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Emoções e Afetos no Trabalho

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Apresentação em tema: "Emoções e Afetos no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Emoções e Afetos no Trabalho
Referência: Gondim, S. M. G e Siqueira, M. M. M. Emoções e Afetos no Trabalho. Em J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade e A. V. B. Bastos (Eds.), Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed (prelo).

2 Objetivos & Conteúdo O aluno deverá ser capaz de: Caracterizar emoção, afeto, sentimento, humor e temperamento e suas inter-relações; Analisar os aspectos mais significativos das relações entre cognição e emoção e razão e emoção; Discorrer sobre as 3 principais abordagens da afetividade no trabalho; Identificar possibilidades de aplicação do conhecimento sobre emoções, na atuação profissional. Emoções e afetos: delimitações conceituais e perspectivas teóricas Razão e emoção no contextos das organizações formais de trabalho Afetividade no contexto de trabalho

3 Por que emoções e afetos são importantes?
Expressar e informar estados internos Identificar o perigo Emoções e Afetos Orientar ações em relação a si e aos outros e ao ambiente Comunicar o impacto verbal, não verbal e comportamental Funções: Sobrevivência da espécie; Construção histórica; Aprendizagem e ajustamento social; Expressão da subjetividade e da individualidade.

4 Emoções e Afetos Nas organizações:
Avanço do estudo do Comportamento Organizacional ampliou o espaço do Afeto e Emoções no Trabalho Ambiente externo influencia as emoções, o humor e a afeto do trabalhador, o que pode facilitar ou dificultar o desenvolvimento de um clima propício ao bem estar no trabalho. Emoções negativas não necessariamente devem ser reprimidas Introdução de normas que estimulam a solidariedade, empatia, sentimentos de pertencimento – Promoção do Grupo Social

5 Emoções e Afetos X Delimitações Conceituais:
Sentimentos Percepção da prontidão para a ação do organismo – desencadeadas pelas sensações fisiológicas São desencadeados pela interpretação cognitiva da situação – já registrada na memória Alguns autores: Sentimentos; Reações fisiológicas; Cognição; Expressão motora. Componentes básicos da Emoção

6 Emoções e Afetos Delimitações Conceituais: Para Damásio:
Emoções são alterações corporais; Sentimentos são processos cognitivos acompanhados de experiência. Para Gray e Watson: Duração Objeto Estado Emoção segundos focado breve Afeto Humor minutos/dias difuso longo Temperamento Meses/anos Cf. contexto duradouro

7 Sintetizando: Relacionadas a alterações fisiológicas e corporais;
Manifestações de um estado afetivo individual; Persistentes no tempo; Características subjetivas de cada pessoa. TEMPERAMENTO Relacionados a um estado afetivo duradouro, mas não ligados a um objeto específico; HUMOR Relacionados a interpretações subjetivas de cada situação; SENTIMENTOS Relacionados aos sentimentos, humores e temperamentos; Relacionados também aos aspectos cognitivos; AFETOS Relacionadas a alterações fisiológicas e corporais; EMOÇÕES

8 Emoções e Afetos Muitas perspectivas teóricas!
Principais focos de discordância: Qual a função que a emoção cumpre na vida humana? Função biológica X Função psicológica Compreensão de como se dá o processo emocional. Qual o nível de consciência na resposta emocional?

9 Emoções e Afetos Perspectivas Teóricas: Abordagem Teórica
Foco de Análise da Emoção Filosófica Sentido da vida Fisiológica Funções no processo evolutivo Fenomenológica Experiência consciente Comportamental Estímulos externos que eliciam emoções Cognitiva Avaliação subjetiva da emoção Clínica Distúrbios da emoção Social Expressões verbais, gestuais, faciais...

10 Relação entre Cognição e Emoção
A emoção exerce poder sobre a cognição ou é controlada pela cognição? Cognição - pensar Cognitivistas Interdependência Conação - querer Afeto - sentir Afeto Psicanalistas Pulsão ou energia psíquica Representação Processos não conscientes que permitem a expressão psicopatológica de estados emocionais e afetivos no plano consciente.

