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Segundo definição da ONU: “Um projeto é um empreendimento planejando que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim.

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1 Segundo definição da ONU: “Um projeto é um empreendimento planejando que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados”.

2 O que motiva a elaboração de um Projeto? Problemas concretos. Situações potenciais. Programas referenciais.

3 Por que é importante elaborar bons documentos de Projetos?  Aumentar o comprometimento coletivo.  Diminuir a insegurança dos participantes.  Diminuir os conflitos internos.  Aprimorar a gestão.  Aumentar as possibilidades de financiamento.

4 Etapas Básicas da Elaboração de Projetos I.A definição do projeto: o que queremos fazer? II.O plano de trabalho: como vamos agir? III.O andamento do projeto: como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? IV.O orçamento: quanto vai custar tudo isso?

5 Objetivo Geral Informa sobre o público-alvo do projeto e o resultado último esperado sobre este público. Não precisa ser, necessariamente, mensurável.

6 Um Objetivo Específico é: Mensurável; Atingível num tempo limitado; Relacionado às necessidades do público-alvo.

7 “Objetivos descrevem resultados concretos, mensuráveis, e não serviços e atividades, que são os meios para se chegar lá!!!”

8 Beneficiários  Diretos: o número de pessoas com quem o Projeto vai trabalhar diretamente.  Indiretos: uma estimativa do número de pessoas que serão beneficiadas indiretamente pelo Projeto.

9 Justificativa Descrição da comunidade, de seus problemas e necessidades. Descrição do público-alvo do Projeto e de seus problemas e necessidades. Indicação dos problemas que o Projeto pretende amenizar. Descrição de como o Projeto pretende atuar. Citar dados demográficos e pesquisas realizadas na comunidade. Definir a importância do Projeto para os múltiplos parceiros envolvidos.

10 Antecedentes Institucionais Dados (Endereço, CNPJ) Histórico Experiências Anteriores Parcerias “Por que nós?”

11 Avaliação: por que há tanta resistência?  Processo trabalhoso: consome trabalho e tempo de pessoas que poderiam estar sendo utilizados para alcançar os objetivos propostos.  Dispendioso: torna o projeto mais caro.  Atribuição de responsabilidades e geração de conflitos.  Aponta pontos fracos mas não revela causas.  Pontos fracos e suas causas são conhecidos pelos envolvidos que consideram que as soluções não depende deles.  Dificuldade de coletar os dados.  Dificuldade de armazenar e atualizar os dados.

12 Avaliação: por quê?  Não apenas para verificar o desempenho, mas sobretudo para melhorar o desempenho!  Oportunidade para discutir internamente todo o processo.  Auxiliar os tomadores de decisão na escolha de alternativas de ação.  Accountability ou prestação de contas para o agente financiador, os parceiros, os beneficiários, a comunidade e a sociedade em geral.

13 Importante!  Necessidade de se acreditar na avaliação.  Necessidade de se comprometer com o processo.  É desejável que se busque a participação dos beneficiários.  É importante que se esteja disposto a mudar constantemente.  É essencial disseminar os resultados periodicamente.  Tão importante quanto identificar os pontos fracos é reconhecer os pontos fortes e as conquistas e elogiar as boas atitudes.

14 Avaliação * Por quê? * O quê? * Como? * Quem? * Para quem? * Quando?

15 Marco Zero

16 Critérios  Efetividade  Eficácia  Eficiência  Sustentabilidade  Satisfação do beneficiário  Qualidade  Eqüidade  Acesso  Custo-efetividade  Cobertura  Capacidade  Adesão

17 Tipos de Avaliação  Avaliação de Impacto  Avaliação de Resultados  Avaliação de Processo

18 O quê?  Que tipo de informação é importante para o aprimoramento do projeto?  De que informações eu sinto mais falta, gostaria de ter?  Considerando a praticidade e a viabilidade da aplicação dos instrumentos de avaliação, que tipo de informação é dispensável?

19 Como? “Para poder medir resultados, é preciso estabelecer, para cada objetivo, um ou mais indicadores, uma medida que indique se o objetivo foi total ou parcialmente alcançado. São sintomas, sinais que mostram se houve sucesso ou fracasso.” Rosana Kissil

20 Padrões de Referência  Padrões históricos  Padrões normativos  Padrões negociados  Padrões teóricos

21 Quando? Avaliação ex-antes Avaliação simultânea ou concomitante Avaliação ex-post

22 Quem? Avaliação Interna Avaliação Externa Avaliação Mista

23 Para quem? Agentes financiadores Parceiros Poder público Beneficiários Sociedade em geral Gestores Equipe interna

24 “O Orçamento informa, de um modo transparente, a maneira como se pretende aplicar os recursos que se vida a obter.” João Carlos Benício

25 Categorias de Despesas  Recursos Humanos a. Pessoal Permanente (registrados CLT, autônomos ou voluntários) b. Treinamento, capacitação e viagens c. Consultorias  Investimentos  Despesas Operacionais

26 “O Orçamento não é elaborado somente contando com os recursos financeiros que serão necessários para a realização do projeto. É importante quantificar os recursos não-financeiros que também serão utilizados, como doações de espaços e equipamentos para a utilização durante determinada atividade ou trabalhos que serão realizados por voluntários.” João Carlos Benício

27 Documentos comumente requeridos pelo Agente Financiador Estatuto; ata de eleição de diretoria atual; prova de inscrição no CNPJ; cópia do Diário Oficial da União em que consta reconhecimento de Utilidade Pública ou certificado de OSCIP; certificado de registro no CNAS; certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social; certificados de regularidade fornecidos pela Secretaria da Receita Federal*, pela Secretaria da Receita Estadual, pela Secretaria da Receita Municipal, pela Fazenda Nacional*, pelo FGTS*; certidão negativa de débito no INSS*; além de documentos do representante legal da organização. * Podem ser retirados via internet.


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