A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Digestão Parte 3 Fígado e metabolismo de gorduras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Digestão Parte 3 Fígado e metabolismo de gorduras."— Transcrição da apresentação:

1 Digestão Parte 3 Fígado e metabolismo de gorduras

2 O que é o Fígado?  O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático).  Ele é a maior glândula do corpo humano.

3 Funções  O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: -armazenamento e liberação de glicose; -metabolismo dos lipídeos; -metabolismo das proteínas (conversão de amônia em uréia),; -síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias;bactérias -emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.bile

4 Mais funções do fígado:  Além de todas as funções já citadas no parágrafo anterior, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre. O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. vitaminas

5 Doenças do fígado  As principais doenças que acometem o fígado são as Hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses, etcalcoolismo

6 O que acontece com o metabolismo que nos faz engordar ?  Foi visto anteriormente que quanto se inicia um exercício, aumenta-se o metabolismo dos nutrientes pelo efeito regulador do metabolismo, ou seja, depleta-se ATP com o exercício e é preciso ressintetizá-lo.  Quando deixamos de colocar o nosso corpo para realizar exercícios, não permitimos que ele gaste ATP em quantidade adequadas para iniciar o metabolismo, tanto dos carboidratos, quanto das gorduras e proteínas, para ressintetizar o ATP.

7 O que acontece com o metabolismo que nos faz engordar ?  Com isso, acabamos por gerar um aumento da quantidade de micronutrientes dentro das células, aumentando assim, tanto o seu volume (hipertrofia), quanto também aumentando o número de células (hiperplasia).  Em alguns casos isto acaba por se tornar prejudicial, pois a hiperplasia do tecido adiposo (adipócitos) só faz com que o nosso peso gordo e percentual de gordura aumentem, colocando em risco a nossa saúde, nos fazendo ficar com sobre peso, e em casos crônicos nos tornando obesos.

8 O que acontece com o metabolismo que nos faz engordar ?  Conseqüentemente quanto menor o gasto calórico, menor será a energia que gastaremos; mais calorias ficaram armazenadas no nosso corpo e com isso, logo entraremos na faixa de sobre peso.  Se não houver uma restrição calórica na alimentação ou se não houver a realização de atividades física o nosso metabolismo será cada vez menor (mais lento), menos energia será gasta e mais gordura será armazenada nos adipócitos (células de gordura) a fim de estocar energia.  Uma vez que a maior fonte de energia estocada no nosso corpo seja proveniente das gorduras.

9

10  O uso de bebidas alcoólicas, os excessos alimentares, colesterol alto e alimentação rica em gordura (frituras, laticínios, margarina, chocolate, ovos) prejudicam o trabalho do fígado, provocando doenças que podem até inutilizá-lo. Para a boa manutenção do fígado, beba bastante água pura e fresca regularmente; use também chás amargos (carqueja, boldo, jurubeba etc) pelo menos 1 vez a cada 15 dias. Evite alimentos cárneos (principalmente suínos e embutidos) e adote regime alimentar natural, rico em frutas frescas da época e vegetais crus.


Carregar ppt "Digestão Parte 3 Fígado e metabolismo de gorduras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google