ÚLTIPLAS P ERSPECTIVAS A caracterização de um problema pode ser feita com base em três perspectivas: Técnica Organizacional Pessoal

14 T ÉCNICA Corresponde ao ponto de vista daqueles que propõem soluções, fortemente calcados em informações técnicas.

15 O RGANIZACIONAL Diz respeito ao interesse da instituição.

16 P ESSOAL Trata dos interesses e necessidades individuais no processo de tomada de decisão.

17 M ÚLTIPLAS P ERSPECTIVAS É fundamental que as três perspectivas sejam integradas em análises de processo de decisão.

18 M ÚLTIPLAS P ERSPECTIVAS Cada perspectiva representa um determinado conjunto de atores e seus interesses respectivos.

19 M ÚLTIPLAS P ERSPECTIVAS A perspectiva técnica tende a predominar nas primeiras fases, cedendo o espaço para as perspectivas organizacional e pessoal nas fases posteriores de ação.


Carregar ppt "A BORDAGEM S ISTÊMICA Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas Profa. Lillian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google