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Marketing de Serviços Turísticos
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Aula Esquema Conceitual e as diferenças entre Marketing turístico e Marketing de produtos
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Objetivos: Ao final da aula os alunos deverão:
Compreender a diferença entre serviços e produtos; Diferenciar marketing de produtos de marketing de serviços; Compreender o que é o Marketing Turístico e suas particularidades.
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MARKETING O QUE É: Conjunto de atividades desempenhadas para obter e manter clientes. OBJETIVOS: Descobrir necessidades não atendidas ou mal atendidas Criar e ofertar valor aos clientes Gerenciar demanda
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(bens, serviços e idéias)
MARKETING – Conceitos Centrais Necessidades Desejos Demanda Produtos (bens, serviços e idéias) Valor (custo, satisfação) Troca e Transação Empresas e Cons. Potenciais Mercados Relacionamento e Redes
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Diferenças entre Produtos e Serviços
Tangibilidade Produzidos e consumidos posteriormente Padronizados e uniformes Estocáveis Protegidos por patentes Mais fácil estabelecer preços Unitário BENS/PRODUTOS Intangibilidade Produzidos e consumidos simultaneamente Menos Padronizados e uniformes (baseados em pessoas/equipamentos) Perecíveis (não estocáveis) Facilmente copiados Mais difícil estabelecer preços Diverso SERVIÇOS
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HIERARQUIA DE NECESSIDADES MASLOW
AUTO REALIZAÇÃO AUTO-ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS BENEFÍCIOS EMOCIONAIS x BENEFÍCIOS FUNCIONAIS
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PRODUTOS E SERVIÇOS Produtos e serviços são instrumentos de solução para os clientes; São aglomerados de satisfação de valor; Só tem sentido do ponto de vista do cliente.
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CONCEITO DE SERVIÇOS CONCEITO: um serviço é essencialmente intangível, não resultando na propriedade de nada. Serviços quase sempre acompanham os produtos como: garantias, manuais, assistências, atendimento ao consumidor, pós-venda, etc. Neste caso, o serviço agrega um valor ao produto e pode se tornar um diferencial do mesmo.
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CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS
Avaliação mais difícil para o cliente Ausência de estoques Importância do fator tempo Estrutura e natureza dos canais de distribuição
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PESSOAS PROCESSOS AMBIENTES PESSOAS: responsável pela interação.
PROCESSO: forma de acesso ao produto. Precisa ser simples porque a experiência vem através do processo. AMBIENTE: o lugar, o cheiro, o conforto.
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SERVIÇOS EM SI (Core Service) Ex: Banco SERVIÇOS SUPLEMENTARES CORE
HOME BANKING PAGAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS RECEPÇÃO INFORMAÇÕES ATENDIMENTO POR TELEFONE ACONSELHAMENTO CORE SERVICE SERVIÇOS EM SI (Core Service) Ex: Banco SERVIÇOS SUPLEMENTARES
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SERVIÇOS EM SI (Core Service) Ex. Hotel SERVIÇOS SUPLEMENTARES CORE
Lazer Soluções sob medida RECEPÇÃO Acomodações ATENDIMENTO Eventos e Convenções CORE SERVICE SERVIÇOS EM SI (Core Service) Ex. Hotel SERVIÇOS SUPLEMENTARES
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Produto Turístico Produto Turístico = Hospitalidade + Transportes + Atrações + Outros Serviços e Facilidades Destino Turístico = Soma dos diversos produtos + a experiência do visitante
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Produto Turístico Características do Produto Turístico:
Perecível e não estocável Dinâmico, interativo e participativo Composto por um conjunto de produtos e serviços oferecidos por diferentes empresas Impossibilidade de experimentar o produto antes da aquisição
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Produto Turístico Pode ser tangível (um presente) ou intangível (experiência turística) Momento de consumo é durante a experiência Os recursos e a infra-estrutura do destino não podem ser modificados rapidamente Restrições de capacidade Produção e consumo simultâneos
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Marketing para Turismo
Orientado para o consumidor; Desafio: conhecer o comportamento do consumidor; Dificuldade em avaliar a satisfação do cliente; Dificuldade em manter a qualidade; Impossibilidade de controle dos canais de distribuição(caso do destinos turísticos);
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Marketing para Turismo
Maior dificuldade em fidelizar o cliente; Dificuldade em preparar / manter ações promocionais; A questão da sazonalidade; Diversidade de cenários para gerenciamento;
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REFERÊNCIAS DA AULA: KOTLER, P. AMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro, Prantice – Hall do Brasil, 1995. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. São Paulo. Ed. Atlas, 3° edição, 2002. MIDDLETON, Victor T. C. Marketing Turístico: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, Campus, 2002.
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