A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MÍDIA E LINGUAGEM Profª Drª Marli Hatje CEFD-UFSM

2 A Linguagem da TV e a Educação
de José Manuel Moran (artigo) Os desafios da linguagem no século XXI para a aprendizagem na escola de Pedro Demo (palestra).

3 Conhecer e refletir sobre as novas formas de linguagens presentes no contexto escolar decorrentes do avanço tecnológico.

4 Mídia

5 Linguagem O que é Linguagem
É a capacidade comunicativa que os seres humanos têm para usar em qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material.

6 “Os desafios da linguagem no século XXI para a aprendizagem na escola” (Demo, 2008)

7 Linguagens multimodais – são aquelas que integram som, imagem, texto e animação. A escola ainda está longe disso. A linguagem da escola, o aluno não encontra em lugar nenhum. Linguagem de Gutemberg o texto é de cima para baixo, da esquerda para a direita, linha por linha. Tudo arrumadinho. Linguagem Digital – Jogo eletrônico, o jogo coloca desafios. A criança aprende a gostar de desafios. Ela incorpora “figuras” (avatar), muda regras, discute com colegas estratégias. Incentiva a leitura, pois o jogo vem com manual de instruções e a criança se obriga a ler.

8 Aprendizagem situada – acontece a partir do interesse da criança
Aprendizagem situada – acontece a partir do interesse da criança. Ela não lê aquilo que o adulto quer que ela leia na escola. Quando é do seu interesse, lê sem problemas. A criança se interessa por coisas da vida, e aquilo que ela aprende na internet são coisas da vida. Novas alfabetizações – hoje, as crianças que têm acesso a internet se desenvolvem de maneira diferente, gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. O Brasil ainda está “encalhado” no processo de ler, escrever e contar.

9 Linguagem do século XXI – tecnologia, internet permite uma forma de aprendizado diferente. Na escola a criança escreve porque precisa copiar do quadro, na internet escreve porque quer interagir com o mundo. O que são RE-MIX? – São textos da internet, que partem de outros textos. Alguns são cópia outros não. Exemplo: Wikipédia. Cultura Popular – MP3, DVD, televisão, internet. É essa linguagem que as crianças querem e precisam. Ela não exclui o texto.

10 “As linguagens, hoje, se tornaram multimodais
“As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo.(...)Quando vão para a escola, essas crianças se aborrecem, porque a escola é devagar.”

11 “Para mim, essa grande mudança que deve ocorrer dentro da escola começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.”

12 Linguagem internetês.... “Eu não acho errado que a criança que usa a internet invente sua maneira de falar (...). (...) mas acho que eles devem usar cada linguagem isso no ambiente certo- e isso implica também aprender bem o português correto.”

13 Ou acesse o artigo pelo Blog www.ufsm.br/comefe
Leitura complementar As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo: Ou acesse o artigo pelo Blog

14 A Linguagem da TV e a Educação (Moran)
“A maior parte do referencial do mundo de crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente, dos problemas afetivos – a escola é muito distante e abstrata- e fala de forma viva e sedutora- a escola , em geral, é mais cansativa.”

15 “A imagem mexe com o imediato, com o palpável
“A imagem mexe com o imediato, com o palpável. A escola desvaloriza a imagem e essas linguagens (expressão polivalente, dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto e a imagem em movimento) como negativas para o conhecimento. Ignora a televisão e o vídeo; exige somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico.” (Moran)

16 “ Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los para que a educação seja um processo completo, rico e estimulante.”

17 A escola precisa observar e considerar o que esta acontecendo nos meios de comunicação. É necessário que isso apareça nos conteúdos escolares para discussão e reflexão. Os alunos devem perceber os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada tema.

18 Níveis em que pode ser pensada a relação comunicação, meios de comunicação e escola:
Organizacional De conteúdo Comunicacional

19

20 Concluindo... Moran e Demo destacam que as diferentes linguagens tecnológicas são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e medeiam o nosso conhecimento com o mundo.

21

22 As linguagens tecnológicas são diferentes formas de representação da realidade, de forma abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica; Combinadas e integradas possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento das potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.

23

24 O que é ser professor, segundo Demo
não é dar aulas; não é instruir é cuidar que o aluno aprenda; é partir do aluno; é partir da linguagem do aluno; é cuidar do aluno.

25 O Professor, segundo Demo
- Gosta de dar aula; - não sabe que quanto mais aulas, menos o aluno aprende; - deve cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva e aprenda; - deve entender que a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet; - deve entender que a língua deve se contorcer, ser mais maleável; - deve entender que existe a linguagem da mídia em torno disso tudo.

26 Qual é então o papel do atual professor?

27 Questões para discussão
Como as linguagens citadas nos textos podem ser utilizadas em uma aula de Educação Física? Como superar a falta das tecnologias nas escolas e a atualização dos professores para atender as necessidades contemporâneas?

28 Referência Bibliográfica
DEMO, Pedro. Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem da escola. Palestra, Faculdade OPET, Curitiba, junho de Acesso pelo site: MORAN, José Manuel. A Linguagem da TV e a Educação (referência incompleta)


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google