11 Relação entre Cognição e Emoção Sentimentos Inconscientes
A Abordagem Psicanalítica Não desencadeia a Neurose Desencadeia a Neurose – Angústia FRACA Associação: Afeto e Representação FORTE Associação: Afeto e Representação Afeto Representação Imagem/palavra Sentimentos Inconscientes

12 Relação entre Cognição e Emoção
A Abordagem dos Neurofisiologistas Córtex Sensorial (cognição) Estímulo Emocional Tálamo Sensorial Amídala Cerebral (emoção) RESPOSTA EMOCIONAL

13 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Estudos do comportamento humano nas organizações – Base Cognitiva Processamento de Informação; Expectativas; Em detrimento das Emoções, Afetos e Sentimentos Tomada de Decisão; Pensamento; Resolução de Problemas. Harwthorme Instituto Tavistock Interdependência entre Emoção e Razão Foco = Eficiência + Eficácia = Efetividade Organizacional Qualidade Humana no Trabalho Justificativa de estudo: Somente no plano da consciência e das interações sociais é que as emoções adquirem significado.

14 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Aspectos a serem lembrados: Dificuldade de pesquisar um fenômeno subjetivo; Abordagem racional das organizações. São adaptações bem projetadas, passiveis de auto e hetero gerenciamento; Atuam em harmonia com o intelecto; Indispensáveis ao funcionamento da mente. Desorganizavam o pensamento e as ações planejadas, Colocavam em risco a racionalidade organizacional Agora EMOÇÕES Antes

15 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Ainda dentro do contexto organizacional: Para Finemam Emoções que perturbam a racionalidade (1) Emoções úteis à racionalidade (2) Emoções e razão entrelaçadas (3) As pessoas agem com base no que percebem; Conceito de racionalidade limitada, decisões alternativas com o uso de heurísticas e intuições; Mito da racionalidade – não existe fronteira entre razão e emoção

16 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Polaridade entre Razão e Emoção em Organizações Interações, Redes, Apoio e Pessoalidade Papel Profissional, Hierarquia, Diretividade e Impessoalidade Foco Inter-Pessoal Pessoa, Afeto e Motivação Papel Profissional, Cognição e Obediência Foco Intra-Pessoal Processo, Qualidade e Espontaneidade Resultado, Qualidade e Controle Foco no Meio/Fim Psicossocial Técnico Foco no Sistema Emoção (Plano Subjetivo) Razão (Plano Objetivo) DOMÍNIO

17 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Manifestações afetivas no trabalho: Mendonça (2003) Avaliação da orientação dos valores individuais + a percepção de justiça organizacional e percepção de julgamento da retaliação influenciam a atitude de Retaliação AFETIVO Injustiça provocaria ressentimento, sentimento de indignação com a organização CONATIVO Tendência consciente de retaliar, reparar a injustiça percebida Percepção e julgamento da retaliação contribuem para a atitude de retaliação

18 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Agressividade no trabalho – Esforço do indivíduo para fazer mal ou causar dano a outra pessoa ou à organização: Expressão de hostilidade; Obstrução concretizada; Agressão aberta. Percepção de justica no trabalho e diversidade da força de trabalho Fatores Sociais Características Pessoais Estados internos de Humor Avaliação Cognitiva Fatores Situacionais Resposta Agressiva Personalidade tipo A – baixa capacidade de gerenciar as próprias emoções, distorções atribuicionais Resposta não Agressiva Introdução de novas tecnologias e ambiente físico de trabalho

19 Razão e Emoção nos Contextos de Trabalho
Afetividade no contexto de trabalho – Processos subjetivos de estabelecimento de vínculos com pessoas, objetos físicos ou sociais, manifestações de emoções e sentimentos. Três perspectivas teóricas: Traços afetivo-emocionais; Atitudes; Estados afetivo-emocionais. Traços Afetivo-emocionais Atitudes Estados Afetivo-emocionais Personalidade e Inteligência Emocional Crenças, Afetos e Tendência a ação Sentimentos Positivos e Negativos Teoria dos 5 grandes fatores; Habilidades da Inteligência Emocional. Satisfação no trabalho; Envolvimento no trabalho; Comprometimento organizacional. Estado de ânimo; Auto-estima; Satisfação com a vida.

