A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio “Pequenas Pegadas” Este portfólio pretende revelar vidas e contar histórias únicas…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio “Pequenas Pegadas” Este portfólio pretende revelar vidas e contar histórias únicas…"— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio “Pequenas Pegadas” Este portfólio pretende revelar vidas e contar histórias únicas…

2 No projecto da Componente de Apoio à Família, prevê-se o fornecimento de refeições e o apoio ao prolongamento de horário. É no âmbito do prolongamento de horário, que são realizadas diversas actividades de animação sócio-educativa, que as crianças vão efectuando ao longo do ano. Essas actividades têm como objectivo o fruir, sendo por isso, importante que seja um tempo de prazer e satisfação, sendo mais solto, menos estruturado e mais informal. As actividades podem permitir o desenvolvimento de práticas não contempladas no currículo formal, mas podem possibilitar o desenvolvimento de aprendizagem com qualidade através de tarefas estimulantes e com potencial pedagógico. Pequenas Pegadas

3 É neste contexto que surge este portfólio digital, intitulado “Pequenas Pegadas”, cujo propósito é valorizar as actividades dinamizadas. Assim, serão apresentadas, de forma organizada, as actividades realizadas, mostrando a sua diversidade, em que consistem, os objectivos subjacentes e os resultados produzidos. Venha viajar num mundo onde as crianças são as protagonistas… Pequenas Pegadas

4 São disponibilizadas variadas actividades com o intuito de poder oferecer às crianças a oportunidade de experienciarem vários tipos de tarefas em diversas áreas. Escolha a área que quer explorar! Expressão Plástica Expressão Dramática Expressão Físico-Motora Animação da Leitura Música e Dança Brincadeira orientada Saída

5 Expressão Plástica A festa do Carnaval Construção de um cenário de Natal Pinturas da Páscoa Vamos colorir a Primavera Voltar Menu

6 Construção de um cenário de Natal Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na elaboração de um cenário de Natal, através de várias tarefas: • Preencher com algodão as barbas e a veste do Pai Natal; • Realizar com papel autocolante, bolas, e dispô-las na árvore de Natal; • Preencher o vaso da árvore de Natal com pedaços de papel autocolante; • Colorir botas de Natal. • Dar a conhecer as características e tradições do Natal; • Proporcionar um ambiente natalício e envolver as crianças nesta temática; • Proporcionar a exploração de diversos materiais de expressão plástica; • Possibilitar o desenvolvimento da motricidade fina; • Estimular a criatividade e a imaginação; • Permitir a interacção entre as crianças, através de uma actividade em grupo. • Algodão; • Cola; • Papel autocolante; • Lápis de cor AvançarMenuRecuar

7 MenuRecuar Resultados Carregue aqui Voltar

8 A festa do Carnaval Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na realização de elementos decorativos alusivos ao Carnaval. Os elementos a executar são: • Máscaras - através da técnica da mão e sua posterior decoração com diversos materiais (purpurinas, aparas de lápis, tinta…); • Palhaços - pintura com lápis de cor. • Dar a conhecer o tema, Carnaval; • Proporcionar a exploração e descoberta de diversos materiais; • Possibilitar o uso de diferentes técnicas de expressão plástica; • Permitir o desenvolvimento da motricidade fina; • Estimular o espírito criativo; • Cartolina; • Cola; • Purpurinas; • Tesouras; AvançarMenuRecuar • Tintas; • Aparas de lápis; • Lápis de cor; • Desenhos de palhaços.

