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A) Justificativa. a) Justificativa b) OBJETIVO O Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria tem por objetivo o desenvolvimento.

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2 a) Justificativa

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6 b) OBJETIVO O Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria tem por objetivo o desenvolvimento de competências na elaboração e execução de projetos da área, por meio da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a construção e manutenção de ferramentas, dispositivos, estampos, moldes e modelos para termoplásticos, fundidos e forjados.

7 II - REQUISITOS DE ACESSO
A inscrição e a matrícula no Curso de Aprendizagem Industrial - Especialização estão abertas a : concluintes do Curso de Aprendizagem Industrial, no segmento da metalmecânica (Ajustador Mecânico, Mecânico Geral, Operador de Máquinas-Ferramenta e Mecânico de Usinagem), preferencialmente empregados; candidatos, preferencialmente empregados, com experiência profissional no segmento industrial da metalmecânica, que comprovem as competências consideradas pré-requisitos do curso

8 III - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O itinerário de formação do Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria abrange os seguintes perfis profissionais identificáveis no mercado de trabalho: Ferramenteiro de Dispositivos Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos Ferramenteiro de Moldes para Fundição

9 Perfil do Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos
Constrói e repara, em oficinas de construção e de manutenção específicas, moldes para termoplásticos Planeja e define a seqüência dos processos de montagem e construção de moldes Constrói moldes de sopro, de injeção e de extrusão. Desenvolve, sob coordenação, projetos de construção de moldes para termoplásticos Testa moldes e elementos construtivos Recupera moldes desgastados e Faz controle dimensional de moldes para termoplásticos Faz controle dimensional de moldes para termoplásticos Demonstra competências pessoais necessárias ao desempenho das funções, referentes a habilidades mentais e sensório-motoras, qualidades pessoais e de comunicação, e competências sociais .

10 Quadro da Organização Curricular

11 Itinerário de Formação

12 PROJETO SENAI -DN / MTE - CBO 2000
OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS APLICANDO A METODOLOGIA DACUM

13 Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências
DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS APLICANDO A METODOLOGIA DACUM

14 Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências

15 Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências

16 PROJETO PILOTO - FERRAMENTARIA
Caracterização da Necessidade Atendimento as demandas atuais e futuras das empresas industriais do Estado de São Paulo relativas aos profissionais da família dos Ferramenteiros e Modeladores de Metais, conforme dados de estudo de demanda, para os próximos cinco anos, efetuado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em função da tendência atual de crescimento sustentado da economia e da expansão do nível de emprego, formulamos com base na pesquisa do MTE, algumas projeções para os próximos cinco anos , prevê-se a expansão entre a novos postos de trabalho Ampliação do atendimento a um significativo contingente de jovens na faixa de 14 a 18 anos, proporcionando-lhes a oportunidade de obtenção de uma qualificação de nível básico mais especializada.

17 FAMÍLIA OCUPACIONAL : FERRAMENTEIROS E AFINS
COMPOSIÇÃO PRELIMINAR DA ESTRUTURA DO PROGRAMA FORMATIVO BASEADO EM COMPETÊNCIAS FAMÍLIA OCUPACIONAL : FERRAMENTEIROS E AFINS MÓDULO BÁSICO I GAC -A- PLANEJAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO GAC -G- EXECUTAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA GAC -H- FAZER CONTROLE DIMENCIONAL GAC -I-TRABALHAR COM SEGURANÇA GAC -J- DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS MÓDULO ESPECÍFICO 1 GAC -B- CONSTRUIR FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS GAC -C- DESENVOLVER FERRAMENTAS PARA MÁQUINAS FERRAMENTEIRO DE DISPOSITIVOS MÓDULO ESPECÍFICO 2 GAC -D- CONSTRUIR ESTAMPOS DE CORTE, DOBRA, REPUXOE CORTE FINO FERRAMENTEIRO DE CORTE , DOBRA E REPUXO MÓDULO ESPECÍFICO 3 GAC -E- CONSTRUIR MOLDES DE INJEÇÃO, SOPRO E EXTRUSÃO FERRAMENTEIRO DE MOLDES PARA TERMOPLÁSTICOS MÓDULO ESPECÍFICO 4 GAC -F- CONSTRUIR MODELOS E MOLDES METÁLICOS PARA FUNDIÇÃO -DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS FERRAMENTEIRO DE MODELAÇÃO DE METAIS FERRAMENTEIRO

18 O Novo enfoque - O que se espera?
AS BASES PARA A OBTENÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DEFININDO O PERFIL PROFISSIONAL O PAPEL DE COORDENADOR DE APRENDIZAGEM O NOVO PAPEL DA EQUIPE DOCENTE O NOVO PAPEL DO ALUNO

