A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane."— Transcrição da apresentação:

1 PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane Mercia e Valber Teixeira Data: 08/08/2012

2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS

3 Vygotsky ( ), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos. Vygotsky ( ), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos.

4 VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos são construtivistas, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Ambos são construtivistas, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Vygotsky sócio-interacionista: destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Vygotsky sócio-interacionista: destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Piaget interacionista: Dá valor a interação do homem sem a devida importância à situação social e ao meio. Piaget interacionista: Dá valor a interação do homem sem a devida importância à situação social e ao meio.

5 Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência física e mental. Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência física e mental.

6 FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO HUMANO Cérebro: base biológica-limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Funções Psicológicas Superiores (linguagem, memória), construídas ao longo da história social do homem. As FPS. referem-se: processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais e dependem de processos de aprendizagem.

7 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Zona de desenvolvimento proximal: distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas; ou seja, distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. Zona de desenvolvimento proximal: distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoas; ou seja, distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. Zona de desenvolvimento Potencial: a capacidade de aprender com outra pessoa. Zona de desenvolvimento Potencial: a capacidade de aprender com outra pessoa. Zona de desenvolvimento real: já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria. Zona de desenvolvimento real: já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria.

8 É possível compreender o computador e a internet como instrumentos culturais de aprendizagem? Como instrumento informático o computador é um operador simbólico, pois seu próprio funcionamento depende de símbolos. VIGOTSKY não relaciona a tecnologia com as mídias digitais, porém, em suas obra apresenta o conceito de tecnologia a partir da critica aos jogos interativos simbólicos de Piaget. Tema para discussão

9 Tema para discursão Instrumentalização: Os computadores poderiam ser considerados como mediador? Mediador simbólicos?

10 REFERÊNCIAS VYGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, Luria. Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, VYGOTSKY, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, VYGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, VYGOTSKY, Luria. Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, VYGOTSKY, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, k - 10k


Carregar ppt "PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação. Educadora: Bárbara Coelho. Alunos: Daniela Bulcão, Erick Farias, Isabela Araújo, Rosieane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google