20 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Condições Ambientais – Conjunto de variáveis do ambiente Físicas; Temporais; Situacionais. Condições de contexto que produzem ou alteram a afetividade: Eventos estressores; Líderes, características de grupos; Ambiente físico; Sistema de recompensas; Punições organizacionais Não são excludentes

21 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Visão anterior à década de 80: Produtividade, desempenho Rotatividade, falhas e absenteísmo Condições de Trabalho Visão Mecanicista Reorganização do campo de estudo: Priorizar as influências do ambiente sobre o bem estar do indivíduo/ trabalhador; Priorizar as influências do ambiente sobre a saúde do indivíduo/ trabalhador – Individual e Social.

22 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Reformulação do conceito de bem estar (Ryff e Keys, 1995): Auto-aceitação – Aspecto central da saúde mental; Relacionamento positivo com outras pessoas; Autonomia; Domínio do ambiente; Propósito de vida; Crescimento pessoal. Literatura sobre: Condições de Trabalho X Afetividade do Trabalhador Emergência de dois temas de muito interesse e estudos: Estresse ocupacional; Síndrome de burnout.

23 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Estresse Ocupacional – Resultante de um complexo conjunto de fenômenos; Reação tencional diante de agentes agressores: intrínsecos ao trabalho, papel na organização, relacionamento no trabalho, carreira, estrutura e clima organizacionais, interface lar-trabalho Síndrome de Burnout – Resposta prolongada a agentes estressores; Exaustão – estresse individual; Cinismo – contexto interpessoal; Ineficácia – dimensão de auto-avaliação. Causas de Ocorrência: Características da tarefa; Categorias ocupacionais; Características organizacionais.

24 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Emoções e afetos no trabalho – Como intervir? Raiva Agressividade Retaliação Relacionadas a: Percepção de Injustiça e Conflitos Interpessoais Insegurança – Relacionada a incertezas e transformações Importância da média gerência: interage com os executivos e com os trabalhadores Auto gerenciamento Atuação do Gerente Hetero gerenciamento

25 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Auto gerenciamento Reavaliação cognitiva da situação geradora de afeto negativo; Aumento do uso de humor, para lidar com condições desfavoráveis; Aumento da resiliência emocional, via treinamento de auto-eficácia Partir da premissa de que existem emoções funcionais e disfuncionais Hetero gerenciamento Identificar fatores desencadeadores: Relativos a: pressão por conformidade, diversidades / desigualdades e mudanças / inseguranças

26 Condições de trabalho e suas repercussões sobre a afetividade
Síntese de uma atuação que pode contribuir para o bem estar emocional dos trabalhadores Identificação de fatores de contexto que colocam este bem estar em risco; Sensibilização da alta direção sobre transparência em processos de mudança; Treinamento de gerentes e empregados em auto e hetero gerenciamento emocional e sobre fatores de risco; Criação de espaços institucionais para canalização de emoções negativas; Gerenciamento do uso do “trabalho emocional” ou do trabalho que artificializa a manifestação de sentimentos e emoções.

27 Outra vez, os objetivos desta Unidade ...
O aluno deve ser capaz de: Caracterizar emoção, afeto, sentimento, humor e temperamento e suas inter-relações; Analisar os aspectos mais significativos das relações entre cognição e emoção e razão e emoção; Discorrer sobre as 3 principais abordagens da afetividade no trabalho; Identificar possibilidades de aplicação do conhecimento sobre emoções, na atuação profissional.


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