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Www.hoft.com SUCESSÃO E CONTINUIDADE NA FAMÍLIA EMPRESÁRIA – CONSTRUINDO O FUTURO Belo Horizonte, 28 de setembro de 2010 Renato Bernhoeft.

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1 SUCESSÃO E CONTINUIDADE NA FAMÍLIA EMPRESÁRIA – CONSTRUINDO O FUTURO Belo Horizonte, 28 de setembro de 2010 Renato Bernhoeft

2 patrimônio família empresa olhando a empresa familiar

3 Renato Bernhoeft “Empreendedor é aquele que constrói, empresário é o que perpetua a obra. Parte desse desafio depende do compromisso da família em se tornar uma família empresária.”

4  UNIFAMILIAR um fundador/ patriarca e seus descendentes diretos  MULTIFAMILIAR vários titulares / sócios na 1ª geração com diferentes herdeiros tipos de empresa familiar

5  CONTROLE FAMILIAR  GESTÃO FAMILIAR  CONTROLE FAMILIAR  GESTÃO NÃO FAMILIAR  CONTROLE FAMILIAR  GESTÃO MISTA alternativas para a continuidade

6 fase do(s) fundador(es) empreendedor(es) PROPRIEDADE FAMÍLIA(S) fase inicial família nuclear patriarca PATRIMÔNIO único(s) proprietário(s) sócios escolhidos EMPRESA unidade de comando na gestão

7 transição da 1ª para 2ª geração FAMÍLIA(S) demandas crescentes conflitos multigeracional sócios impostos pulverização valores e ética PATRIMÔNIO SOCIEDADE profissionais familiares e não familiares disputas pelo poder mercado EMPRESA

8 transição da 2ª geração em diante valores e ética vínculo pelo capital agregar valor PATRIMÔNIO SOCIEDADE foco no resultado sócio gestor mercado EMPRESA FAMÍLIA(S) liquidez novos núcleos diversidade cultural

9 genograma e estrutura societária fundador fundador fundador 3 fundador 1 = 33% fundador 2 = 33% fundador 3 = 33%

10 protocolo societário  gera/exige compromissos  regula direitos e deveres  representa a vontade das partes  antecipa conflitos  instrumentaliza sua administração  regula formas de saída  compatibiliza e regula interesses individuais / familiares / societário/empresa  operacionaliza a formação dos acionistas  requer atualização geracional

11 pontos para reflexão (1/4)  o modelo de sociedade da 1ª geração não é transferível para a 2ª;  cada geração é uma nova sociedade que necessita ser construída pelos seus componentes;  não basta profissionalizar a gestão da empresa. É indispensável profissionalizar também a família e a sociedade;  a rentabilidade dos negócios não cresce na proporção do aumento das demandas - quantitativas e qualitativas – dos herdeiros, futuros acionistas;  nenhum modelo de gestão resiste à falta de um modelo societário;

12 pontos para reflexão (2/4)  a primeira geração - em geral - se vincula pelo trabalho. A partir da segunda o vínculo será pelo capital;  para perpetuar esta nova sociedade - pelo capital – será fundamental fixar uma missão, valores, modelo e protocolos societários devidamente negociados e compromissados;  idealmente o processo sucessório deve ser tratado com a presença e compromisso dos fundadores;  trabalhar nas empresas da família não deve ser a única alternativa a ser considerada pelos herdeiros;  um dos grandes desafios das sociedades familiares é conciliar sucesso coletivo -empresa/sociedade – com realização individual dos seus componentes;

13 pontos para reflexão (3/4)  a empresa familiar tem futuro, mas nem todas as famílias/ ou gerações têm vocação empresarial;  os filhos do fundador não herdam as participações societárias com um manual de instruções. Elas necessitam ser desenvolvidas em cada geração;  fundadores somente se afastam das suas empresas se tiverem um projeto de vida que envolva poder e condições para continuar sonhando e realizando;  alguns fundadores trabalham em excesso na empresa, e por longo tempo, que seus filhos já nascem cansados e desmotivados;  não descuidar do planejamento patrimonial e tributário é indispensável para perpetuar a riqueza;

14 pontos para reflexão (4/4)  os ciclos de vida da família não são os mesmos dos negócios e da sociedade;  algumas empresas podem continuar a ser rentáveis. Outras tornam-se apenas vendáveis. Compete aos controladores tomar a melhor decisão;  para tornar-se uma família empresária é fundamental ser uma família “saudável”;  65% das empresas que desaparecem no mundo tem como causa principal os conflitos familiares não resolvidos (höft - 70% Brasil);  é importante criar e manter, na família, uma cultura de liberdade individual (escolhas).

15 PERPETUAÇÃO criar riqueza gerar dividendos e valorizar o patrimônio visão comum orgulho de pertencer à família e ao negócio valorização do coletivo negócio acima dos interesses pessoais empreender gerar empreendedores a cada geração

16 leitura recomendada Família, Família negócios a parte Editora Gente Cartas a um jovem herdeiro Editora Campus Governança na empresa familiar Editora Campus

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