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LOGISTICA EM FARMÁCIA MAGISTRAL

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Apresentação em tema: "LOGISTICA EM FARMÁCIA MAGISTRAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGISTICA EM FARMÁCIA MAGISTRAL
Júlio Fernandes Maia Neto

2 LOGÍSTICA – CONCEITO E FINALIDADE SISTEMA OPERACIONAL DE COMPRAS - VARIÁVEIS
RELACIONADAS COM AS AQUISIÇÕES Rotinas de compras Diligenciamento das ordens de compra Desenvolvimento de pesquisa sobre fornecedores Avaliação de fornecedores Leasing (se for o caso) RELACIONADAS COM O ARMAZENAMENTO Recebimento com controle qualitativo e quantitativo (quando possível) Estocagem – Boas práticas de estocagem Conservação e segurança – Fatores intrínsecos e extrínsecos  Conservação e segurança – Fatores intrínsecos e extrínsecos

3 LOGÍSTICA – CONCEITO E FINALIDADE SISTEMA OPERACIONAL DE COMPRAS - VARIÁVEIS
RELACIONADAS COM A MANUTENÇÃO Equipamentos (empilhadeiras, carrinhos, pallet’s) Fornecimento Alienação RELACIONADAS COM O CONTROLE Inventário físico periódico – parcial ou total Inventário financeiro, com análise dos Sistemas PEPS, UEPS e custo médio

4 LOGÍSTICA – CONCEITO E FINALIDADE SISTEMA OPERACIONAL DE COMPRAS - VARIÁVEIS
RELACIONADAS COM O PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES O que comprar Quanto comprar Quando comprar Como comprar Onde comprar PREVISÃO DOS ESTOQUES Quando estocar Tempo de esgotamento dos estoques Estoques de reserva / segurança Giro dos estoques ESTUDOS E ACOMPANHAMENTOS Variações sazonais Métodos matemáticos e estatísticos Análise de Curva ABC

5 LOGÍSTICA – CONCEITO E FINALIDADE SISTEMA OPERACIONAL DE COMPRAS - VARIÁVEIS
ATRIBUIÇÕES COMPLEMENTARES Uso da DCB Utilização das Normas Técnicas Referenciais de Preços Cadastramento dos itens Catalogação dos itens

6 LOGÍSTICA DE COMPRAS ENFOQUE BÁSICO - FATORES DE CUSTO DE TEMPO
QUALIDADE RAPIDEZ NOS PROCEDIMENTOS

7 LOGÍSTICA DE COMPRAS SISTEMATIZAÇÃO – ATIVIDADES RELACIONADAS COM:
Aquisição Follow-up (diligenciamento) Das matérias primas e demais produtos a serem adquiridos Leasing (arrendamento mercantil), se for o caso

8 LOGÍSTICA DE COMPRAS CADASTRO DE FORNECEDORES
Registros sistemáticos e atualizados sobre os fornecedores Habituais Eventuais Potenciais Cadastros organizados nos softwares por ordem alfabética, grupo, etc Todo referencial sobre compras, prazos, pontualidade, qualidade, preços, etc.

9 LOGÍSTICA DE COMPRAS NORMAS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Manutenção de informações técnicas Objetiva a aquisição, identificação, armazenamento, localização e fornecimento das relações de materias primas e demais produtos COMPETÊNCIA DO SETOR DE COMPRAS Obter matérias primas e demais produtos na quantidade e qualidade necessárias Menores custos de aquisição Obter melhor serviço de entrega Desenvolver bom relacionamento com o fornecedor Saber negociar os termos e condições de compra Desenvolver fornecedores potenciais

10 LOGÍSTICA DE COMPRAS PLANEJAMENTO Área física da Farmácia
Opções de compra (por que? quanto, o quê? como, quando) Indicadores de consumo Recursos Humanos e financeiros Variações sazonais Disponibilidade no mercado Incidentes ocasionais

11 LOGÍSTICA DE COMPRAS AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
Sourcing – Single ou Fonte Única Multi-sourcing ou Fonte Múltipla Fonte Simples FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA Habilidade técnica Capacidade de Produção Qualidade Confiabilidade Pós Venda Localização do Fornecedor Preço

12 LOGÍSTICA DE COMPRAS PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÃO Análise cadastral
Certificação de sistemas de qualidade Auditoria de qualidade, envolvendo: Tecnologia Processo Qualidade das matérias primas Qualificação da mão-de-obra Organização, suporte e controle de produção Qualidade do produto acabado Assistência técnica

13 LOGÍSTICA DE COMPRAS AVALIAÇÃO COMERCIAL AVALIAÇÃO TÉCNICA
Administrativa Jurídico-fiscal Mercadológica AVALIAÇÃO TÉCNICA Matéria-prima Garantia de qualidade Controle de qualidade Organização industrial Boas práticas de fabricação Boas práticas de armazenamento

14 LOGÍSTICA DE COMPRAS TERMINOLOGIAS COMERCIAIS
Preço FOB – Free on board Preço CIF – Cost Insurance Freight Preço FAZ – Free Along Side Ship (ao lado do veículo acostado) Preço C&F – Cost Freight (seguro pelo comprador, frete pelo comprador) Preço C&I – Cost Insurance (frete - comprador, seguro – fornecedor) Preço Ex-Works – Tudo pelo comprador Preço Delivered – Tudo pelo fornecedor

15 LOGÍSTICA DE COMPRAS ACOMPANHAMENTO DAS COMPRAS – FOLLOW-UP
Verificação periódica do andamento do pedido Informar para assegurar, a efetivação do planejamento e/ou reprogramação do mesmo OPERACIONALIZAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DO FOLLOW-UP Através do follow-up interno: Contatos periódicos com fornecedores Registro do andamento do processo de compra Utilização de instrumentos – Fone, Fax, Internet, Correios Pode-se aumentar a confiabilidade do sistema de compras

16 LOGÍSTICA DE COMPRAS CÓDIGO DE BARRAS Através do follow-up externo
Contatos e/ou visitas “in loco” Verificação da capacidade técnica do fornecedor Desenvolvendo novos fornecedores CÓDIGO DE BARRAS Padrão EAN – European Articles Number Treze Dígitos Três – País Quatro – Fabricante Cinco – Produto Um – Dígito Verificador Vantagens: Padroniza – Agiliza e otimiza o controle de informação

17 “O CADENCIAMENTO CORRETO ENTRE A DEMANDA E A COMPRA NORMALIZA O MODELO ASSISTENCIAL DE QUALQUER INSTITUIÇÃO OU EMPRESA” (Júlio Maia)


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