A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÍDIA E LINGUAGEM Profª Drª Marli Hatje CEFD-UFSM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÍDIA E LINGUAGEM Profª Drª Marli Hatje CEFD-UFSM."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÍDIA E LINGUAGEM Profª Drª Marli Hatje CEFD-UFSM

2 A Linguagem da TV e a Educação de José Manuel Moran (artigo) Os desafios da linguagem no século XXI para a aprendizagem na escola de Pedro Demo (palestra).

3 Conhecer e refletir sobre as novas formas de linguagens presentes no contexto escolar decorrentes do avanço tecnológico.

4 Mídia

5 O que é Linguagem É a capacidade comunicativa que os seres humanos têm têm para usar em qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material. Linguagem

6 “ Os desafios da linguagem no s é culo XXI para a aprendizagem na escola ” (Demo, 2008)

7 Linguagens multimodais – são aquelas que integram som, imagem, texto e animação. A escola ainda está longe disso. A linguagem da escola, o aluno não encontra em lugar nenhum. Linguagem de Gutemberg o texto é de cima para baixo, da esquerda para a direita, linha por linha. Tudo arrumadinho. Linguagem Digital – Jogo eletrônico, o jogo coloca desafios. A criança aprende a gostar de desafios. Ela incorpora “figuras” (avatar), muda regras, discute com colegas estratégias. Incentiva a leitura, pois o jogo vem com manual de instruções e a criança se obriga a ler.

8 Aprendizagem situada – acontece a partir do interesse da criança. Ela não lê aquilo que o adulto quer que ela leia na escola. Quando é do seu interesse, lê sem problemas. A criança se interessa por coisas da vida, e aquilo que ela aprende na internet são coisas da vida. Novas alfabetizações – hoje, as crianças que têm acesso a internet se desenvolvem de maneira diferente, gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. O Brasil ainda está “encalhado” no processo de ler, escrever e contar.

9 Linguagem do século XXI – tecnologia, internet permite uma forma de aprendizado diferente. Na escola a criança escreve porque precisa copiar do quadro, na internet escreve porque quer interagir com o mundo. O que são RE-MIX? – São textos da internet, que partem de outros textos. Alguns são cópia outros não. Exemplo: Wikipédia. Cultura Popular – MP3, DVD, televisão, internet. É essa linguagem que as crianças querem e precisam. Ela não exclui o texto.

10 “As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo.(...)Quando vão para a escola, essas crianças se aborrecem, porque a escola é devagar.”

11 “Para mim, essa grande mudança que deve ocorrer dentro da escola começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.”

12 Linguagem internetês.... “Eu não acho errado que a criança que usa a internet invente sua maneira de falar (...). (...) mas acho que eles devem usar cada linguagem isso no ambiente certo- e isso implica também aprender bem o português correto.”

13 Leitura complementar As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo: tecnologias-da-escrita-pela-internet.htm tecnologias-da-escrita-pela-internet.htm Ou acesse o artigo pelo Blog

14 A Linguagem da TV e a Educação (Moran) “A maior parte do referencial do mundo de crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente, dos problemas afetivos – a escola é muito distante e abstrata- e fala de forma viva e sedutora- a escola, em geral, é mais cansativa.”

15 “A imagem mexe com o imediato, com o palpável. A escola desvaloriza a imagem e essas linguagens (expressão polivalente, dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto e a imagem em movimento) como negativas para o conhecimento. Ignora a televisão e o vídeo; exige somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico.” (Moran)

16 “ Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá- los para que a educação seja um processo completo, rico e estimulante.”

17 A escola precisa observar e considerar o que esta acontecendo nos meios de comunicação. É necessário que isso apareça nos conteúdos escolares para discussão e reflexão. Os alunos devem perceber os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada tema.

18 N í veis em que pode ser pensada a rela ç ão comunica ç ão, meios de comunica ç ão e escola: Organizacional De conteúdo Comunicacional

19

20 Concluindo... Moran e Demo destacam que as diferentes linguagens tecnológicas são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e medeiam o nosso conhecimento com o mundo.

21

22 As linguagens tecnológicas são diferentes formas de representação da realidade, de forma abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica; Combinadas e integradas possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento das potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.

23

24 O que é ser professor, segundo Demo não é dar aulas; não é instruir é cuidar que o aluno aprenda; é partir do aluno; é partir da linguagem do aluno; é cuidar do aluno.

25 O Professor, segundo Demo - Gosta de dar aula; - não sabe que quanto mais aulas, menos o aluno aprende; - deve cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva e aprenda; - deve entender que a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet; - deve entender que a língua deve se contorcer, ser mais maleável; - deve entender que existe a linguagem da mídia em torno disso tudo.

26 Qual é então o papel do atual professor?

27 Questões para discussão Como as linguagens citadas nos textos podem ser utilizadas em uma aula de Educação Física? Como superar a falta das tecnologias nas escolas e a atualização dos professores para atender as necessidades contemporâneas?

28 Referência Bibliográfica DEMO, Pedro. Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem da escola. Palestra, Faculdade OPET, Curitiba, junho de Acesso pelo site: MORAN, José Manuel. A Linguagem da TV e a Educação (referência incompleta)


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÍDIA E LINGUAGEM Profª Drª Marli Hatje CEFD-UFSM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google