A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPES. a idéia da equipe advém: Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPES. a idéia da equipe advém: Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados."— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPES

2 a idéia da equipe advém: Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada; Da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos.

3 "Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme". Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva

4 É um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades para o atingimento das metas. Equipe

5 Palavras e Equipe 1. As seis palavras mais importantes: Admito que o erro foi meu. 2. As cinco palavras mais importantes: Você fez um bom trabalho. Você fez um bom trabalho. 3. As quatro palavras mais importantes: Qual a sua opinião? 4. As três palavras mais importantes: Faça o favor. 5. As duas palavras mais importantes: Muito obrigado. 6. A palavra mais importante: Nós. 7. A palavra menos importante: Eu.

6

7 Características do trabalho em equipe  liderança compartilhada (democrática);  os indivíduos se integram à equipe e procuram agregar conhecimentos;  há a imposição de suas próprias metas;  visa o produto de trabalhos coletivos;  o diálogo é estimulado nas reuniões,  praticam-se dinâmicas para solução de problemas;  tem avaliação direta de seus produtos;  decide e implementa ações em conjunto.

8 Trabalho em equipe Há o estímulo nos integrantes de otimizar os seus conhecimentos, visto que o crescimento e o desenvolvimento da equipe torna possível o aperfeiçoamento dos integrantes como também na própria organização. Deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo.

9 Para ter uma equipe eficaz Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe. Todos têm que saber qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na mesma direção. Cada pessoa tem que estar ligada ao significado maior do trabalho, que é o objetivo que foi definido, e ver o mesmo como um desafio. A comunicação clara é fundamental para alcançar esse objetivo. Melhor errar pelo excesso de comunicação, jamais pela falta.

10 Na liderança situacional, considerar na equipe alguns aspectos: Responsável; Decidida; Experiente, solucionadora, participativa, independente, madura. Percepção sobre si

11 para ter uma equipe eficaz: Respeite a individualidade e estimule a diversidade da equipe. Equipes são formadas de pessoas, que têm histórias de vida, conhecimentos e experiências bem diferentes. É papel do líder aceitar e estimular as diferenças, fazendo com que cada um dê o seu melhor. No time de futebol, por exemplo, cada jogador tem um talento que o difere dos demais: assim deve ser na equipe de trabalho, sempre todos tendo como alvo o mesmo gol.

12 para ter uma equipe eficaz: Estabeleça os papéis. Se os integrantes da equipe não sabem qual a função ou papel a desempenhar, dificilmente vão poder atingir o objetivo comum. Pode ser necessário treinar as pessoas; é papel do líder identificar se existe ou não a necessidade de treinamento.

13 para ter uma equipe eficaz: Motive e reconheça os talentos. Com o tempo, é natural que a equipe perca o entusiasmo do começo. É preciso evitar que uns poucos trabalhem e todos os outros fiquem olhando (como acontecia nos trabalhos do tempo do colégio). É fundamental saber o que cada membro está fazendo de valor e reconhecer a performance de cada integrante. Não permita, no entanto, que alguém solte a máxima: "Eu já fiz a minha parte".

14 para ter uma equipe eficaz: Aprenda a lidar com o conflito. Em um grupo, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. O desafio é saber valorizar a diferença e tornar os inevitáveis conflitos um bom motivo para crescer e superar as adversidades. Lembre-se: Cooperar é diferente de competir. Avalie e monitore. O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para que cada integrante saiba como está o seu desempenho, em que e como pode melhorar. Informações incompletas podem acabar com o trabalho de qualquer equipe.

15 Um integrante de equipe eficaz Conhece e entende o prop ó sito, os objetivos e as medidas de desempenho da equipe; Contribui construtivamente para o desenvolvimento dos objetivos, medidas e planos para alcan çá -los; Têm objetivos e tarefas individuais a concluir visando contribuir para o desempenho da equipe Participa das reuniões de equipe, pontualmente e de boa vontade; Contribui com id é ias, informa ç ões e experiência durante as reuniões;

16 Um integrante de equipe eficaz: Tem uma fun ç ão atuante (secret á rio, por ex.) nas reuniões quando necess á rio; Ouve os outros integrantes da equipe e contribui com suas pr ó prias opiniões e id é ias; Participa de maneira construtiva no debate; Aceita a opinião de consenso da equipe; Tem uma participa ç ão no trabalho a ser feito entre as reuniões e conclui esse trabalho dentro do prazo;

17 Um integrante de equipe eficaz: Ap ó ia o l í der e outros integrantes da equipe fora da equipe, sempre que os planos e a ç ões tenham sido aprovados; Contribui com muita energia e entusiasmo com a equipe e o trabalho a ser efeito; Reconhece as contribuições e ajuda os colegas de equipe;

18 Mãos dadas Certa vez um grupo de amigos se reuniu para uma caminhada na selva. Iniciaram uma caminhada de quase 20 km, iniciando a jornada logo pelo amanhecer. No meio da manhã, o grupo se deparou com um trecho abandonado de estrada de ferro. Cada um deles, na sua vez, tentava andar pelos trilhos que eram muito estreitos. Mas após alguns passos inseguros eles perdiam o equilíbrio e caíam. Depois de observar um após outro caírem, dois deles propuseram aos demais uma aposta surpreendente.

19 Mãos dadas Disseram que poderiam andar o trecho inteiro sem cair sequer uma vez. Os outros meninos riram e disseram: - Impossível, vocês não vão conseguir!... Desafiados a cumprir a promessa, os dois meninos subiram nos trilhos, cada um ficou em um dos trilhos paralelos, e simplesmente estenderam o braço um em direção ao outro e deram as mãos para equilibrar-se..e assim andaram com toda estabilidade pelo trecho inteiro, sem dificuldades.

20 Mãos dadas Essa pequena história mostra que trabalho em equipe começa dando-se as mãos! Mostra o quanto à criatividade e o senso de cooperação podem contribuir para solucionar os problemas que enfrentamos seja na empresa ou em nossa vida pessoal.


Carregar ppt "EQUIPES. a idéia da equipe advém: Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google