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0 QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA
PARTE III O GRUPO CAPÍTULO 12 QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA

1 Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
OBJETIVOS DO APRENDIZADO Depois de ler este capítulo, você será capaz de: Identificar as cinco dimensões da confiança. Descrever as qualidades do líder carismático. Diferenciar os líderes transacionais dos líderes transformacionais. Explicar como o enquadramento influencia a eficácia da liderança. Identificar os quatro papéis desempenhados pelos líderes de equipe. Explicar o papel do mentor. Descrever como a liderança on-line difere da liderança face a face. Identificar quando a liderança pode não ser necessária. Explicar como encontrar e criar líderes eficazes. © 2006 by Pearson Education

2 QUADRO 12-1 Dimensões da confiança
Uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista. A confiança é um processo que depende de uma história (familiaridade) baseada em algumas experiências relevantes, mas limitadas (risco). © 2006 by Pearson Education

3 Integridade Competência Consistência Lealdade Abertura
O que é confiança? - dimensões da confiança Integridade Honestidade e confiabilidade Competência Habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo Consistência Segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações. Lealdade Disposição de proteger e defender uma outra pessoa Abertura Saber que a outra pessoa tem total confiança em você. © 2006 by Pearson Education

4 Liderança Confiança e integridade
Confiança e liderança Liderança Confiança e integridade © 2006 by Pearson Education

5 QUADRO 12-2 Confiança dos funcionários nos dirigentes de suas empresas
Funcionários que acreditam em seus dirigentes Fonte: Pesquisa Gantz Wiley. Reproduzida no USA Today, 12 fev. 2003, p. 7B. . © 2006 by Pearson Education

6 Confiança baseada na intimidação
Os três tipos de confiança Confiança baseada na intimidação Confiança baseada no medo de represálias no caso do não- cumprimento das obrigações. Confiança baseada no conhecimento Confiança que tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. Confiança baseada na identificação Confiança baseada na compreensão das intenções de cada parte e na concordância sobre seus desejos e suas vontades. © 2006 by Pearson Education

7 Princípios básicos da confiança
A desconfiança destrói a confiança. Confiança gera confiança. O crescimento muitas vezes mascara a desconfiança. A redução de pessoal (ou o downsizing) testa o mais alto grau de confiança. A confiança aumenta a coesão. A desconfiança destrói o grupo. A desconfiança geralmente reduz a produtividade. © 2006 by Pearson Education

8 ENQUADRAMENTO: USANDO AS PALAVRAS PARA MOLDAR SIGNIFICADOS E INSPIRAR OS OUTROS
Maneira de utilizar a linguagem para administrar significados. Os líderes usam o enquadramento (incluindo ou excluindo fatos seletivamente) para influenciar a maneira como as outras pessoas vêem e interpretam a realidade. © 2006 by Pearson Education

9 ABORDAGENS INSPIRATIVAS SOBRE LIDERANÇA
Teoria da liderança carismática Teoria segundo a qual os liderados atribuem ao líder capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos. Como os líderes carismáticos influenciam seus liderados:  Articulando uma visão atraente. Fixando altas expectativas de desempenho. Comunicando um novo sistema de valores. Submetendo-se a auto-sacrifícios. © 2006 by Pearson Education

10 QUADRO 12-3 Características-chave dos líderes carismáticos
Fonte: Baseado em J. A. Conger e R. N. Kanungo, Charismatic leadership in organizations. Thousand Oaks: Sage, 1998, p. 94. © 2006 by Pearson Education

11 ABORDAGENS INSPIRATIVAS SOBRE LIDERANÇA
Além da liderança carismática Líderes de nível 5 Possuem uma quinta dimensão (uma paradoxal mistura de humildade e garra profissional), além das quatro qualidades básicas para a liderança: capacidade individual, habilidade para comandar equipes, competência administrativa e habilidade para estimular a excelência de desempenho nos liderados. Líderes muito ambiciosos, mas sua ambição é canalizada para o sucesso da organização, e não para seus interesses pessoais. © 2006 by Pearson Education

