A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - M. Weber: Educação e Burocracia; - John Dewey: Educação e Vida

4 Referência Bibliográfica: CARVALHO, Alonso Bezerra de. Max Weber: Modernidade, Ciência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, p

5 Max Weber Alemão: (Maximillian Carl Emil Weber)

6 Preocupou-se em compreender as ações e os valores do homem moderno Buscou o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino; Qual o papel do professor moderno?

7 OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO: proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive à reflexão; CONTEÚDO METODOLOGIA Ênfase à metodologia e a ética docente não partidária com ênfase à reflexão estudos distinguia as Ciências Naturais das Ciências Sociais;

8 Weber apontou que a tarefa do professor é a de servir os alunos apenas com o conhecimento e experiências e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.

9 A educação deve introduzir o espaço de libertação, rompendo com o determinismo inerente a qualquer situação objetiva. Max Weber

10 John Dewey Filósofo e pedagogo norte- americano

11 ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;

12 Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;

13 O s interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem; Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;

14 CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: - o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; -alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; - aprendizagem coletiva Produção do conhecimento

15


Carregar ppt "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google