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OS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA ADMINISTRATIVA NA PROCURA DO MODELO DE GESTÃO IDEAL.

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1 OS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA ADMINISTRATIVA NA PROCURA DO MODELO DE GESTÃO IDEAL.

2 NOVOS PARADIGMAS DE QUE SE TRATA? Paradigmas são modelos ou padrões, que servem como marcos de referência para aplicar e ajudar a lidar com situações.No campo da administração são, principalmente: >Premissas ou hipóteses: são explicações que ajudam a entender as organizações e orientam a maneira de administrá- las. Nesse caso, paradigma significa o mesmo que doutrina; >Modelos de administração e organização: os modelos compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar as organizações; e >Contexto: compreende a conjuntura- social, econômica, tecnológica, competitiva entre outros – dentro da qual as organizações são administradas

3 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS DA SOCIEDADE INDUSTRIAL E SUA CONTRAPARTIDA NO SÉCULO XXI TRADICIONAISSÉCULO XXI 1.Revolução IndustrialRevolução Digital >Ser humano pela máquina>Ser humano/ computado 2. Classe Operária numerosa em2. trabalhadores em serviços, Conflito com classe de patrões e getrabalhadores profissionais e do renciais.Conhecimento 3. Trabalhador especializado: opera3. Grupo de trabalhadores dor de máquina especializado epara liberais e auto gerido serviço únicotrabalhadores auto-conhecimento 4.Emprego e carreira estável4. Desemprego, empregabili dade. terceirização., economia informal, administração empreen dedora.

4 MUDANÇA DE PARADIGMAS NA ADMINISTRAÇÃO MODELO CENTRADO NO CHEFE > O gerente é o personagem principal do processo administrativo.Somente os gerentes administram. >Gerentes são chefes de subordinados que obedecem > Administração e gerentes são sinônimos NOVAS IDEIAS A RESPEITO DE ADMINISTRAÇÃO. > Todos são gerentes. A administração do grupo de trabalho pertence ao próprio grupo; > Gerentes coordenam o processo decisório e fornecem as condições para a realização das tarefas dos grupos; >Administração está sempr presente no trabalho de pessoas e grupos que tomam decisões e assumem responsabilidades, com ou sem os seus gerentes,

5 MUDANÇAS DE PREMISSAS Premissa Desatualizada : Há uma única forma correta de organizar uma empresa; Novo Conceito: Não há uma única forma de organizar. Há apenas estruturas, cada uma das quais tem suas potencialidades e vulnerabilidades e aplicações específicas. A organização não é um valor absoluto. É apenas uma ferramenta para fazer as pessoas trabalhar bem juntas. Cada estrutura serve para determinadas tarefas, em certas condições e em certos momentos.

6 MUNDAÇAS DAS PREMISSAS Premissa desatualizada: Os principios da administração aplicam-se apenas a organizações de negócios (empresas privadas) Novo conceito: Administração não é apenas administração de empresas. Quebrar essa distinção é importante porque os setores que mais crescem nas sociedades desenvolvidas são o governo, as profissões liberais e as áreas como saúde e educação, não as organizações de negócios.

7 MUDANÇA NAS PREMISSAS Premissa desatualizada: Há uma única forma de administrar pessoas. Essa forma é o controle de cima para baixo --- a centralização. Novo Conceito: Muitas pessoas não são mais empregados diretos trabalhando em tempo integral para um único empregador. Muitas pessoas usam seu conhecimento, não as habilidades manuais para trabalhar.É preciso administrar as pessoas como se leas fossem sócios da empresa.

8 MUDANÇA DAS PREMISSAS Premissa desatualizada: Tecnologias, mercados e utilidades são fixas e dificilmente se sobrepõem-se. Cada ramo de negócio tem tecnologia e mercado específico; Novo Conceito: Há diversas maneiras de satisfazer às necessidades dos mercados. Aço, alumínio e plástico concorrem entre si. Os computadores começaram como ferramentas de engenharia e armazenagem de dados e hoje afetam o negócio das telecomunicações. Não há fronteiras tecnológicas.

9 MUDANÇA DE PREMISSAS Premissa desatualizada: Legalmente o âmbito da administração cobre apenas os ativos e os empregados da organização; Novo conceito: A administração precisa abranger todo o processo do qual seus produtos e serviços dependem. Isso inclui recursos que estão fora da influência legal dos administradores. Para isso, é preciso fazer parcerias.

10 MUDANÇA DE PREMISSAS Premissa desatualizada: A Tarefa da administração é “tocar a empresa”, em lugar de concentrar-se no que ocorre fora dela; A administração tem foco interno e não externo. Novo conceito: As forças que mais afetam a empresa vêm de fora, não de dentro. A administração deve focalizar o exterior, não o interior.

11 MUDANÇA DE PREMISSAS Premissas desatualizadas: As fronteiras nacionais definem a ecologia da empresa ce da administração. Novo conceito: Motores são feitos em um país, carrocerias em outro, componentes eletrônicos em outro. Adminiustrar uma empresa é administrar uma rede de fornecedores mundiais.

