A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Investimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Investimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Investimentos
1 Prof. Guedes 1

2 Análise de Investimentos
Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 06 - A técnica de análise: Valor Presente Líquido (VPL)

3 Tipos de Técnica de Analise de Investimentos
Existem diversas técnicas, destacaremos as três principais: - Período de retorno (payback); Valor Presente Liquido (VPL); - Taxa Interna de Retorno (TIR).

4 VPL – Valor Presente Líquido
Características: Método alternativo ao payback que propõe corrigir as principais deficiências deste. Também conhecido pelo nome em inglês Net Present Value (NPV) Construir o fluxo de caixa do projeto, com os seguintes componentes: - investimento inicial e investimentos adicionais; - fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno; - valor residual do investimento, se houver.

5 VPL – Valor Presente Líquido
Utiliza a matemática financeira calculando o valor presente do fluxo de caixa, é líquido porque considera saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontando uma taxa de atratividade. Adota-se uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para trazer o fluxo ao valor presente.

6 VPL – Valor Presente Líquido
Taxa de Mínima de Atratividade (TMA) É o retorno mínimo exigido para realizar o projeto. Representa o custo do dinheiro no tempo, o custo das oportunidades perdidas, chamado “custo de oportunidade” Ao realizar um investimento perde-se a oportunidade de realizar um outro, a perda do retorno do investimento que não foi realizado.

7 VPL – Valor Presente Líquido
Qual deve ser Taxa de Mínima de Atratividade (TMA)? Taxa de retorno da aplicação financeira: deixar os recursos aplicados em investimento de baixo risco (renda fixa); Taxa de captação de empréstimo: se a empresa não tem recursos para investir precisa captar um empréstimo. Para projetos arriscados pode-se adicionar um complemento na taxa de desconto para compensar o risco do projeto. A TMA deve ser sempre considerada em qualquer investimento, sobe o risco de perder retorno e investir mal ex. pag. 46

8 VPL – Valor Presente Líquido
Utilização e interpretação do VPL. Dado um fluxo de caixa qualquer, existem três alternativas para calcularmos o VPL: 300 mil 300 mil 300 mil 350 mil 200 mil 1 2 3 4 5 800 mil 1) Resolução pela forma matemática; 2) Resolução pela calculadora HP-12C; 3) Resolução pela planilha Excel.

9 VPL – Valor Presente Líquido
Resolução pela forma matemática: Principio da matemática financeira de desconto com uma taxa de juros composta para cada período, no caso para cada fluxo de caixa. Fórmula Geral:

10 VPL – Valor Presente Líquido
Resolução pela forma matemática VPL = (1+0,20)0 (1+0,20)1 (1+0,20)2 (1+0,20)3 (1+0,20)4 (1+0,20)5 VPL = , , , , ,15 VPL = 33.944,19

11 VPL – Valor Presente Líquido
Resolução pela calculadora HP-12C : O VPL já é uma função programada na calculadora financeira.

12 VPL – Valor Presente Líquido
Resolução pela calculadora HP-12C :

13 VPL – Valor Presente Líquido
Resolução pela planilha Excel: O VPL também é uma função programada no excel.

14 VPL – Valor Presente Líquido
Interpretação do VPL: Tão importante quanto aprender a calcular é saber interpretar os resultados do VPL: VPL positivo: o projeto foi capaz de recuperar o investimentos inicial, alem de pagar a TMA e ainda produzir um retorno de valor positivo adicional. Dessa forma deve-se aceitar o projeto. VPL negativo: o projeto não foi capaz de recuperar o investimento inicial e pagar o TMA, representa a perda em que se está incorrendo. Dessa forma deve-se rejeitar o projeto, pois tem retorno inferior o mínimo exigido.

15 VPL – Valor Presente Líquido

16 VPL – Valor Presente Líquido
Critérios de decisão: Projeto único: se o VPL for positivo, aceita-se o projeto, se for negativo, rejeita-se o projeto. Projetos concorrentes: escolher o maior VPL, contando que seja positivo. Caso os dois sejam negativos, rejeitar os dois projetos.

17 VPL – Valor Presente Líquido
Vantagens do VPL em relação ao payback: O VPL é tecnicamente muito superior ao método de payback. Falhas do payback Vantagens do VPL Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto Não considera os fluxos de caixa após o período de payback Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de períodos de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade

18 Exercícios pag. 63 do 5 ao 8

19 Fluxo de Caixa - Compra de uma máquina para substituir trabalho manual
Vida útil – 10 anos (valor de sucata nulo) Economia – $ / ano Taxa de juros (custo de oportunidade) – 14% b) Taxa de juros (custo de oportunidade) – 10% A máquina deve ser comprada?

20 Fluxo de Caixa – Proposta de investimento
Equipamento - $ Capital de giro necessário – $ Revisão do equip. no 4o ano – $5.000 Valor residual no 5o ano – $10.000 Receitas e custos anuais: Vendas – $ CPV – $ Desp. Operac. – $35.000 Custo do capital – 20% O investimento deve ser feito? $ $ $ 4o ano 5o ano 1o ano … ($ ) ($ ) ($ )

21 A Autopeças Multifuncional exige uma taxa de retorno mínima de 14% em todos os investimentos. A empresa pode comprar uma nova máquina por $ A nova máquina proporcionaria entradas de caixa de $ por ano e teria vida útil de 12 anos, sem valor residual. A máquina é um investimento recomendável?

22 A Danquin Dãnats está analisando a compra de uma nova máquina de fazer donuts que lhe permitirá reduzir o tempo de mão de obra com economia de $3.800 por ano. Além disso, a nova máquina permitiria a produção de um novo tipo de donut, proporcionando a venda de pelo menos mais dúzias por ano. A companhia obtém margem de contribuição de $1,20 com a venda de uma dúzia de donuts. O preço da máquina é $18.600, e a sua vida útil é de seis anos.


Carregar ppt "Análise de Investimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google