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BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL

2 BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL
1) Conceito de Cultura Organizacional; 2) Preceitos da Cultura Organizacional; 3) Vantagens e Desvantagens da Cultura Organizacional; 4) Características da Cultura Organizacional; 5) Cultura Empresarial; 6) Gestão da Sustentabilidade.

3 Cultura ORGANIZACIONAL
_ agrupamento de pessoas e de recursos; _ realização de atividades; _ alcançar objetivos comuns; _ razão de ser (MISSÃO).

4 sistema social complexo
MISSÃO RELAÇÃO estável entre: _ estratégias; _ decisões; _ atividades; _ recursos disponíveis. ORGANIZAÇÃO sistema social complexo

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7 1. CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

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9 Para EDGAR SCHEIN, “[...] cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas” [...]

10 A socialização pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos aprendem a maneira de SER, FAZER e AGIR em uma sociedade, ou organização. Pode ser dividida em três estágios: 1) Pré-chegada: 2) Encontro: 3) Metamorfose:

11 Para SCHEIN, as organizações desenvolvem suas próprias culturas por meio de 3 aspectos:
Pela manutenção dos elementos da cultura que estão relacionados ao sucesso da organização; Pelo alinhamento de várias subculturas; Pela identificação e mudança dos elementos menos funcionais, à medida que as condições do ambiente externo mudam.

12 SOBREVIVÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO ADAPTAÇÃO AO MEIO ESTRATÉGICO COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES INTERNAS

13 Para GEERT HOFSTEDE, cultura organizacional “pode ser definida como a programação coletiva da mente que distingue os membros de uma organização dos de outra”. Para ele, a cultura organizacional é: Holística: Determinada historicamente: Relacionada com os estudos de antropólogos: Construída socialmente: Difícil de mudar:

14 A cultura engloba: Estabilidade estrutural: reconhecimento como estável, compartilhada com os integrantes do grupo; Profundidade: parte inconsciente para o grupo, menos visível; Largura: é penetrante e influencia todos os aspectos de como a organização procede com suas atividades, seus vários ambientes e operações internas; Padrão ou integração: sugere que os rituais, o clima, os valores e os comportamentos estão ligados em um conjunto coerente. É a essência da cultura.

15 2. PRECEITOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

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17 VALORES Ética e transparência; Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do País; Responsabilidade socioambiental; Respeito ao consumidor; Excelência e especialização no relacionamento com o cliente; Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe; Ascensão profissional baseada no mérito; Marca como diferencial competitivo; Proatividade na gestão de riscos; Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação; Respeito à diversidade; Compromisso com os acionistas e a sociedade. MISSÃO Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência.

18 VISÃO DE FUTURO Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para  trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e  responsabilidade socioambiental.

19 A cultura não é inata, e sim aprendida
A cultura não é inata, e sim aprendida. Suas distintas facetas são inter-relacionadas. Ela é compartilhada. É composta de três dimensões interdependentes:

20 Aspectos Formais (10% a 20%) Aspectos Informais (80% ou 90%)
Para se conhecer uma cultura, é necessário diagnosticá-las de acordo com os diferentes níveis de seus elementos. O nível é o grau no qual o elemento cultural pode ser visível ao observador. Aspectos Formais (10% a 20%) Aspectos Informais (80% ou 90%)

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22 ASPECTOS FORMAIS: são facilmente perceptíveis. EX
ASPECTOS FORMAIS: são facilmente perceptíveis. EX.: missão, valores, objetivos, políticas, organograma. ASPECTOS INFORMAIS: relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas.

23 PRECEITOS A) Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho. B) Tecnologia (instrumentos e processos utilizados): máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalho.

24 C) Caráter (manifestação dos indivíduos): participação, criatividade, grupos informais, medo, tensão, apatia, agressividade, comodismo.

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26 3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

27 Cultura Homogênea Cultura Heterogênea
A cultura organizacional, no significado social e normativo, possibilita que um grupo se fortaleça ou se desintegre. Uma cultura forte é homogênea – os valores essenciais são intensamente atacados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores e quanto mais se comprometerem com eles, mais forte será a cultura.

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Ajuda na resolução de problemas internos; Diminui conflitos e diferenças; Faz o controle da gestão; Desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece

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1) Impedir que a empresa progrida, colocando obstáculos às mudanças, à diversidade, a fusões e a aquisições;

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2) Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; 3) Tendência de subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; 4) Uso excessivo de jargão como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

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32 Avaliação Quantitativa Avaliação Qualitativa

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36 4. CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

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38 Inovação e tomada de risco:
Atenção ao detalhe: Orientação resultado: Pessoas orientação: Orientação da equipe: Agressividade: Estabilidade:

39 5. CULTURA EMPRESARIAL

40 Cada empresa possui uma rede de interconexões muito característica
Cada empresa possui uma rede de interconexões muito característica. Essa rede liga pontos físicos de sua estrutura, como sua localização e a tecnologia com que fabrica seus produtos e serviços até pontos intangíveis, como a missão a que a empresa se propõe, a imagem que seus funcionários fazem dela, suas relações com seus fornecedores, clientes, etc.

41 FCC_BB 2013

42 6. SUSTENTABILIDADE

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45 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

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47 NEGÓCIOS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Implementar ações de apoio ao desenvolvimento sustentável; Financiar atividades de geração de trabalho e renda e de inclusão social; Financiar atividades e tecnologias ambientalmente adequadas.

48 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E NEGOCIAIS COM RSA
Disseminar os princípios e fortalecer a cultura de RSA na Comunidade BB; Manter processos administrativos coerentes com os Princípios de RSA; Manter processos negociais coerentes com os Princípios de RSA; Fortalecer a interação com os públicos de relacionamento.

49 INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira; Apoiar programas relacionados à consciência e preservação ambiental; Apoiar programas relacionados à defesa e à promoção dos direitos humanos; Captar recursos para apoiar ações vinculadas ao desenvolvimento social; Incentivar a atuação dos funcionários em trabalhos voluntários e ações sociais.


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