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MODELO DE NEGÓCIOS - CANVAS. Suas necessidades precisam e justificam uma oferta distintaSão alcançados por diferentes canais de distribuiçãoPrecisam de.

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1 MODELO DE NEGÓCIOS - CANVAS

2 Suas necessidades precisam e justificam uma oferta distintaSão alcançados por diferentes canais de distribuiçãoPrecisam de diferentes tipos de relacionamentoPossuem uma grande diferença de lucroEstão dispostos a pagar por diferentes aspectos da oferta Segmentos de Clientes Diferenças entre segmentos de clientes As empresas agrupam os clientes em segmentos com necessidades, costumes ou outro atributo em comum, de forma que possam melhor entender, alcançar e servir esses clientes.

3 Esse bloco visa agrupar os clientes em segmentos com necessidades, costumes ou outro atributos em comum. Cada segmento tem uma proposta de valor, canal e relacionamento diferente. Para quem está se criando valor? Quem são nossos mais importantes clientes? Esses clientes possuem necessidades em comum? Esses clientes são atingidos da mesma maneira? Segmentos de Clientes PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS

4 s NovidadePerformanceCustomização Fazer o serviço DesignPreço Marca/Status Redução de custo Redução de risco Acessibilidade Conveniência /Usabilidade Alguns elementos que podem agregar valor Proposta de Valor A proposta de valor consiste de uma cesta de produtos e/ou serviços que a empresa oferece de forma a criar valor para um segmento de clientes específico.

5 Esse bloco visa descrever quais são os valores que os produtos e serviços da empresa oferecem para cada segmento de cliente específico. Que valor é entregue ao cliente? Que problemas dos clientes estamos ajudando a solucionar? Que necessidades dos clientes estamos satisfazendo? Que cesta de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de cliente? PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Proposta de Valor

6 Dar visibilidade aos produtos e serviços da empresa Ajudar os clientes a analisar a proposta de valor da empresa Permitir aos clientes comprar produtos e serviços específicos Entregar a proposta de valor aos consumidores Tipos de Canais Próprio Direto Força de Vendas Vendas na Internet Indireto Lojas Próprias Parceiro Lojas de Parceiros Atacado Canais Os canais podem ser de comunicação, distribuição e venda. Eles são a interface com os clientes e possuem diversas funções e tipos. Funções dos Canais

7 Canais Esse bloco visa descrever como a empresa comunica e entrega a seus segmentos de clientes a proposta de valor. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Por quais canais seus segmentos de clientes querem ser atingidos? Como são atingidos agora? Como nossos canais se integram? Quais possuem melhor custo-benefício? Como são integrados a rotina do clientes?

8 Assistência pessoalAssistência pessoal dedicadaAuto-serviçoServiço automatizadoComunidadesCo-criação Categorias de Relacionamento Relacionamento com o Cliente O relacionamento com o cliente é como a empresa interage com um segmento de cliente. Uma empresa precisa definir que tipo de relacionamento ela quer estabelecer. Captura de clientes Retenção de clientes Incremento de vendas Fortalecimento da marca Motivações

9 Esse bloco visa descrever o tipo de relacionamento que a empresa estabelece com cada segmento de clientes para entregar sua proposta de valor. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Que tipo de relacionamento cada segmento de clientes espera ser estabelecido e mantido com eles? Quais tipos de relacionamento tem sido estabelecidos? Quais os custos desses relacionamentos? Como eles estão integrados com o modelo de negócios? Relacionamento com o Cliente

10 Receita de transação resultado de um único pagamento do cliente Receita de transação de pagamento contínuo ou suporte pós-compra Venda de ativo Taxa de utilização Taxa de assinatura Aluguel Licença Taxa de corretagem Publicidade Formas de Receita Fluxo de Receitas O fluxo de receitas representa as formas pelas quais a empresa gera receita de cada segmento de clientes e seus valores. Tipos de Receita

11 Esse bloco visa representar as formas que a empresa gera receita e o dinheiro gerado por cada segmento de clientes, permitindo um bom entendimento de cada segmento de cliente e do valor que ele representa para a empresa. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Por qual valor os clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles atualmente pagam? Como eles estão pagando atualmente? Quanto cada fluxo de receitas contribuem para a receita total? Fluxo de Receitas

12 FísicoIntelectualHumanoFinanceiro Categorias de Recursos Recursos Chave Os recursos chave permitem que uma empresa crie e ofereça a proposta de valor, mantenha relacionamento com segmentos de clientes e ganhe receita. São os recursos importantes para o funcionamento do modelo de negócios.

13 Esse bloco visa descrever os ativos mais importantes para fazer o modelo de negócios funcionar. Caso a empresa não tenha tais recursos, ela precisará de parceiros chave. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais recursos chave a proposta de valor precisa? E para o canal de distribuição? E para o relacionamento com o cliente? E para o fluxo de receitas? Recursos Chave

14 Produção Solução de problemas Plataforma/rede Categorias de Atividades Chaves Atividades Chave As atividades chave são as atividades essenciais para o que o modelo de negócios da empresa funcione corretamente.

15 Esse bloco visa descrever as atividades principais a serem feitas para que o modelo de negócio da empresa funcione. É importante que a empresa consiga fazer essas atividades internamente ou por parceiros, podendo terceirizar as demais. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais as atividades chave que a proposta de valor precisa? E os canais de distribuição? E o relacionamento com o cliente? E o fluxo de receitas? Atividades Chave

16 Alianças EstratégicasCoopetiçãoJoint VentureComprador-Fornecedor Parceiros Chave Tipos de parceirias Os parceiros chave são extremamente importante para as empresas, pois podem otimizar o seu modelo de negócios, reduzir riscos ou adquirir recursos.

17 Esse bloco visa descrever a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócios funcionar, se possível não deixar recursos e atividades chave com parceiros para não ficar dependente deles, ou ter redundâncias. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quem são os parceiros chave? Quem são nossos fornecedores chave? Quais recursos chave são adquiridos dos parceiros? Quais atividades chave os parceiros fazem? Parceiros Chave

18 Modelos de Negócios Baseado em Estrutura de Custos Baseado em custoBaseado em valor Características: Custos fixos Custos variáveis Economia de escala Economia de escopo Estrutura de Custos A estrutura de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de negócios. Criar e entregar valor, manter relacionamento com clientes e gerar receitas todos acarretam em custos.

19 Esse bloco visa descrever todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócios. Se possível, colocar valores para verificar a viabilidade ou melhora do modelo de negócios. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais são os principais custos inerentes ao modelo de negócios? Quais recursos chave são mais caros? Quais atividades chave são mais caras? Estrutura de Custos

20 Relacionamento com o Cliente Atividades Chave Segmentos de Clientes Proposta de Valor Canais de distribuição Fluxo de Receitas Estrutura de Custos Parceiros Chave Recursos Chave Os 9 blocos Canvas – 9 Blocos

21 Parceiros Chaves Atividades Chaves Recursos Chaves Estrutura de Custos Fluxo de Receitas Proposta de Valor Relacionamento com Clientes Segmentos de Clientes Canais

22 Referências: Livro: Business ModelGeneration Link:

23 Recomendação: iPadApp: Business Model Toolbox Link:

24 Obrigado e mãos à obra


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