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Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc. Tel: 8404-4559 e

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Apresentação em tema: "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc. Tel: 8404-4559 e"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc. Tel: e

2 Introdução  Recursos  Tipos Escassos Limitados Tecnológicos Humanos de Capital ($) Materiais Patrimoniais Leia: MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renata C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3 ed. Rev. São Paulo: Saraiva, Bibliografia Básica do plano de ensino

3 O que é Recurso “ é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza” (MARTINS & ALT; 2009, p. 5)  Fatores de Produção Recursos Clássicos: Natureza, Capital e trabalho. O que está faltando ? “TECNOLOGIA”

4 Funções importantes na área  Gestão de compras  Administração de Materiais  Administração Patrimonial  Logística

5 Gestão de Compras  Gestão da aquisição ou função de compras É um centro de despesa ou de Lucro?  Participação na Receita Bruta: 50% a 80% (compra de insumos para produtos)  Melhor produtividade na função = melhora significativa no lucro.

6 Do Sistema Tradicional ao Moderno Necessidade de adequação aos sistemas just-in-time  Procurement - pesquisa e desenvolvimento de relacionamentos comerciais com os fornecedores - Qualificação e suporte técnico - Negociação de preços com os fornecedores

7 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos  MATRIZ O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações, como os oferecidos pela Embratel.  CLIENTESAcessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento.

8 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos  TRANSPORTADORAS A fim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneiode cargas e notas fiscais.  LIGAÇÕES ÀDISTÂNCIA Servidores mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores.

9 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos  VENDEDORES Munidos de notebooks equipados com modem, os vendedores conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes.  UNIDADES DE VENDAS E REPRESENTANTES Acessam todo o sistema da matriz via Renpac.

10 Sistema de Informação Moderno em Suprimentos  FÁBRICAS As várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar de dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamento.  FORNECEDORES Estão todos ligados à empresa. Utilizando o padrão EDI, têm acesso a várias informações, como os pedidos de compras.

11 Função Compras  Influência em relação à imagem institucional da empresa  Objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo  Tecnologias cada vez mais sofisticadas: EDI (electronic data interchange), internet, cartões de crédito, leilões  Interação com as demais áreas da empresa

12 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Jurídico - Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica; - Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores.

13 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Informática -Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, ,intranets, extranets, softwares de compras; -Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços.

14 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Marketing e Vendas - Entrada: condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos. - Saídas: custos de promoções, condições do mercado fornecedor.

15 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Contabilidade e Finanças -Entrada: custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento. -Saídas: orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da relação benefícios sobre custos.

16 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Engenharia de Produto e de Processos -Entradas: especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços; -Saídas: informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento.

17 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Fabricação ou Produção - Entradas:necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis; - Saídas:prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos.

18 Interface : Compras com as outras Áreas da Empresa  Qualidade -Entrada:informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados -Saídas: histórico sobre a qualidade dos fornecimentos.

19 Novas Formas de Comprar a)Compras globalizadas (global sourcing) – Mercado global. Ex. Grupo Pão de açúcar: falta de produtos caiu de 25% para 4%. b)EDI facilita a transmissão de dados eletronicamente Vantagens: rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;redução dos custos; e sedimentação do conceito de parcerias.

20 c) E-commerce “ O e-commerce envolve a realização de uma ampla variedade de processos empresariais para apoiar a compra e a venda eletrônicas de bens e serviços” (O`BRIEN; 2009, p. 244) Vantagens do EDI em relação ao e-commerce –Maior segurança nas comunicações e parceiros; –Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; –Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações Leia: O`BRIEN, James. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

21 Vantagens do e-commerce em relação ao EDI –Investimento inicial em tecnologia é bem mais baixo –Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos –Pode ser operada praticamente em tempo real –Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina –Maior flexibilidade nos tipos de transações

22 Cont. novas formas de comprar d) Cartões de Crédito, Cartão empresa ou cartão empresarial. Compra de MP e Materiais auxiliares entre empresas. Vantagens: Diminuição no número de transações financeiras, cheques e maior controle e) Leilões Empresa disponibiliza via internet ou editais suas necessidades de compras Informar que a seleção do fornecedor será por meio de leilão público Fornecedores farão suas ofertas de preços e prazos de entrega. Cabe ao comprador fazer a melhor oferta. Vantagens: Transparência no processo de compras

23 Estratégias de Aquisição: Verticalização  Vantagens - Independência de terceiros –Maiores lucros –Maior autonomia –Domínio sobre tecnologia própria  Desvantagens - Maior investimento –Menos flexibilidade –Perda de foco Tentar ou Produzir internamente tudo o que for necessário.

24 Estratégias de Aquisição: Horizontalização  Vantagens: –Redução de custos –Maior flexibilidade e eficiência –Incorporação de novas tecnologias –Foco no negócio principal da empresa  Desvantagens: –Menor controle tecnológico –Deixa de auferir o lucro do fornecedor Comprar de terceiros o máximo possível dos itens necessários

25 Comprar versus Fabricar  Binômio clássico  Análise Financeira: Custo-benefício e VPL.  Conceito de Custo Total: CT = CF + CV x q •CT = custo total •CF = custo fixo •CV = custo variável •q = quantidade envolvida

26 Exemplos  Empresa veloz  Empresa de limpeza

27 Locação (Arrendamento Mercantil) ou comprar  Desvantagens: O arrendatário não pode depreciar o bem; devolução do bem ao fim do arrendamento (se o contrato o exigir); ter de obter aprovação do arrendatário para introduzir modificações no bem arrendado; Não poder usar o valor residual que normalmente o bem terá ao término do contrato.  Vantagens: Mais fácil fazer um leasing do que conseguir empréstimo; Não exige grande desembolso inicial; Risco de obsolescência do arrendador; Os pagamentos efetuados são dedutíveis como despesa do exercício, com reflexos no lucro tributável.

28 Ferramentas de análises  Fluxo de Caixa Descontado  CAE – Matemática Financeira

29 Ética em Compras “Quando o presente tem um maior valor, maior será a obrigação de retribuir” “Ninguém é subornado por acidente”

30 Cont. Ética em compras “Lembranças”, “presentes”, “brindes”, “comissão”, “ agrados” O que fazer ????? Fixar limites Legal e moral Por exemplo: Código de conduta ética  Legislação específica para o setor público  Códigos de ética de compras

31 Diretrizes Éticas  Desencorajar o recebimento de presentes de fornecedores  Definir valor monetário adequado tanto para ser oferecido por vendas como para ser recebido por compras  Informar os funcionários sobre o impacto dos materiais promocionais de valor mais elevado e o sentimento de obrigação que ele acaba criando  Pagamento bilateral para os almoços de negócios.  Manuseio de informações

32 Cont. Exemplos de código de ética  Exemplo: Código de ética da MIT


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