9 Resultados Carregue aqui MenuRecuar Voltar

10 Pinturas da Páscoa Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na realização de uma recordação da Páscoa, mais concretamente na execução de um desenho de uma galinha. Numa primeira fase procede-se à pintura da mão das crianças com tinta de várias cores, e seguidamente coloca-se a mão já pintada numa folha branca ficando a forma da mão. Para finalizar, colocar na folha, já com a forma da mão, uma crista, um olho e umas patas de modo a formar uma galinha. • Dar a conhecer as características e traições desta época; • Estimular a imaginação e criatividade das crianças; • Possibilitar o uso de diferentes técnicas de expressão plástica; • Permitir o desenvolvimento da motricidade fina; • Tintas; • Cartolinas; • Folhas brancas; • Pincéis. AvançarMenuRecuar

11 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

12 Vamos colorir a Primavera AvançarMenuRecuar Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade prende-se com a execução de elementos relacionados com a Primavera: Árvores – pintura de uma árvore (o tronco é um rolo de papel higiénico, e a copa é cartão. Flores - pintura de uma flor de cartão, através da técnica do berlinde. Coloca-se, numa caixa, a tinta, a flor e os berlindes. As crianças abanam a caixa de forma a pintar a flor por completo. Caracóis - usando a técnica da tampa (uso de uma tampa para espalhar tinta) preencher a área total do caracol. • Dar a conhecer a estação do ano, a Primavera; • Possibilitar o uso de novas técnicas e a utilização de diversos materiais de expressão plástica; • Estimular o espírito criativo; • Permitir o desenvolvimento da motricidade fina; • Permitir a interacção entre as crianças, através de uma actividade em conjunto. • Tintas; • Berlindes; • Caixa; • Cola; • Pincéis; • Tampas; • Cartolinas e rolos de papel higiénico.

13 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

14 Brincadeira orientada Actividades no exterior Actividades no interior Voltar Menu

15 Actividades no interior Explicação da actividade Objectivos Recursos As actividades realizadas no interior, ou seja, em sala, possuem um carácter lúdico e livre, sendo elas: • Jogos temáticos; • Pintura e desenho livre; • Trabalhos com plasticina; • Desenvolver regras e normas de bom comportamento necessárias para o funcionamento de uma sala; • Proporcionar momentos de bem-estar e prazer; • Favorecer a autonomia e responsabilização dando a oportunidade de tomarem decisões; • Permitir a interacção entre as crianças; • Materiais de jogo simbólico (bonecos; lego; jogos de construção); • Outros recursos (lápis; papel; Dvd´s; plasticina); • Equipamento (televisão; leitor de Dvd´s). AvançarMenuRecuar • Visualização de filmes; • Jogos de mesa.

16 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

17 Actividades no exterior Explicação da actividade Objectivos Recursos As actividades de exterior, são actividades ao ar livre, e são realizadas sempre que a meteorologia o permita. Estas actividades prendem-se essencialmente com: • Brincadeiras soltas entre crianças; • Uso do parque infantil; • Uso de triciclos; • Permitir a interacção entre as crianças; • Proporcionar momentos lúdicos, de bem-estar e prazer. • Favorecer a autonomia e responsabilização, dando a oportunidade de tomarem decisões. • Parque infantil; • Triciclos. AvançarMenuRecuar

18 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

19 Expressão Físico-Motora Ginástica Jogos de aquecimento Bolas Casinha e Piscina das Bolas Nota: Estas actividades são da responsabilidade de uma profissional da área. Desta forma, serão apenas apresentados os resultados das actividades aqui mencionadas. Voltar Menu

20 Recuar Resultados Carregue aqui

21 Resultados MenuRecuar Carregue aqui

22 Resultados MenuRecuar Carregue aqui

23 Resultados MenuRecuar Carregue aqui

24 Expressão Dramática Relaxar e acalmar A pandeireta mágica Passeio do cego (Sem resultados) Imagino e respiro (Sem resultados) Voltar Menu

25 Explicação da actividade Objectivos Recursos O jogo consiste em caminhar enquanto a pandeireta toca. Quando esta pára de tocar, o movimento tem de parar, ficando as crianças em “estátua”. Quando a pandeireta toca novamente, o caminhar será diferente (galinhas, saltos, velhinhos…), e assim sucessivamente. • Permitir o desenvolvimento da capacidade de concentração e de observação; • Criar situações que necessitem de coordenação de movimentos; • Apresentar situações da vida quotidiana que possibilitam a reprodução de um gesto através da sua visualização; • Possibilitar momentos lúdicos, proporcionando bem-estar e prazer. • Pandeireta; • Rádio; • CD. AvançarMenuRecuar A pandeireta mágica

