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COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.

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1 COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA

2 COMPETÊNCIA “É saber agir de maneira responsável (...) implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Maria Tereza Fleury

3 COMPETÊNCIAS “UM CONJUNTO DE: CONHECIMENTOS; CONHECIMENTOS; HABILIDADES; HABILIDADES; ATITUDES”. ATITUDES”.

4 COMPETÊNCIAS-CHAVE CORPORATIVAS “A aprendizagem coletiva da empresa, especialmente, sua capacidade de coordenar as diversas habilidades produtivas e integrar múltiplas fontes tecnológicas. Têm como objetivo oferecer produtos de valor para o cliente e benefícios às empresas”.“A aprendizagem coletiva da empresa, especialmente, sua capacidade de coordenar as diversas habilidades produtivas e integrar múltiplas fontes tecnológicas. Têm como objetivo oferecer produtos de valor para o cliente e benefícios às empresas”. Prahalad e Hamel

5 DEFININDO ALGUMAS COMPETÊNCIAS: SABER AGIR: Saber o que e porque fazer, saber julgar, escolher, decidir;SABER AGIR: Saber o que e porque fazer, saber julgar, escolher, decidir; SABER MOBILIZAR: saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros, materiais, criando sinergia entre eles;SABER MOBILIZAR: saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros, materiais, criando sinergia entre eles; SABER COMUNICAR: Compreender, processar, transmitir informações e conhecimentos, assegurando o entendimento da mensagem pelos outros;SABER COMUNICAR: Compreender, processar, transmitir informações e conhecimentos, assegurando o entendimento da mensagem pelos outros; SABER COMPROMETER-SE: Saber engajar- se e comprometer-se com os objetivos da organização;SABER COMPROMETER-SE: Saber engajar- se e comprometer-se com os objetivos da organização;

6 DEFININDO ALGUMAS COMPETÊNCIAS: SABER ASSUMIR RESPONSABILIDADES: Ser responsável, assumindo riscos e as conseqüências de suas ações, e ser, por isso, reconhecido;SABER ASSUMIR RESPONSABILIDADES: Ser responsável, assumindo riscos e as conseqüências de suas ações, e ser, por isso, reconhecido; TER VISÃO ESTRATÉGICA: Conhecer e entender o negócio da organização, seu ambiente, identificando oportunidades.TER VISÃO ESTRATÉGICA: Conhecer e entender o negócio da organização, seu ambiente, identificando oportunidades.

7 VANTAGENS DAS COMPETÊNCIAS BASEADAS NAS HABILIDADES: VELOCIDADE: resposta rápida às necessidades do cliente e à rápida aplicação de novas idéias e tecnologias aos produtos finais;VELOCIDADE: resposta rápida às necessidades do cliente e à rápida aplicação de novas idéias e tecnologias aos produtos finais; CONSISTÊNCIA: satisfação contínua das expectativas dos clientes;CONSISTÊNCIA: satisfação contínua das expectativas dos clientes; INICIATIVA: clara visão do mercado para se antecipar às necessidades dos clientes;INICIATIVA: clara visão do mercado para se antecipar às necessidades dos clientes; AGILIDADE: adaptação simultânea a vários aspectos do negócio;AGILIDADE: adaptação simultânea a vários aspectos do negócio; CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: geração de novas idéias e fontes de valor.CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: geração de novas idéias e fontes de valor.

8 ORGANIZAÇÕES ESTRUTURAIS X BASEADAS EM HABILIDADES ORGANIZAÇÕESTRADICIONAIS: Realizam tarefas funcionais; Realizam tarefas funcionais; Pessoa em segundo plano; Pessoa em segundo plano; O controle é a meta; O controle é a meta; Visão a curto prazo; Visão a curto prazo; Informação, formação, e incentivos, não são importantes; Informação, formação, e incentivos, não são importantes; Repetem os ciclos de reestruturação e regressão. Repetem os ciclos de reestruturação e regressão. ORGANIZAÇÕES BASEADAS EM HABILIDADES: Realizam bem, as tarefas com funções cruzadas; As pessoas são valorizadas; A meta é valorizar o que constitui valor para os clientes; Visão a longo prazo; Informação, formação e incentivos, são importantes; Criam um padrão de melhoria permanente.

9 SELECIONAR AS COMPETÊNCIAS CRÍTICAS: Contemple uma ampla gama de cenários;Contemple uma ampla gama de cenários; Realize uma análise de sua organização;Realize uma análise de sua organização; Desenvolva uma perspectiva estratégica e determine as habilidades que lhe ajudarão a consegui-la;Desenvolva uma perspectiva estratégica e determine as habilidades que lhe ajudarão a consegui-la; Incorpore seu novo plano na estrutura e cultura da empresa.Incorpore seu novo plano na estrutura e cultura da empresa.

10 TRANSFORMANDO COMPROMISSOS EM AÇÕES: Evite trabalhar com grande número de competências;Evite trabalhar com grande número de competências; Assegure-se de que os altos executivos estejam de acordo;Assegure-se de que os altos executivos estejam de acordo; Reforçar as competências chave de que dispõe a empresa;Reforçar as competências chave de que dispõe a empresa; Compartilhe as competências fora da empresa.Compartilhe as competências fora da empresa.


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