A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título: Perspectivas de mudança na identidade escolar em decorrência de uso da TIC: construindo uma escola autora. Vicente Willians do Nascimento Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título: Perspectivas de mudança na identidade escolar em decorrência de uso da TIC: construindo uma escola autora. Vicente Willians do Nascimento Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 Título: Perspectivas de mudança na identidade escolar em decorrência de uso da TIC: construindo uma escola autora. Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto José da Costa Tornaghi PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais

2 Objetivo Geral: Avaliar as perturbações decorrentes do uso das TIC e sua relação com a construção de uma escola autora. Objetivos específicos: - Identificar a relação das TIC com a qualidade do ensino e da aprendizagem escolar; - Analisar as possibilidades de mudança postural do corpo docente, discente e gestores escolares, decorrente do uso das TIC; - Identificar atividades de autoria dos componentes da comunidade escolar; - Avaliar a relação da escola com seus pares, decorrentes da sua prática autoral.

3 Justificativa Professor Imigrante Digital (Formação defasada, recursos etc.) O que buscamos? Autonomia, visão crítica, construção do conhecimento.... Alunos Nativos Digitais (muito usado para entretenimento e comunicação com pares....) Escola, na maioria das vezes, reprodutora Escola, na minoria das vezes, de autoria Nenhuma e ou subutilização de recursos multimídia e da rede como fonte de construção crítica dos conhecimentos.. Produzir conhecimentos com autonomia e crítica, pode ajudar na obtenção e atualização de conhecimentos...

4 Referencial teórico Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade. “Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais”. Bruno Latour é sociólogo, professor do Centre de Sociologie de l'Innovation da École Nationale Supérieure des Mines de Paris e da Universidade da Califórnia, San Diego. “Do ponto de vista topológico, uma rede é caracterizada por suas conexões, seus pontos de convergência e bifurcação. Ela é uma lógica de conexões, e não de superfícies, definidas por seus agenciamentos internos e não por seus limites externos. Assim, uma rede é uma totalidade aberta capaz de crescer em todos os lados e direções, sendo seu único elemento constitutivo o nó. As redes tecnológicas, como as redes ferroviárias, telefônicas e informáticas são, para Latour, apenas um caso particular, um exemplo da noção de rede no sentido ontológico e radical que ele lhe confere”. “As TIC é um actante, perturba, mesmo sem estar viva” Celestin Freinet (Gars, 15 de outubro de Vence, 8 de outubro de 1966) foi um pedagogo francês, “Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa”.

5 Questões As perturbações, causadas pelas TIC na escola, oferece melhoria para os processos de ensino e de aprendizagem? As TIC favorecem a formação de professores e alunos com autonomia na construção de seus conhecimentos? Quando ocorre a mudança de postura de professores e alunos, no que se refere à autonomia da construção do conhecimento, a escola passa a ser uma escola autora?

6 Contextualização As TIC fazem parte da sociedade e perturbam diversas áreas da sociedade e principalmente a educação(objeto do nosso estudo). Alunos já utilizam com desenvoltura as TIC, porém não fazem a ponte entre esta habilidade no seu processo educacional; Professores do mundo analógico, exercendo suas atividades, profissionais e cotidianas em um mundo digital; Velocidade e quantidade abundante de informações, necessidade de obtenção e adaptação de forma crítica destas informações na construção do conhecimento; Mudança do paradigma de escola reprodutora para escola autora;

7 Relevância O papel do pesquisador esta diretamente relacionado a sociedade o estudo A TIC perturbação causada pelas TIC, na rotina escolar, se reflete no processos de ensino e de aprendizagem? A utilização das TIC, possibilitou um ganho na relação professor/aluno? A utilização das TIC, propiciou a transformação para uma escola autora? Esta autoria, quando acontece, é percebida pelos pares da escola?


Carregar ppt "Título: Perspectivas de mudança na identidade escolar em decorrência de uso da TIC: construindo uma escola autora. Vicente Willians do Nascimento Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google