26 Resultados Carregue aqui MenuRecuar Voltar

27 Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste em deitar as crianças de forma confortável, e depois, ao som de uma música calma e relaxante, fechar os olhos, e ficarem assim algum tempo. De seguida são feitos movimentos de relaxamento (esticar as pernas e os braços). • Proporcionar um momento de relaxamento; • Transmitir sensações de tranquilidade e serenidade; • Possibilitar o desenvolvimento da imaginação. • Rádio; • CD. AvançarMenuRecuar Relaxar e acalmar

28 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

29 Explicação da actividade Objectivos Recursos O jogo consiste no seguinte: uma das crianças é “o cego”, outra é “o guia”, e as restantes espalham-se pela zona do jogo, sendo os vários elementos de uma floresta (árvores, pedras, animais…). Com os olhos vendados, “o cego” tem de tomar atenção ao “guia” que dá indicações por onde deve caminhar, para evitar os obstáculos. • Transmitir sensações de tranquilidade e serenidade; • Desenvolver a confiança em si e no outro; • Consciencializar para o esquema corporal e para a noção de espaço; • Permitir o desenvolvimento da escuta activa; • Transmitir a necessidade e importância dos sentidos. • Venda. MenuRecuar Passeio do cego

30 Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade prende-se com o escutar o ritmo respiratório. Para tal, as crianças deitam-se numa posição livre e imaginam que cheiram um perfume, uma flor, um bolo de chocolate, que sopram uma bebida quente, que enchem e esvaziam um balão, entre outras situações reais, que permitem efectuar a inspirar e expirar. • Apresentar situações que necessitem de reprodução corporal; • Transmitir conhecimentos sobre o sistema respiratório, através de situações diárias; • Permitir o desenvolvimento da imaginação; • Possibilitar momentos lúdicos, proporcionando bem-estar e prazer. • Rádio; • CD. Imagino e respiro MenuRecuar

31 Música e Dança Cantar e dançar ao ritmo da música “São Martinho” (Sem resultados) Dança do chapéu Ao ritmo da música “A chuva é um ping-ping” (Sem resultados) Dança do gato Voltar Menu

32 Explicação da actividade Objectivos Recursos O jogo consiste no seguinte: enquanto a música toca, a criança deve dançar com um chapéu. O chapéu vai passando de cabeça em cabeça. Quando a música pára, todos se imobilizam, quem tiver o chapéu sai do jogo. Repete-se o mesmo processo, e as crianças vão sendo eliminadas. O vencedor é aquele que, no final, não fica com o chapéu na cabeça. Para completar esta actividade deve-se realizar um chapéu em papel, e pintá-lo de forma livre. • Permitir o uso do corpo para ser criativo e comunicar com os outros; • Ensinar a controlar o movimento e a velocidade; • Facilitar um maior domínio sobre o que se faz e o que se tenciona fazer. • Possibilitar a execução de um chapéu, como recordação do jogo. • Chapéu; • Rádio; • CD; AvançarMenuRecuar A dança do chapéu • Folhas de papel; • Lápis de cor.

33 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

34 Cantar e dançar ao ritmo da música “São Martinho” Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste em, numa primeira parte, pintar uma castanha e preenchê-la também com papel autocolante, e com lã torná-la num fio para colocar ao pescoço. De seguida, com a castanha ao peito, aprender a letra da canção intitulada “São Martinho”, para depois a cantar e dançar. • Despertar a curiosidade para a expressão artística; • Dar a conhecer a temática do S. Martinho e as respectivas tradições. • Criar uma recordação deste dia temático. • Permitir que as crianças exprimam a forma como sentem a música através do movimento; • Ensinar a letra de uma canção, apelando ao ritmo e à memorização. • Rádio; • CD; • Cartolina; • Papel Autocolante; MenuRecuar • Lápis de cor; • Lã; • Cola.