19 A grande pergunta - O que mudou?
OS PAPÉIS DA EQUIPE ESCOLAR A EQUIPE DOCENTE DEVE SELECIONAR E APLICAR METODOLOGIAS ADEQUADAS A CONSTRUÇÃO DAS RESPECTIVAS COMPETÊNCIAS: PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS, ATIVIDADES DE PESQUISA, PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, DESENVOLVIMENTO DE WORKSHOPs, DEBATES DE TEMAS, ATIVIDADES PRÁTICAS DO MUNDO DO TRABALHO, ATIVIDADES EM LABORATÓRIOS, PROMOVE PESQUISA DE TEMAS E CONTEÚDOS APLICADOS, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS.

20 A grande pergunta - O que mudou?
O ALUNO PASSA A SER RESPONSÁVEL DIRETO PELA CONSTRUÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS: O ALUNO FAZ PARTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, QUESTIONA, ACESSA E PESQUISA NOVOS CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES, DESCOBRE CAMINHOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EXERCITA A CRIATIVIDADE, EFETUA SUA AUTO-AVALIAÇÃO, MONITORA SEU NÍVEL DE DESEMPENHO, BUSCA ALTERNATIVAS DE MELHORIA, AGREGA NOVAS CONTRIBUIÇÕES ÀS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM, LIDERA GRUPOS DE TRABALHO, DESENVOLVE E DEBATE TEMAS ATUAIS, ORGANIZA E APRESENTA WORKSHOPS, PARTICIPA EM OFICINAS, APRENDE A APRENDER.

21 CONSULTORIA CANADENSE
Avaliação da Implementação e Desenvolvimento do Programa Baseados em Competências CONSULTORIA CANADENSE Consultor - Larry Coffin / Capra- CVA Resultados da Avaliação Externa – Dez-01 Relatório com apreciação muito positiva sobre o trabalho realizado pela equipe técnica do projeto. Foram apresentadas pelo consultor indicações para melhorias e otimização dos materiais produzidos. Indicações sobre a necessidade de ampliação das ações de capacitação Metodológica para dos docentes/instrutores. Indicações metodológicas para a Sistemática de Avaliação e construção de instrumentos práticos de avaliação.

22 PROJETO SENAI -DN / MTE - CBO 2000
PROJETO PILOTO - FERRAMENTARIA DITEC GERÊNCIAS REGIONAIS GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO UNIDADES DE FORMAÇÃO GRUPO TÉCNICO JOSÉ ROBERTO PARISI - GR-3 MARGARIDA MARIA S. FERRARI - GED MARCOS JOSÉ DE MORAIS SILVA - NPI PAULO MARTINS DE SOUZA - GR-4

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26 Escola SENAI Mario Amato

27 Escola SENAI Mario Amato Centro Tecnológico em Cerâmica, Plásticos e Química Faculdade de Tecnologia Ambiental Qualidade em Educação - ISO 9001

28 Cursos Regulares da Escola
Aprendizagem: - Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos - Especialização Técnico: - Cerâmica - Plásticos - Química Técnico in company Superior: Tecnologia Ambiental

29 Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos
Duração: 800 horas 2 semestres Manhã ou tarde Requisitos: - Idade inferior 18 anos na data da matrícula; - Oriundo da área da Mecânica de Usinagem.

30 - Turmas fechadas para empresas
Cursos Técnicos Cerâmica: - regular h (4 sem.) - intensivo h (2 sem.) Química: - regular h (4 sem.) Plásticos: In Company: - Turmas fechadas para empresas

31 Duração: Foco: Curso Superior Faculdade de Tecnologia Ambiental
8 semestres - período noturno Foco: Gestão Ambiental nos Processos Industriais visando o desenvolvimento sustentável

32 Programas de Treinamento
Turmas abertas pela manhã, tarde, noite e aos sábados. Programas in company. Programas desenvolvidos para atender demandas específicas de empresas.

33 Programas de Treinamento
Plásticos: - Power Shape - Power Mill - Projeto de Moldes para Plásticos - Preparador e Regulador de Máquinas Injetoras - Segurança para Operador de Máquina Injetora - Reciclagem de Plásticos - Preparador e Regulador de Maquinas Extrusoras - Introdução aos Materiais Plásticos - Noções Básicas para Extrusoras de Filme - Troca Rápida - “Set-up”

34 Prototipagem Rápida (FDM 3000)

35 Tecnologia de Engenharia Reversa - Método de Digitalização a Laser e Modelamento Matemático

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56 Fim

57 Escola SENAI Mario Amato Centro Tecnológico em Cerâmica, Plásticos e Química Faculdade de Tecnologia Ambiental Qualidade em Educação - ISO fone:


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