A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos básicos para a compreensão da vida social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos básicos para a compreensão da vida social"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos básicos para a compreensão da vida social

2 Sociabilidade e Socialização Contato Social Processo Social Grupo Comunicação Interação Social

3 Contato Social Primário Convívio Secundário individuais Ausência
Atitudes de ordem social individuais

4 Processos Sociais Associativo Dissociativos

5 Cooperação Acomodação Associativo Assimilação

6 Competição Dissociativos Conflito

7 Sociabilidade e socialização
A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também para se realizar plenamente como pessoa.

8 Contatos sociais primários
São os contatos pessoais, diretos e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Assim, as primeiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.

9 Contatos sociais secundários
São os contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. São também considerados contatos secundários os contatos mantidos através de carta, telefone, telegrama, , etc.

10 Ausência A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social. Entre eles estão as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem individual. As atitudes de ordem social envolvem os vários tipos de preconceitos (de cor, de religião, de sexo, etc Uma atitude de ordem individual que reforça o isolamento social é a timidez.

11 Comunicação Pelos meios de comunicação, os fatos, as idéias, os sentimentos, as atitudes, as opiniões são compartilhados por um conjunto enorme de indivíduos e atingem um grande número de países. Segundo o especialista em comunicação Marshall McLuhan, o mundo contemporâneo é uma autêntica "aldeia global", onde fatos, opiniões e modos de vida são compartilhados por inúmeras pessoas.

12 Interação Social O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre, um grupo e outro. Assim: Pessoa Pessoa Pessoa Grupo Grupo Grupo

13 Processo Social O processo é o nome que se dá à continua mudança numa direção definida. Processo social indica interação, movimento, mudança. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma como os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais.

14 Cooperação A cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. A cooperação pode ser: direta. Compreende as atividades que as pessoas realizam juntas. indireta. É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras.

15 Acomodação A acomodação é o processo social em que o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas. Trata­se, portanto, de uma solução superficial do conflito, pois este continua latente, isto é, pode vir a se manifestar. Assim, podemos dizer que a acomodação é o ajustamento de indivíduos ou grupos apenas nos aspectos externos de seu comportamento. Ela diminui o conflito. Mas o conflito só desaparece com a assimilação.

16 Assimilação A assimilação é a solução definitiva e tranqüila do conflito social. Pela assimilação, os conflitos são superados. Concluindo, o aspecto importante da assimilação é que ela implica uma transformação da personalidade. O processo de assimilação atinge áreas profundas e extensas da personalidade, envolvendo valores e atitudes fundamentais. As modificações que ocorrem dizem respeito à maneira de pensar, sentir e agir.

17 Competição A competição pode levar indivíduos a agirem uns contra os outros em busca de uma melhor situação. Ela nasce dos mais variados desejos humanos, como ocupar uma posição social mais elevada, ter maior importância no grupo social, alcançar riqueza e poder.

18 Conflito Quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. Você tem um exemplo na reportagem abaixo de como o racismo pode gerar conflitos e criar uma instabilidade social generalizada O conflito social é um processo social porque através dele o homem provoca mudanças sociais.

19 FIM


Carregar ppt "Conceitos básicos para a compreensão da vida social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google