A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins Junior Wladimir da Costa

2 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Introdução... Informação: é qualquer espécie de conhecimento ou mensagem que pode ser usada para aperfeiçoar ou tornar possível uma decisão ou ação. A Informação Controle: a partir de um acompanhamento para que saibamos onde e como estamos para determinarmos um estado futuro desejado. A Informação é fundamental para a empresa moderna. É por meio dela que se consegue ter uma situação de vantagem diante da concorrência. Trabalhando a informação de forma correta, a empresa conseguirá direcionar seus esforços para atender da melhor maneira possível o cliente Mais importante que a quantidade é a qualidade da informação. Para evoluir de forma projetada deve-se estar sempre em condições de antecipar.

3 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014  É preciso criar um sistema de informação capaz de definir formalmente quais informações devem girar dentro da empresa. É preciso identificar o que coletar, analisar, guardar e ter no momento certo para tomar uma decisão.  O processo informacional só tem validade se fizer parte do processo decisório, isto é, se for utilizado para a tomada de decisão. Um sistema de informação permite mostrar em que ponto tomar decisões, para permitir maior agilidade e flexibilidade da empresa para ser mais competente diante da concorrência. Ele permite ainda detectar se há oportunidades no mercado, avaliar que se empresa não investir nele, o concorrente poderá fazê-lo.  Trabalhada corretamente com as informações, a empresa caminhará para a excelência administrativa, mesmo significando isto que ela terá que buscar constantemente a melhoria. Introdução...

4 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Informação... A informação é um processo pelo qual a empresa informa-se sobre ela própria e seu ambiente, e por ele informa o seu ambiente sobre ela mesma. Este processo pode ser dividido em quatro sub-funções: criação das informações (coleta, aquisição, captação); comunicação das informações (circulação, transmissão, difusão); tratamento das informações (transformações, utilização, interpretação); memorização das informações nas formas mais diversas;

5 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Informação... Uma boa informação permite como conseqüência, decisões mais rápidas e como melhor qualidade. O Propósito da informação é incrementar o nível de conhecimento para quem a recebe e tem valor tanto para uma decisão específica quanto para decisões futuras. Ex: Em um processo decisório, reduz a variabilidade das escolhas e a incerteza relativa a estas escolhas. Qual a conseqüência da Informação ? Qual o propósito da Informação ?

6 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Informação... Como a Informação é obtida ? A informação é obtida através de um processamento de dados. Identificam-se algumas operações que convertem dados em informação: • Verificação; • Ordenamento; • Condensamento; • Cálculo; • Armazenamento; • Disseminação; • Comunicação. • Recuperação; • Reprodução;

7 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Informação... A Importância da Informação no Processo Decisório. Todos numa organização dependem de informações, cada indivíduo ou grupo precisa de informações de outros indivíduos ou de outros grupos para o planejamento, o controle e a tomada de decisões na organização, sejam elas simples, rotineiras ou até complexas de alto grau de impacto na empresa, no entanto, essas informações devem ser oportunas e apropriadas.

8 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Sistema de Informação... Sistema de Informação:Elemento indispensável para dar apoio às operações e a tomada de decisão. Definimos o sistema de informação como “o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que necessita (ou necessi- tará) para seu funcionamento atual e para sua evolução”, segundo Lesca. Um sistema de Informação liga 3 componentes: 1) – as pessoas que participam do processo de informação; 2) – as estruturas; 3) – as tecnologias de informação e de comunicação.

9 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 InterpretaçãoPrediçãoDiagnósticoDesenhoPlanejamento Sistema de Informação... RastreamentoDepuraçãoReparaçãoInstruçãoControle Estrutura de um Sistema de Informação

10 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 O Gestor de TI... O gestor de TI tem um papel mais ampliado na empresa e/ou área, pois é através das informações geradas por ele que se pode definir uma estratégia de atuação para a empresa e/ou área. Através dele que se obtém as informações (Operacionais, Financeiras Qualidade, etc.) sobre a situação real da empresa e/ ou área, a partir daí é que poderá determinar um desejo futuro para a empresa e/ ou área. O gestor de TI é o responsável coletar, administrar, gerar, filtrar e transmitir as informações dentro da empresa e/ ou área. Uma informação ruim pode gerar decisões erradas, perdas de negócios, deteriorização da imagem, conseqüentemente atrapalhar o crescimento e desenvolvimento da empresa.

11 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 O Gestor de TI... O gestor de TI deve ser uma pessoa altamente qualificada e com muita experiência, pois espera- se dele informações precisas e com um alto padrão de qualidade, pois estas mesmas informações é que poderão decidir o futuro da empresa e/ou área. O gestor da informação deve ser um profissional que seja um líder em seu grupo, pois ele detém em seu poder muitas informações a respeito de tudo. É ele quem deve ser o representante da empresa e/ ou área, participando das cerimônias e tours pela empresa e/ ou áreas, principalmente quando envolvem clientes, fornecedores, autoridades etc. Esta pessoa deve estar em contato direto com os funcionários da produção, é ele quem deve levar as informações para estes funcionários, pois saberá exatamente o que deve ser transmitido, pois cada informação tem seu nível de confidencialidade.

12 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 O Gestor de TI... Ele deverá ser o porta – voz da empresa e/ ou área, e o responsável por levar e trazer as informações. Com tantas informações e conhecimentos em seu poder o gestor deverá sempre estas realizando melhoria na empresa e/ ou área e/ ou processos da empresa e/ ou área, e até mesmo mudanças organizacionais, para tudo esteja em constante melhoria, para que se obtenha os melhores resultados. O gestor da informação deve ter a informação com confiabilidade e qualidade antes mesmo que uma determinada situação adversa fuja do controle, pois a solução pode vir tarde demais, e acabar afetando toda a empresa e/ ou área a ter um resultado negativo.

13 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 A informação é a “arma” mais poderosa do mundo hoje, pois é através dela que se consegue saber da situação atual, seja no mundo dos negócios ou em nossa própria vida, pois é só de posse de informações, que poderemos planejar o futuro, ou saber como esta o presente. As informações são gradativamente mais constantes e mais necessárias para manter–se atualizado, competente e competitivo no mercado. Se todos no ambiente externo perceberam que o diferencial competitivo está na possibilidade de utilizar as informações certas na hora certa, precisas e com qualidade de maneira inovativa, antes dos concorrentes, cabe a cada indivíduo investir seriamente nela, para que permitam estar senão à frente, pelo menos em pé de igualdade. Daí o uso indiscriminado da tecnologia da informação Conclusão...

14 Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Para conseguir alcançar os resultados, administrando a informação, é fundamental Conclusão Fazer as perguntas certas; 2- Conquistar pessoas; 3- Ter visão do todo; 4- Planejar o Futuro; 5 – Antecipar as mudanças; 6 – Operacionalizar as mudanças; 7 – Conviver com o longo praza. Ter paciência; 8 – Não esquecer do agora; 9 – Gerir complexidade; 10 – Tentar sempre.


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google