A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO LOPES LINS COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: Deisy SÉRIE:Eja Fase Final ALUNO:Rodrigo Q. Maia PROFESSOR DE TECNOLOGIAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO LOPES LINS COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: Deisy SÉRIE:Eja Fase Final ALUNO:Rodrigo Q. Maia PROFESSOR DE TECNOLOGIAS:"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO LOPES LINS COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: Deisy SÉRIE:Eja Fase Final ALUNO:Rodrigo Q. Maia PROFESSOR DE TECNOLOGIAS: EDNA Nutrição, saúde e atividade física

2 O que é obesidade A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que resulta em um comprometimento significativo da saúde.

3 É em torno dos dois anos e meio que se definem o número de células gordurosas do futuro adulto. Se em criança adquirir muitas células gordurosas, quando adulta será mais difícil de ser magra. O hábito de omitir refeições, especialmente o desjejum, fazem parte do estilo de vida dos adolescentes, sendo considerados comportamentos inadequados que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. O fato dos pais manterem seus filhos dentro de casa, objetivando segurança, faz com que as crianças brinquem de forma a não gastar calorias, TV, videogame etc, ficando sedentárias.

4 O uso do açúcar (ou outro carboidrato) e da gordura exagerado, estão presentes nos alimentos mais convidativos das crianças: bolos, salgadinhos, sorvetes, bolachas, biscoitos, refrigerantes, lanches, batata, macarrão e sendo usado em excesso vão se acumulando em forma de tecido adiposo. A obesidade está associada ao aparecimento de várias patologias, a diabetes tipo 2 (Diabetes Mellitus insulino-dependente), um aumento da tensão arterial, um aumento dos níveis de triglicéridos e colesterol (LDL), bem como à diminuição do colestrol "bom" (HDL). Está também associada ao desenvolvimento de patologias como a apneia do sono e as dificuldades respiratórias, as artrites, distúrbios hormonais, problemas dermatológicos, doenças cardiovasculares etc.

5 ALGUNS RISCOS PARA A SAÚDE 1-Pessoas obesas têm o dobro de chances de se tornarem completamente cegas,com as artérias cheias de gordura, vitaminas que previnem danos contra as células do corpo não conseguem chegar aos olhos em quantidades suficientes, prejudicando a visão. Os danos causados à retina podem ser irreversíveis. 2-Crianças de 14 anos de idade, com obesidade, já apresentam algum grau de endurecimento das artérias, um indicador precoce para o risco de doença cardíaca. 3- doenças cardiovasculares. 4- Estudos demonstram outro fator bastante alarmante; estar acima do peso deixa o adolescente mais vulnerável a sintomas depressivos. Enquanto os sinais da depressão atingem 80% dos jovens com excesso de peso, a porcentagem é de 21,7% para os que estão com o peso normal. Ainda não se sabe o que ocorre primeiro, a depressão ou a obesidade.

6 •Nutrição •Topo da Pirâmide: gorduras, manteigas, margarinas, óleos, açúcares, doces, refrigerantes. •Grupo dos Laticínios: •Nesse grupo encontramos o leite, todos os queijos e o iogurte. Grupo das Carnes, Ovos, Feijões e Nozes: •Neste grupo encontramos as carnes, aves, peixes, feijões, ovos e as nozes. Grupo das Frutas: •mamão, melão, banana, maçã, abacaxi, goiaba, morango, pêssego, caqui, laranja e todas as outras! •Grupo das Verduras e Legumes: •alface, cenoura, brócolis, pepino, pimentão, batata, tomate, acelga, espinafre, etc. Grupo dos Cereais: •Neste grupo encontramos todos os cereais, tais como: pães, torradas, arroz, massas, cereais matinais, aveia, centeio, granola, etc.

7 •Hidratação : fator importante na prevenção da saúde. A ingestão de água e/ou água de coco, antes, durante e após as atividades é necessária para o bom desempenho físico, manutenção dos líquidos corporais e temperatura corporal. Somente a água e/ou água de coco é suficiente para repor a perda hídrica e de minerais em atividades leves e moderadas (caminhada, musculação, ginástica, hidroginástica, dança).

8 A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida. Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, jogar,passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regulação do apetite, melhoria da imagem e expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

9 •Benefícios da atividade física: •Na aparência: Melhora seu visual Melhora sua postura Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura o trabalho: Aumenta a produtividade Menor propensão às doenças Melhor índice de freqüência no trabalho Combate o estresse e a indisposição Melhora sua capacidade para esforços físicos No dia a dia: O coração trabalha de forma mais segura e eficiente Aumenta seu fôlego Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo Melhora sua auto-estima Você se alimenta e dorme melhor Vive melhor e com mais qualidade Na saúde: Aumenta a qualidade e a expectativa de vida Melhora seu sistema imunológico Previne e reduz os efeitos de doenças como: cardiopatia, Estresse, Obesidade, Osteoporose, Hipertensão arterial, Deficiências respiratórias, Problemas circulatórios, entre outros.

10 Observe as imagens e responda certo ou errado. Errado errado Certo certo Errado certo

11 Escolha quais os alimentos devemos consumir pouco e quais devemos consumir mais. Responda não para os alimentos que devemos consumir pouco e sim para os que devemos consumir mais. Sim não não não sim não

12 •Faça uma lista dos alimentos mais saudáveis. Verduras,frutas e alimento com proteinas. •Faça uma lista dos alimentos que você mais gosta Banana,lanches,macarrão •Responda qual a sua atividade física preferida. •Futbool,volebool

13 Escreva qual a importância de praticarmos atividades físicas. Melhor condições fisicas mais saúde


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO LOPES LINS COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: Deisy SÉRIE:Eja Fase Final ALUNO:Rodrigo Q. Maia PROFESSOR DE TECNOLOGIAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google