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PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.

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2 PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.

3 FORMAS E INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

4 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS • FORMA DE FAZER MEDIÇÕES • ASSOCIAR NÚMEROS A UM OBJETO, SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS

5 QUANTO A FORMA COMO ESTÃO DISTRIBUÍDOS OS DADOS ` Observação direta extensiva: pesquisa quantitativa Trabalha com a extensão das informações:  quantificações,  estatísticas,  questionários,  testes

6 COMO FORMULAR O INSTRUMENTO  Conduzir o entrevistado a prestar informações  Iniciar pelas questões simples e terminar pelas mais complexas  Iniciar por temas gerais e terminar no específico  Evitar perguntas intimas

7  Conter apresentação e objetivo da pesquisa  Instruções para preenchimento  Data  Régua de tabulação

8 CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS QUANTO AO OBJETIVO PERGUNTAS DE FATO: Caracterização do entrevistado. Se refere ma dados objetivos. Exemplo: sexo, idade, profissão, escolaridade

9 PERGUNTAS DE AÇÃO: Se referem as atitudes e hábitos dos indivíduos. Exemplo: com que freqüência você usa o produto?

10 PERGUNTAS DE INTEÇÃO: Se referem as intenções e futuros comportamentos Exemplo: você continuaria usando se houvesse mudanças ?

11 PERGUNTAS DE OPINIÕES: Avaliação do uso ou benefício Exemplo:como você classificaria o produto?

12 TÉCNICA DE ELABORAÇÃO • Criar temas correspondentes aos objetivos da pesquisa anteriormente discutidos • Para cada tema elencar as questões • Para cada questão elencar alternativas • Toda questão deve ter alternativas suficientes ou seja, o respondente deve encontrar uma em que possa se encaixar.

13 QUESTÕES QUANTO A FORMA DE REGISTRO DA RESPOSTA • PERGUNTAS ABERTAS- o entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto. Ex: qual sua opinião sobre......? • PERGUNTAS FECHADAS-são fornecidas as possíveis respostas.

14 PERGUNTAS FECHADAS COM ALTERNATIVAS PODEM SER CLASSIFICADAS COMO • Dicotômicas- duas alternativas • Tricotômicas- três alternativas • Mostruários- um rol de mais de três alternativas para escolha de apenas uma • Múltipla escolha- rol de várias alternativas para escolha de mais de uma • Avaliação-onde se emite um julgamento através de escalas de intensidade

15 DISPOSIÇÃO DE QUESTÕES NO IMPRESSO • Encadeadas-sequência de perguntas ordenadas e uma é subordinada a outra e a resposta afirmativa ou negativa exclui as seguintes. • ex: O senhor tem carro ? • Se sim diga a marca? • Combinadas ou mistas- contêm alternativas abertas e fechadas

16 EXEMPLOS DOS AMACIANTES EXPERIMENTADOS DIGA A CLASSIFICAÇÃO: Quanto a perfume: 1o.____ 2o.____ 3o.____ Qual amacia melhor 1o.____ 2o.____ 3o.____

17 EXEMPLOS Avalie o desempenho do produto: ( )Ótimo ( )bom ( )regular ( )ruim ( )péssimo Classifique atribuindo de 0 a 5 ( 0 pior e 5 melhor) os itens do produto Cor ( ) Embalagem( ) Com que freqüência você usa Todos os dias 1 vez por semana Cuidado para não misturar com sempre

18 EXEMPLO • Com que freqüência você usa o produto: ( )Sempre ( )As vezes ( )Raramente ( )nunca ( ) sempre ( )ocasionalmente/ ( )freqüentemente Como você avalia o desempenho? ( )Bom ( )razoável ( )ruim

19 EXEMPLO • O produto tem um desempenho perfeito. Sobre a afirmação diga ( ) concordo ( ) discordo ( ) concordo parcialmente ( )discordo parcialmente

20 Exemplo • Você compraria o produto caso houvesse __ mudança? • ( )Decididamente não • ( )provavelmente não • ( )indeciso • ( )provavelmente comprarei • ( )decididamente comprarei

21 • JORNAL : • Tem hábito de ler jornal? • ( ) Sim ( ) Não • Se sim? • ( ) Assinante ( ) Não assinante • • Se lê qual o jornal de grande circulação que costuma ler? • ( ) Folha de São Paulo ( ) Estadão ( ) outros • Se lê qual o jornal de circulação local que costuma ler? • ( )T ( )I

22 • REVISTA • Tem hábito semanal de ler revista- circulação nacional? • ( ) Sim ( ) Não • Se sim? Qual ___________________________ • ( ) ( ) ( ) • Tem hábito de ler revista- circulação local • ( ) Sim ( ) Não • Se sim? Qual ___________________________ • ( ) ( ) ( )

23 • CINEMA • Tem hábito de ir ao cinema? • ( ) Sim ( ) Não • INTERNET • Costuma navegar na internet? • ( ) Sim ( ) Não • Qual provedor de acesso mais utilizado? • ( ) Techs ( ) Uol ( ) Ig ( ) Terra ( )Hotmail ( ) própria empresa ( )Outros

24 • RÁDIO • Tem hábito de ouvir rádio? • ( ) Sim ( ) Não • Qual período? • ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada • Qual a emissora que mais ouve. • listar as emissoras da cidade

25 • TELEVISÃO • Tem hábito de assistir Televisão? • ( )Sim ( ) Não • Qual período que mais assiste? • ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada • qual a emissora que mais assite • listar as emissoras –tv aberta • Que tipo de programa que assite? • ( ) Jornalismo ( ) Novela ( ) Variedades ( ) Entretenimento ( ) Esporte

26 • TV POR ASSINATURA • Tem Tv por assinatura ? • ( )Sim ( ) Não • Qual operadora? Qual canal ? • Qual horário? ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada

27 CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO ECONOMICA BRASIL

28 O Critério de Classificação Econômica Brasil, enfatiza sua função de estimar o poder de compra das pessoas e famílias urbanas, abandonando a pretensão de classificar a população em termos de “classes sociais”. A divisão de mercado definida abaixo é, exclusivamente de classes econômicas.

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31 CLASSERENDA MÉDIA A19733,47 A26563,73 B13479,36 B22012,67 C11194,53 C2726,26 D484,97 E276,70


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