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Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Hermano Perrelli

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Hermano Perrelli"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Hermano Perrelli

2 William R. King, MIS Quarterly, 1978 Conjunto de Estratégias Organizacionais Conjunto de Estratégias para SI Missão Objetivos Estratégia Outros Atributos Estratégicos Organizacionais Objetivos do Sistema Restrições do Sistema Estratégias de Projeto do Sistema Processo de Planejamento Estratégico de SI

3 Evolução do Planejamento Estratégico 1 0 Planejamento Financeiro 2 0 Planejamento a Longo Prazo 3 0 Planejamento Estratégico 4 0 Administração Estratégica Eficácia do Planejamento Sistema de Valores Problemas Predominância * Cumprir o Orçamento * Promover a Miopia * Anos 50 * Projetar o Futuro * Não Prevê Mudanças * Anos 60 * Definir a Estratégia * Fórmulas Simplistas * Anos 70 * Determinar o Futuro * Motivação e Controle * Anos 80 * Orçamento Anual * Projeção de Tendências * Análise de Lacunas * Pensamento Estratégico * Análise das Mudanças no Ambiente * Análise dos nossos Recursos e Competências * Alocação de Recursos * Flexível * Coordenação de Todos os Recursos para o Objetivo * Integração do Planejamento e Controle * Sistemas de Apoio -Motivação -Compensação -Desenvolvimento organizacional -Informações e Comunicações

4 Níveis do Planejamento Estratégico em uma Empresa Administrada Estrategicamente Planejamento em Nível Empresarial Planejamento de Interesses em Comum Planejamento de Recursos em Comum Planejamento de Unidade Empresarial Planejamento Produto/Mercado

5 Do Planejamento Financeiro à Administração Estratégica Structure Estrutura Strategy Estratégia Symbolic Behavior Comportamento Simbólico Skills Aptidões Systems Sistemas Staff Shared Values Valores Compartilhados

6 Change & Information Mudança & Informação Culture Cultura Control Controle Communication Comunicação Crisis Points Pontos de Crise Causes & Commitment Causas & Comprome- timento Do Planejamento Financeiro à Administração Estratégica

7 Skills & Capability Aptidões & Capacidade Structure Estrutura Systems Sistemas Staff Symbolic Behavior Comportamento Simbólico Communication Comunicação Shared Values & Culture Valores Compartilhados & Cultura Change & Information Chance & Informação Control & Crisis Points Controle & Pontos de Crise Causes & Commitment Causas & Comprome- timentos Do Planejamento Financeiro à Administração Estratégica

8 Institucionalização do Processo de Planejamento MACROAMBIENTE PÚBLICOS ORGANIZAÇÃO SUBSISTEMAS DIRETIVO PONTOS FORTES E FRACOS SOCIAL TÉCNICO ELOS INSTITUCIONAIS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

9 SWOT Analysis [Zahir Irani and Nandish Patel, 1999] Situation analysis: the process of finding a strategic fit between external opportunities and internal strengths while working around external threats and internal weaknesses. The simplest way to conduct environmental scanning is through a SWOT Analysis. SWOT is an acronym used to describe those particular Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats that are organisational factors for a specific company. The external environment consists of variables (opportunities and threats) that are outside the organisation, and not typically within the short-run control of top management.

10 Etapas do Planejamento Estratégico Definição da missão Análise do ambiente externoAnálise do ambiente interno Revisão da missão Elaboração de filosofias políticas Definição de objetivos Seleção de estratégias Formulação de metas e ações setoriais Elaboração do orçamento Definição de parâmetros de avaliação Formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades Implantação Avaliação Institucionalização do Processo de Planejamento

11 O Conjunto de Estratégias Organizacionais Resultado do “Processo de Planejamento Estratégico Organizacional“ (terminologia pode variar entre empresas) I. Missão da Organização O que é? Por que existe? Qual a sua contribuição singular? Qual o nosso negócio?...e qual não é!

12 O Conjunto de Estratégias Organizacionais (cont.) II. Os Objetivos da Organização Quais as posições futuras desejadas? Declarados de forma ampla e atemporal Restringem possíveis estratégias III. A Estratégia da Organização Direção geral escolhida para atingir metas e objetivos Importante pelo que declara e pelo que exclui IV. Outros Atributos Organizacionais Estratégicos Sofisticação dos gerentes Cultura da empresa quanto à informática

13 O Conjunto de Estratégias de SI I. Objetivos do Sistema: o propósito do SI :: Declarados em termos de atividades “Apresentar o balancete completo da empresa até o dia 10 de cada mês”

14 I. Objetivos do Sistema: o propósito do SI :: Declarados em termos de informação e comunicação “Permitir acesso a todas as aplicações diretamente pelo cliente” O Conjunto de Estratégias de SI (cont.)

15 I. Objetivos do Sistema: o propósito do SI :: Declarados em termos de decisão “Determinar cotas mensais de vendas em no máximo 2 horas” O Conjunto de Estratégias de SI (cont.)

16 II. Restrições do Sistema Externas: normas públicas, padrões, normas setoriais, interface com outros sistemas Internas: orçamento, características organizacionais (cultura, tradição, formação do pessoal, etc) III. Estratégias de Projeto de Sistemas Ex.: “O sistema deve ser projetado de forma que o usuário obtenha o mínimo de informação relevante necessária para atingir seu objetivo gerencial”. “O sistema deve ser capaz de apresentar a qualquer momento a síntese das vendas do dia”. O Conjunto de Estratégias de SI (cont.)

17 O Processo de Planejamento Estratégico de SI I. Identificação e explicitação do conjunto de estratégias organizacionais Fontes: processo de planejamento estratégico organizacional informais: discursos, informes, etc 1. Delinear a estrutura de requerentes da organização Requerentes: proprietários, gerentes, empregados, fornecedores, clientes, credores, governo em vários níveis, comunidade, concorrentes, parceiros,etc.) 2. Identificar as metas dos requerentes ( X Missões X Objetivos X Estratégia ) 3. Identificar as metas da organização e estratégias para cada grupo requerente.

18 O Processo de Planejamento Estratégico de SI (cont.) II. Metodologias para aprofundamento e validação do conjunto de estratégias organizacionais Crítica do trabalho dos analistas pelos altos gerentes

19 III. Transformação do conjunto de estratégias organizacionais em conjunto de estratégias de SI Esquema de Influências REQUERENTES ATRIBUTOS ESTRATÉGICOS ORGANIZACIONAIS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIAS DE PROJETO RESTRIÇÕES DOS SI OBJETIVOS DOS SI O Processo de Planejamento Estratégico de SI (cont.)

20 Metodologia para a Transformação de Estratégias Organizacionais em Estratégias de SI Conjunto de Estratégias Organizacionais Seleção de Estratégias de Projeto Inferir Elementos de SI Projetos Alternativos Conjunto de Estratégias de SI Analista Gerência

21 Conclusões - SIOrganização Processo proposto - Processo não algorítmico variedade organizacional - Exige interação analistas-gerentes “analista de informação” -Prioridade não é tratada explicitamente, mas pode ser inferida da rede de influências

22 Processo Circular Informações para decisão SI Estratégias de SI Decisões sobre estratégias (ponto de partida) Conclusões (cont.)

23 Referências Paul Gray, William R. King, Ephraim R. McLean, Hugh J. Watson. Management of Information Systems. Seção 5.1 (pg ). International Thomson Publishing

24 Leitura Recomendada Paul Gray, William R. King, Ephraim R. McLean, Hugh J. Watson. Management of Information Systems. International Thomson Publishing Robert P. Woyzbun. The evolution of strategic planning. The Marketing Works.


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