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Semana 2 Seleção e viabilidade financeira de projetos.

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1 Semana 2 Seleção e viabilidade financeira de projetos

2 RESPOSTAS DO PRIMEIRO TRABALHO

3 Projeto 1 Go MAGIC REPROVAR

4 quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro. SÓ 4 CORES INICIAIS

5 Meta – Produção mensal: kits CONSUMIDORES: PESSOAS Capital inicial: R$ ,00 –DESEJO MILIONÁRIO SUPONDO QUE TODO MÊS CADA CONSUMIDOR COMPRA 1 KIT COM AS MESMAS CORES

6 ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L B L SEM PROBLEMAS AQUI PODE SER DADA SUGESTÕES

7 Capital inicial: R$ ,00 Lucro Líquido: RS ,00 – com esse lucro líquido mensal facilmente será pago A PRIMEIRA PARCELA DO EMPRÉSTIMO. E A SEGUNDA?

8 Caso 2 Lapineta APROVAR UM ÚNICO AGRAVANTE:

9 qualidade O ANALISTA PODE DAR SUGESTÕES DE TROCA PARA APROVAÇÃO DO PROJETO Ítem Qualidade PVCB Pigmento azulL PVC CristalL Tinta azulL Ponta esferográficaB GrafiteL MolaB

10 Projeto 3 FAST FOOD “POWER” REPROVAR

11 Público alvo Local: RJ-Zona sul -Classe Social AB P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes VÃO COMER 20 VEZES AO DIA??? SAUDÁVEL????

12 MOSTRAR SEGUNDO TRABALHO

13 AULA 2 Percebemos que as cifras iniciais para a implantação dos projetos são elevadas. É de extrema importância comparar sempre o valor do lucro líquido que será obtido mensalmente com o valor monetário obtido por uma simples aplicação financeira, que implica ganhar dinheiro através de juros “sem trabalhar”. Concorda? Logo é necessário um conhecimento básico de matemática financeira para podermos saber fazer essas análises. A apostila que está em poder de vocês aborda esses assuntos.

14 PEGUEM A APOSTILA ASSUNTOS DA APOSTILA: Pág. 5 –matemática financeira A)cálculo do valor futuro-pág. 10 Se eu não fizer o projeto e pegar o capital inicial destinado a ele e aplicar no mercado financeiro quanto eu terei no final de certo período? Obs. A apostila faz todas as contas através de fórmulas. Nessa matéria será usada a máquina hp12c para todas as contas.

15 $ – valor inicial -18 meses – período de investimento 2% a. m. – taxa de juros ao mês - Sequência das teclas na 12 C CHS PV 18 N 2 I FV Resp.: $ ,92 Ou pela formula: S = P (1 + i) n S = (1 + 0,02) 18 =$28.564,92 Obs. Nunca iremos usar os cálculos pela fórmula

16 B)cálculo do valor presente-pág. 11 Quanto dinheiro devo ter hoje para conseguir uma meta financeira no futuro? $ ,92 – meu desejo no futuro 18 meses – suporto a esperar 2% a. m ,92 CHS FV 18 N 2 I PV Resp: ,00 Ou pela fórmula: P = S/ (1 + i) n P = 28564,92/1, = $ ,00

17 C)cálculo da taxa de juros $ ,00 – meu dinheiro hoje R$ ,00 – dinheiro que desejo no futuro 6 anos – tempo que suporto esperar CHS FV PV 6 N I 9%a.a Ou pela fórmula: S = P (1 + i) n

18 S=P(1 + i)n =150000(1+i) /150000=(1+i)6 1,6771=(1+i)6 log1,6771=log(1+i)6 0, =6log(1+i) 0, /6=log(1+i) 0, =log(1+i) (1+i) = 10 0, i = 1, i = 1, i = 0,08999 x 100% i = 8,99999% = 9% a.a. –viu....deu 9% também mas demorou um pouquinho

19 D)cálculo do tempo de espera para a transformação do dinheiro R$ 11500,00 – meu dinheiro hoje R$ 13225,00- dinheiro que eu quero no futuro 4,5% a.m. – taxa de juros do banco CHS FV PV 4,5 I N 4 MESES Ou pela fórmula: S = P (1 + i) n