35 Ao ritmo da música “A chuva é um ping-ping” Explicação da actividade Objectivos Recursos • A actividade consiste em aprender uma canção sobre o Inverno, a dançar e a tocar instrumentos ao som da mesma. • Enunciar as principais características do Inverno; • Ensinar uma música acerca do tema; • Ensinar a dançar e tocar ao som de diferentes ritmos; • Permitir que as crianças exprimam a forma como sentem a música através do movimento; • Possibilitar o desenvolvimento da a memorização. • Rádio; • CD; • Instrumentos musicais: maracas, pandeireta, xilofone… MenuRecuar

36 Dança do gato Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste em realizar vários movimentos, parecendo uma dança. Enquanto a música toca, as crianças devem imaginar que são gatos, imitando-os (dormindo, lambendo a pata, enroscando-se e estando assanhados). Quando a música pára, as crianças devem ficar imóveis. • Possibilitar o uso do corpo para ser criativo; • Permitir que as crianças se exprimam através do corpo; • Induzir a aquisição de um maior domínio sobre o que se faz e o que se tenciona fazer. • Apelar ao ritmo e à memorização; • Rádio; • CD. AvançarMenuRecuar

37 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

38 Animação da leitura “A Joaninha vaidosa” “O Elefantezinho Amarelo” “O Urso e a Formiga” “O Gato das Botas” Voltar Menu

39 Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na leitura de uma história intitulada “O Elefantezinho Amarelo”. Para completar a leitura do livro, a actividade a realizar de seguida é a pintura de um elefante e colar uma palhinha atrás de forma a fazer uma marioneta. • Incentivar o hábito da leitura; • Levantar questões sobre a história, de forma a transmitir as principais ideias da história; • Ampliar a aquisição de vocabulário; • Envolver as crianças na história através da pintura e concretização de uma marioneta em forma de elefante. • Livro; • Palhas; • Desenho de um elefante; AvançarMenuRecuar “O Elefantezinho Amarelo” • Lápis de cor; • Cola.

40 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

41 Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na leitura de uma história intitulada “A Joaninha vaidosa”, e posterior debate acerca da mesma. Para completar a actividade, as crianças pintam uma joaninha de forma a relacionar-se com a história. • Incentivar o hábito da leitura; • Questionar as crianças acerca das ideias principais da história. • Transmitir a moral da história: devemos ser nós próprios e não imitar ninguém; • Fomentar no grupo a comunicação oral; • Enriquecer o vocabulário. • Livro; • Folhas de papel; • Lápis de cor. AvançarMenu “A Joaninha vaidosa” Recuar

42 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

43 Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade prende-se com a leitura de uma história intitulada “O Urso e a Formiga”, e posterior diálogo sobre as ideias principais do texto, bem como da sua moral. • Incentivar o hábito da leitura; • Desenvolver a expressão oral e a escuta activa; • Transmitir valores de igualdade, respeito e união; • Debater acerca da moral da história. • Livro. Avançar “O Urso e a Formiga” MenuRecuar

44 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui

45 “O Gato das Botas Explicação da actividade Objectivos Recursos A actividade consiste na apresentação, através de áudio, de uma história intitulada “O Gato das Botas”. Para completar a leitura do livro, as crianças pintam um desenho acerca da história. • Incentivar o hábito da leitura; • Relembrar uma história tradicional e mostrar a sua intemporalidade; • Realizar em grupo um resumo da história; • Promover valores de lealdade, solidariedade e companheirismo; • Desenvolver a expressão oral e o raciocínio; • Rádio; • CD; • Livro; Avançar • Lápis de cor; • Folha de papel. MenuRecuar

46 Resultados MenuRecuar Voltar Carregue aqui


Carregar ppt "Portfólio “Pequenas Pegadas” Este portfólio pretende revelar vidas e contar histórias únicas…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google