12 UMA QUEBRA DE PARADIGMAS A MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL O que é cultura Organizacional Uma definição: Parece haver um aplo consenso de que cultura organizacional diz respeito a um sistema de significados comuns aos membros de uma organização,distinguindo uma organização das outras. Esse sistema de significados comuns é, a um exame mais atento, um conjunto de características fundamentais valorizadas pela organização. As pesquisas mais recentes sugerem a existência de sete características básicas que, em conjunto, captam a essência da cultura da organização.

13 AS SETE CARACTERISTICAS BÁSICAS. >Inovação e Ousadia: o grau em que os funcionários são incentivados a serem inovadores e a correrem riscos; >Atenção ao detalhe: o grau que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes; >Busca do Resultado: o grau que a administração se concentra mais em resultados ou em efeitos do que nas técnicas e processos utilizados para alcançar esses resultados; >Concentração nas pessoas: o grau em que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados sobre o pessoal da organização.

14 AS SETE CARACTERISTICAS BÁSICAS. > Orientação para equipes: o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno das equipes do que em torno dos indivíduos; > Agressividade: o grau em que as pessoas são mais agressivas e competitivas do que contemporizadoras; >Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em oposição ao crescimento.

15 AS ORGANIZAÇÕES POSSUEM CULTURA UNIFORMES? Deve-se esperar, portanto, que os indivíduos com diferentes antecedentes ou em níveis diferentes da organização tendem a descrever a cultura da organização em termos similares. Reconhecer que a cultura organizacional possui características comuns não significa, porém, que não possa haver subculturas em toda cultura considerada.Há uma cultura dominante, mas também espaço para subculturas que se amoldam a cultura principal sem descaracteriza-la.

16 AS CULTURAS FRACAS x CULTURA FORTES. Quanto mais os valores centrais de uma empresa são aceita pelos seus membros,mais sua cultura é forte e isto a levara a ter forte grau de comunhão de valores e de criar um ambiente de elevado controle comportamental. Empresas como Coca-Cola, Microsoft orgulham-se de sua personalidade com grande coragem para correr riscos e da tolerância (até o encorajamento) ao fracasso. Na entrevista da Mircrosoft a indagação de quantas vezes você fracassou e o que aprendeu com isto é fator importante.

17 COMO UMA CULTURA É CRIADA. Os costumes, as tradições e a maneira geral de proceder existentes em uma organização, devem- se, em grande parte do que ela fez antes e ao grau de sucesso que ela tem alcançado com seus esforços.Isto normalmente o leva aos fundadores da empresa. Amador Aguiar e sua obsessão pelo trabalho norteou a cultura do Bradesco por muitos anos, hoje algumas adaptações necessárias às novas realidades são sentidas.

18 COMO OS FUNCIONÁRIOS APRENDEM A CULTURA DE SUA EMPRESA HISTÓRIAS Histórias que circulam no interior de muitas organizações.Normalmente elas contêm narrativas sobre acontecimentos envolvendo fundadores da organização, quebra de regras, sucessos a partir do zero, cortes de pessoal, realocação de funcionários, reações a erros passados, disputas.Essas histórias ancoram o presente no passado e fornecem justificativas e legitimidade para as práticas em curso.

19 OS RITUAIS Rituais são sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da empresa, as metas e pessoas importantes e as estratégicamente indispensáveis. O caso Mary Kay.

20 SIMBOLOS MATERIAIS Intalações, refeitórios, mesas, equipamentos, Etc. são diferenciados para cada nivel, afim de proporcionar status aos ocupantes do cargo e definir visualmente quem é quem na organização; A empresa pode expressar através dos símbolos materiais o quanto deseja de igualitarismo ou distanciamento entre os níveis.

21 LINGUAGEM Muitas organizações desenvolvem uma linguagem própria para expressão de valores e de formas de comunicação cifrada. Somente após dominar a linguagem da maioria você estara integrado totalmente ao meio da organização.

22 MUDANDO A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO. O fato de uma cultura seja constituída por características estáveis e permanentes– que é reforçada por seu processo de seleção, comportamento da alta administração e -- métodos de socialização – tendem a tornar a maioria das culturas resistente às mudanças. Os principais fatores favoraveis à mudança são: Ocorrência de uma crise grave; rotatividade da liderança. Organização nova e pequena; cultura fraca.

23 AMEAÇA À DIVERSIDADE O LADO NEGATIVO DA CULTURA Contratar novos funcionários só se coadunarem com a cultura existente. A entrada culturas diversas é perigosa e pode oferecer condições de mudanças por novos valores trazidos com pessoas com cultura diferente.

24 EMPRESAS COM CULTURAS VÁLIDAS São aquelas que englobam a visão econômica, mas não estão restritas a ela; São aquelas que sobrevivem, crescem e se perpetuam porque tem uma visão mais ampla do que a maximização dos lucros para sua razão de ser; São as que mantêm uma intenção ativa e responsável com o ambiente externo em que atuam; São as que, além disso, têm também compromisso e responsabilidades internas em relação a seus empreendedores e colaboradores.


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