12 Líderes transacionais
Liderança transacional e transformacional Líderes transacionais Líderes que conduzem ou motivam seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas. Recompensa contingente Administração por exceção (ativa) Administração por exceção (passiva) Laissez-faire Líderes transformacionais Líderes que oferecem consideração individualizada e estímulo intelectual aos liderados e que possuem carisma. Carisma Inspiração Estímulo intelectual Consideração individualizada © 2006 by Pearson Education

13 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E EFICÁCIA DA LIDERANÇA
Elementos da inteligência emocional: Autoconsciência Autogerenciamento Automotivação Empatia Habilidades sociais © 2006 by Pearson Education

14 PAPÉIS CONTEMPORÂNEOS DA LIDERANÇA - LIDERANÇA DE EQUIPES
Papéis do líder de equipe: Elementos de ligação com os componentes externos. Solucionadores de problemas. Administradores de conflitos. Treinadores. © 2006 by Pearson Education

15 QUADRO 12-5 © 2006 by Pearson Education
Fonte: Reproduzido com permissão de United Features Syndicate, Inc. © 2006 by Pearson Education

16 PAPÉIS CONTEMPORÂNEOS DA LIDERANÇA – PROGRAMAS DE MENTORES
Funcionário mais antigo que patrocina e apóia um funcionário menos experiente (um protegido). Atividades do mentor:  Apresentar as idéias com clareza. Ser bom ouvinte. Criar empatia. Compartilhar experiências. Agir como modelo. Compartilhar contatos. Oferecer orientação política. © 2006 by Pearson Education

17 PAPÉIS CONTEMPORÂNEOS DA LIDERANÇA - AUTOLIDERANÇA
Uma série de processos através dos quais as pessoas controlam o seu próprio comportamento. Como criar indivíduos autoliderados?  Seja um modelo de autoliderança. Estimule os funcionários a fixar metas próprias. Estimule o uso de auto-recompensas. Crie padrões positivos de pensamento. Crie um clima propício à autoliderança. Encoraje a autocrítica. © 2006 by Pearson Education

18 LIDERANÇA ÉTICA Ações:
Trabalhar para modificar positivamente as atitudes e o comportamento dos funcionários. Assumir comportamentos socialmente construtivos. Não abusar do poder nem utilizar meios impróprios para atingir os fins. © 2006 by Pearson Education

19 LIDERANÇA ON-LINE Liderança a distância: construção da confiança
A ausência de contato direto nas comunicações eletrônicas remove as indicações não-verbais que auxiliam as interações verbais. Não existe contexto de apoio para ajudar o receptor a interpretar a comunicação eletrônica. A estrutura e a entonação da mensagem eletrônica pode influenciar bastante a resposta do receptor. Os estilos de comunicação verbal e escrita de uma pessoa podem não ser iguais. As habilidades de redação acabam por se tornar uma extensão das habilidades interpessoais. © 2006 by Pearson Education

20 DESAFIOS PARA A CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA
Teoria da atribuição da liderança A liderança é simplesmente uma atribuição feita pelas pessoas acerca de outros indivíduos. Qualidades que se atribuem aos líderes:  Inteligência, personalidade extrovertida, grande poder de oratória, agressividade, compreensão e engenhosidade. Os líderes eficazes geralmente são considerados coerentes e assertivos em suas decisões. Os líderes eficazes geralmente passam a aparência de líder eficaz. © 2006 by Pearson Education

21 QUADRO 12-6 Variáveis substitutas e neutralizadoras da liderança
Fonte: Baseado em S. Kerr e J. M. Jermier, “Substitutes for leadership: their meaning and measurement”, Organizational Behavior and Human Performance,1978, p. 378. © 2006 by Pearson Education

22 ENCONTRAR E CRIAR LÍDERES EFICAZES
Seleção Revisão dos requisitos específicos para a posição a ser ocupada. Testes de personalidade podem ser usados para detectar traços associados à liderança — extroversão, consciência e abertura para novas experiências. Condução de entrevistas pessoais para determinar a adequação dos candidatos. Treinamento Reconhecer que as pessoas não são igualmente capazes de assimilar treinamentos. Ensinar as habilidades necessárias para que os funcionários se tornem líderes eficazes. Oferecer treinamento comportamental para aumentar o potencial desenvolvimento de funcionários carismáticos. © 2006 by Pearson Education


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