20 L log 1,15 = n log 1,045 log 1,15 = n log, 1,045 4 meses

21 E)Qual o fator mais importante para a escolha de um banco para pedir um empréstimo? Resposta: Taxa de juros Dois tipos de taxas de juros Taxa de juros efetiva-realista Taxa de juros nominal-obscura Ex: 7% ao semestre =14% ao ano? Resposta: não Ver exemplo na página 16

22 F)Descontos –não estamos mais nos bancos- estamos no comércio 2 tipos: Por dentro Por fora – prefira sempre esse Ver exemplo na página 19

23 G)Cálculo de uma prestação no comércio-pág30 R$ 10 mil – valor do produto comprado no comércio Pagar em 24 x i = 1,99% a. m. – taxa de juros da loja Qual o valor da prestação mensal (pmt)?pela fórmula: Pmt = {[i/1 – (1 + i) –n ]}. P = pmt = {[0,0199 / 1 – (1 + 0,0199) -24 ]} 10 mil = Pmt = { 0,0199 / (1- 0,623186)} = Pmt = R$ 528,11 ou PELA MÁQUINA 12C CHS PV 1,99 i 24 N PMT Parcela: R$ 528,11

24 H)Cálculo de uma prestação no banco-pág36 2 tipos: 1-sac(sistema de amortização constante Pag 38 – desenho Pag 39-tabela 2-Sistema francês ou Price Pag 41-desenho Pag 42 tabela Pag 44-importante-comparação dos métodos

25 Terceiro trabalho=valor 1 ponto Em grupo(o mesmo grupo que está fazendo o caso). Leia o estudo nas páginas 49 até 52. “Riscos e Incertezas”. Entregar no dia da prova um relato de no mínimo 10 linhas comentando os riscos do seu projeto não dar certo e as incertezas contidas no mesmo.

26 Quarto trabalho valor 1 ponto=último trabalho Individual-entregar no dia da prova Leia o estudo nas páginas 67 até 69.Caso GE Entregar no dia da prova um relato de no mínimo 10 linhas comentando o exigido na página 67

27 J)Mercado de ações Após a conclusão do projeto = (Aprovação de verba e aval do dono do projeto) Implantação do projeto Se quiser, já pode entrar no mercado de ações Objetivo: rápida captação de dinheiro Vender 49% da empresa para acionistas ordinários

28 3 coisas podem acontecer no mercado de ações: RE = valor real do preço da ação Ks = valor momentâneo da ação em um certo tempo. Se: Beta (-) – ação desvalorizada-momento de comprar mais ações Beta =1 – empate. O preço nesse momento possui valores idênticos de RE e Ks Beta(+)= ação valorizada-momento de vender as ações

29 Voltando a confecção do projeto: Quais ferramentas são as mais importantes para o sucesso de um projeto? 1-Ter público alvo que compre toda a meta mensal 2-Ter risco menor que 30% - viabilidade do projeto 3-Ter uma precificação boa – margem de lucro boa 4-Ter uma densidade alta – clientes próximos 5-Ter qualidade –se possível tudo “B” 6-jit = 100%(ou próximo desse valor) –vendi tudo rápido 7-distribuição física eficaz –entrega perfeita/cliente contente 8-Lucro líquido a contento -0 que sobrar dá para viver bem 9-Propaganda Eficaz- vendas crescentes mês a mês 10-Ciclo de vida estratégico – nunca a “maturidade” 11-Refugo próximo do zero – desperdício quase zero 12-CRM elaborado – fidelidade do cliente

30 Risco % Concorrência restrito 320% Conservadores250% Pouco pdvs320% Superdosagem110% TOTAL9100% DETALHANDO AS FERRAMENTAS: 1-P ú blico alvo Pesquisa de mercado 2-An á lise do risco do projeto Ex:goma de mascar (comest í vel) – na verdade é uma pastilha de vitamina C. Grau de Risco: /9=230/9=25,5% 0k<30%

31 Retorno Propaganda 40% Ser goma 40% Sabor dechiclete 60% Embalagem 20% TOTAL 160% 3-A precifica ç ão Iremos vender o produto ao consumidor com 160% do preço de custo

32 4-DENSIDADE(D) E POPULAÇÃO(P) D = espaço entre pessoas. D = 5 = pessoas abraçadas P = percentual de pessoas no local – área ocupada=100%=LOTADO Exemplos: Diga a forma do ambiente nas questões seguintes: a) d=5 e p=100% Pode ser final da copa do mundo entre Brasil e Argentina no Maracanã? b) d=0,5 p=2% Pode ser uma sala onde está ocorrendo à palestra “A importância do capim na alimentação humana”? 5-Qualidade do produto Significado dos códigos de qualidade: B = peça boa sem problemas (pode ser vendida para o cliente). L = peça com problema (dá para consertar e vender para o cliente). C = peça com problema (não dá para consertar, logo não pode ser vendida para cliente mas pode ser vendida para sucata).

