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FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADEILSON VIEIRA DOS SANTOS JANINE MOTTA JOSY HELENA AMARAL TUMÉO.

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1 FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ADEILSON VIEIRA DOS SANTOS JANINE MOTTA JOSY HELENA AMARAL TUMÉO

2 Conseqüentemente, as primeiras ações de marketing surgiram da necessidade das indústrias de bens de consumo em obter a preferência dos consumidores para seus produtos e suas marcas. No Brasil, a compreensão do termo “Marketing” data da época de 1954, que foi o período em que as primeiras escolas de Administração de Empresas começaram a surgir.

3 A primeira etapa da estratégia de marketing é a análise das relações consumidor/produto. Existe duas classificações de produtos: Os produtos de consumo aqueles comprados pelo consumidor. Os produtos industriais direcionados a compradores industriais, onde são utilizados como matéria prima para fabricação de outros produtos ou serviços.

4 Conveniência e Especial Os produtos podem ser classificados como: Conveniência “produtos comuns” são básicos e não possuem grandes diferenciais. Especial que possui diferencial e uma qualidade acima do mercado normalmente vinculados a indústria. Pode ser dividido em cinco categorias básicas: matéria-prima, peças fabricadas e materiais, instalações, equipamento acessório e suprimento operacional.

5 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O objetivo principal é fundamentar a ideia de que alguns produtos não atraem todos os consumidores, tendo o processo de divisão em grupos mais adequados. Segmento geográfico relacionado ao local onde a empresa será instalada; Demográfico relacionado especificamente a uma idade, sexo e ocupação dos compradores; Psicográfico relacionado ao perfil de comprador levando em consideração a classe social, estilo de vida e personalidade; Segmentação por beneficio considerando as verdadeiras razões que o comprador adquire o produto ou serviço.

6 DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO 1.Geração de conceito e seleção É o estágio voltado para a busca de desenvolver um produto novo ou uma nova forma de utilizar o produto já existente. 2.Planejamento e desenvolvimento do produto São envolvidos na analise de viabilidade do produto, ponderando a capacidade de produção, o marketing a ser utilizada, a alocação de recursos financeiros e concorrentes. 3.Teste/Simulação de mercado Uma técnica de pesquisa onde são introduzidas pequenas quantidades do produto para medir a aceitação do produto e sentir a reação dos concorrentes. 4.Comercialização/ introdução Responsável pela introdução do produto no mercado e induzir e convencer o cliente a experimentar seus produtos com o objetivo de fideliza ló.

7 CICLO DE VIDA DO PRODUTO O ciclo de vida do produto possui quatro etapas: 1. Introdução; 2. Crescimento do mercado; 3. Maturidade do mercado; 4. Declínio do mercado/eliminação do produto. Com o ciclo de vida do produto conseguimos definir estratégias de marketing para alavancar novamente as vendas, através da inovação ou desenvolvimento de novos produtos.

8 ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO Há quatro ferramentas que podem ser utilizadas para informar, persuadir e lembrar os consumidores ou compradores industriais sobre seu produto ou serviço. 1.Propaganda: uma forma de apresentação do produto ou serviço através de veículos de comunicação como programas de televisões, rádios, revistas e jornais, onde a divulgação é sempre paga. 2.Promoção de vendas: são incentivos de curto prazo que busca alavancar as vendas através de distribuição de brindes, prêmios, jogos e cupons. 3.Publicidade: É parecido com a propaganda, mas a sua diferença está no pagamento, a publicidade é realizada de forma gratuita um exemplo é a discussão do produto em um programa de televisão. 4.Venda pessoal: é a comunicação direta e pessoal entre vendedores e compradores, ou seja, a venda tradicional com o propósito de realizar a operação.


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