33 6-JIT –Just in time Não pode ocorrer: No produto: Estoques; Material à espera de processamento; No serviço: Filas; Pessoas aguardando atendimento; 7-TRANSPORTE-distribuição do produto Preocupações: Formas inadequadas de transportar materiais. Rotas de distribuição do produto não otimizadas. Nota: lembre que o transporte na cadeia logística ocupa os primeiros lugares em custos.

34 8-Lucro líquido a contento formula = receita - custos receita = número de peças vendidas x preço ao consumidor custos = custos fixos + custos variáveis 9-Propaganda a ser utilizada Dentre as várias mídias existentes escolha a mais adaptada ao seu negócio.

35 10-Ciclo de vida -agregação de valor ao produto Tipos: Benefícios sem custos -av Benefícios com custos - nan sem benefícios e com custos- nad Exemplo: Cite o tipo de agregação de valor: a) A estadia do hóspede em um hotel devido ao ótimo clima. O clima agregou valor ao hotel? b) A estadia do hóspede devido à limpeza do quarto. A limpeza agregou valor ou é obrigação limpar o quarto? c) Decorar os quartos do hotel com vasos de cactos. Os vasos com plantas com espinhos ajudou na captação de hóspedes pelo hotel? d) fotos de celular utilizadas para propaganda em facebook e) apartamento de cobertura para venda f)colocação de roletas tipo catraca em um restaurante classe A para a entrada dos clientes g) câmeras de segurança em vestiários masculinos e femininos de uma boutique h)pintura brilhante em uma embalagem de limpeza

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37 11-Kaizen – eliminação de refugo em benefício empresarial consiste em tentar transformar o refugo em dinheiro CRM – Ex: Relação empresa/cliente As empresas devem ter sistemas de relacionamento com o cliente (CRM) automatizados a fim de, continuamente, contatar seus clientes a visitar sua loja, apresentar novos produtos, promoções de novos produtos/serviços, entre outras ações; Deixar o cliente sempre atualizado sobre o seu negócio. O CRM irá auxiliar a prospectar novos clientes e manter os antigos.

38 Revolucionário creme para os Pés e Mãos com Sebo de Carneiro, é um excelente e inovador creme que previne o ressecamento e a aspereza da pele e hidrata as mãos. Contém Óleo de Argan e Uréia. ** Produto para ser usado 2 vezes ao dia. SAN JULLY CREME PARA OS PÉS & MÃOS. Mais um exemplo

39 SAN JULLY CREME PARA OS PÉS & MÃOS.

40 1 – PÚBLICO ALVO: Mulheres das classes C/D+ na faixa etária entre 30 e 60 anos. - População atual no Rio de Janeiro: 20 milhões - Mulheres: 40% (8 milhões). - Mulheres entre 30 e 60 anos: 25% (2 milhões) - Meta mensal: potes. - Média de consumo mensal: 1 pote com 240g por pessoa/mês. - Investimento inicial: R$ ,00

41 Lançamento: Junho Próximo ao inverno que é uma época em que a pele fica mais áspera e ressecada devido ao frio.

42 Risco(A)%(B)AXB Poucos PDV’s.220%40 Preferência por outra marca. 170%70 Uso incorreto310% %140 Risco total 140/6= 23% <30% - viável 2 – ÁRVORE DE RISCO

43 ÁRVORE DE RETORNO Eficácia45% Embalagem10% Marketing45% Total100% 3 - ÁRVORE DE RETORNO

44 4 – DENSIDADE D = 4,5 KM P = 100% FARMÁCIAS, DROGARIAS E LOJAS DE PRODUTOS COSMÉTICOS

45 5 – JUST IN TIME– JIT Vendeu tudo? Sim Houve refugo de 0,003% (tampas danificadas). JIT – Não (Para JIT, sem sobras e sem quebras)

46 ITEMQUALIDADE FRASCOL TAMPAL RÓTULOB SEBO DE CARNEIROB ÓLEO DE ARGANB URÉIAB 6-QUALIDADE

47 7 – TRANSPORTE Distribuição Física: Para os PDV’s Rodoviário – Empresa terceirizada para a distribuição. Valor: R$ ,00 Farmácias, Drogarias e lojas de produtos Cosméticos

48 ITEMCUSTO FRASCO0,10 TAMPA0,10 RÓTULO0,10 SEBO DE CARNEIRO0,40 ÓLEO DE ARGAN0,40 URÉIA0,40 PREÇO CUSTO 1,50 8 – CÁLCULO DO LUCRO LÍQUIDO Preço de venda R$ 3,00 (100% Precificação)

49 LUCRO LÍQUIDO Transporte20.000,00 Água, luz, telefone9.000,00 Funcionários21.000,00 Marketing ,00 Matéria prima(meta+custo) ,00 TOTAL DAS DESPESAS ,00 RECEITA ,00 LUCRO LÍQUIDO ,00 Meta: x 1,50 (Custo)= R$ ,00 Preço de venda: R$ 3,00 x (Meta)= R$ ,00

50 9 – PROPAGANDA Internet: Sem custos TV: *SBT – R$ ,00 *Programa do Ratinho e Casos de Família

51 CAPITAL INICIAL X LUCRO LÍQUIDO - CAPITAL INICIAL : R$ ,00 - LUCRO LÍQUIDO: R$ ,00 - OK. VALEU

52 10 – CICLO DE VIDA Novo Público Alvo: Usar óleos de ureiatol.

53 AGREGAÇÃO DE VALOR AV – Lançar produto próximo ao Inverno. NAN – aumentar a faixa do público alvo. NAD – rotulo com qualidade.

54 11 - KAIZEN Tampas danificadas, 0,003% de potes produzidos = 63 tampas. O prejuízo foi assumido pela empresa, pois a quantidade foi muito pequena. * As tampas não foram reaproveitadas, foram jogadas no lixo.

55 12-CRM Comprando 3 postes leva 1 grátis

56 ATIVIDADES DA SEMANA 3 AULA DE REVISÃO TOTAL 60 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA – BANCO DE QUESTÃO PROPOSTA: PEGAR A AULA DE REVISÃO NO SITE: NO INÍCIO DA AULA DA SEMANA 3 VOCES DEVEM ENTREGAR AS RESPOSTAS DAS 60 QUESTÕES. ACEITO RESPOSTAS REPRESENTANDO GRUPOS. CASO OCORRA: ACERTO DE TODAS AS QUESTÕES – BÔNUS NA PROVA DE 1 PONTO ERRANDO ATÉ 3 QUESTÕES – BÔNUS NA PROVA DE 0,5 PONTO.

57 RECORDANDO A PONTUAÇÃO QUE FORMA A NOTA DA PROVA PRIMEIRA PARTE ATIVIDADES EM CLASSE:4 PONTOS 1 PONTO – PARECER DE VIABILIDADE DE PROJETOS -3 CASOS –JÁ FEITO 1 PONTO – PARECER SOBRE O EMPRÉSTIMO LIBERADO PARA A PREFEITURA - PROJETO DAS OLÍMPIADAS- INDIVIDUAL – ENTREGAR NO DIA DA PROVA 1 PONTO – CITAR AS INCERTEZAS E RISCOS SOBRE O SEU “CASO”-EM GRUPO- ENTREGAR NO DIA DA PROVA 1 PONTO – CITAR AS INCERTEZAS E RISCOS DO CASO “GE”- INDIVIDUAL- ENTREGAR NO DIA DA PROVA

58 SEGUNDA PARTE ESTUDO DE CASO: ELABORAR UM PROJETO COM AS 12 FERRAMENTAS DE PROJETO. EM GRUPO FAZER EM POWER POINT –ENTREGAR IMPRESSO NO DIA DA PROVA E MANDAR POR SERÁ ESCOLHIDO 2 TRABALHOS DA SALA PARA UMA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO – EU COMUNICO DETALHES AOS GRUPOS VENCEDORES. PROVA VALE 4 PONTOS-SEMANA 4 20 QUESTÕES DE MÚLTILA ESCOLHA – CADA UMA VALENDO 0,2 PONTO. ESTÁ SENDO OFERECIDO PONTO EXTRA(BÔNUS) A SER SOMADO NA NOTA DA PROVA (TRABALHO DE 60 QUESTÕES) NÃO É OBRIGATÓRIO FAZER.


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