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CAPITULO 2 O ADMINISTRADOR. OBJETIVOS PROPORCIONAR UM CONCEITO ABRANGENTE DO PAPEL DO ADM MOSTRAR AS HABILIDADES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR DELINEAR AS.

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1 CAPITULO 2 O ADMINISTRADOR

2 OBJETIVOS PROPORCIONAR UM CONCEITO ABRANGENTE DO PAPEL DO ADM MOSTRAR AS HABILIDADES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR DELINEAR AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO TRABALHO DO ADM DELINEAR AS ATV PRINCIPAIS DO ADM PROPORCIONAR UM RETRATO DAS POTENCIALIDADES DO ADM EM UM MUNDO DE NEGÓCIOS EM MUDANÇA

3 DICA O ADMINISTRADOR PODE SER SUPERVISOR, SUPERVISOR GERENTE, GERENTE DIRETOR OU PRESIDENTE. PRESIDENTE EM CADA NÍVEL HIERÁRQUICO ASSUME RESPONSABILIDADES E SUAS ATIVIDADES SÃO DIFERENTES NA INTENSIDADEINTENSIDADE

4 O SUPERVISOR TRABALHA NO NÍVEL OPERACIONAL E DA CONTA DO COTIDIANO E DAS ROTINAS E PROCEDIMENTOS DE TRABALHOSlide anteriorSlide anterior

5 O GERENTE TRABALHA NO NÍVEL INTERMEDIÁRIO OU TÁTICO E DA CONTA DA ARTICULAÇÃO INTERNA DA EMPRESA, DOS RECURSOS BÁSICOS E DAS COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS.TÁTICO

6 O DIRETOR CUIDA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO CUIDA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO

7 O PRESIDENTE ASSUME A TOTALIDADE DO EMPREENDIMENTO, VISUALIZANDO O AMBIENTE EXTERNO E A ADEQUAÇÃO DO NEGÓCIO ÀS OPORTUNIDADES QUE SURGEM. ASSUME A TOTALIDADE DO EMPREENDIMENTO, VISUALIZANDO O AMBIENTE EXTERNO E A ADEQUAÇÃO DO NEGÓCIO ÀS OPORTUNIDADES QUE SURGEM

8 CONCLUINDO O ADMINISTRADOR EM CADA UMA DESSAS POSIÇÕES TEM UMA RESPONSABILIDADE DIFERENTE, MAS SUAS ATIVIDADES LEVAM A UM PRINCIPAL E ÚNICO FOCO: PROPORCIONAR RESULTADOS

9 INTRODUÇÃO CONCEITO DURANTE A ERA INDUSTRIAL: O ADM E O TOMADOR DE CONTA DE UMA UNIDADE ORGANIZACIONAL (DIVISÃO, DEPARTAMENTO, UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO-UEN OU SIMILAR) UM DELEGADO OU INTERMEDIÁRIO A QUEM SE ENTREGA OU CONFIA O ANDAMENTO DAS COISAS.

10 HOJE, INFELIZMENTE ESSE CONCEITO AINDA PREDOMINA EM MUITOS EMPREENDIMENTOS, COMO: ADM DE IMÓVEIS, DE BENS, DE CONSÓRCIOS ETC. OU SUPERVISOR DO TRABALHO DAS PESSOAS E DA APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ORGANIZACIONAIS AINDA PREDOMINA NO CHÃO DAS FÁBRICAS

11 ATUALMENTE ESSE CONCEITO JÁ ERA, ESTÁ ULTRAPASSADO FOI-SE O TEMPO EM QUE O ADM TINHA TAREFAS TÃO SIMPLES E LIMITADAS HOJE, EM PLENA ERA DA INFORMAÇÃO, O ADM É REQUERIDO MUITO MAIS

12 AGORA O ADM É MUITO MAIS DO QUE UM MERO SUPERVISOR DE ATV DE NEGÓCIOS OU DE PESSOAS É O CONDUTOR DO NEGÓCIO E O NAVEGADOR EM UM OCEANO DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS QUE CONSTITUEM O ENTORNO DO NEGÓCIO (AMB EXT)

13 PAPEL DO ADMINISTRADOR É EXTREMAMENTE MULTIVARIADO E CONTIGENCIAL DEPENDE DO NÍVEL NO QUAL SE SITUA. SE SUPERVISOR DE PRIMEIRA LINHA.... SE GERENTE NO NÍVEL INTERMEDIÁRIO... SE DIRETOR NO NÍVEL INSTITUCIONAL...

14 PAPEL DO ADM QTO + PREOCUPADO EM SABER FAZER (HABILIDADE EM EXECUTAR) + PREPARADO PARA ATUAR NO NÍVEL OPERACIONAL DA EMPRESA QTO + PREOCUPADO EM DESENVOLVER CONCEITOS (HABILIDADES DE PENSAR E DIAGNOSTICAR) + PREPARADO PARA ATUAR NO NÍVEL INSTITUCIONAL DA EMPRESA

15 O ADMINISTRADOR ESTRATEGISTA 1. PRECISA ESTAR BEM PREPARADO 2. HOMO SAPIENS X HOMO FABER 3. DEVE SABER COMO SE PREPARA, CONHECER OS SEGUINTES INSTRUMENTOS:  UM ORÇAMENTO DE DESPESAS  UMA PREVISÃO DE VENDAS  COMO CONSTRUIR UM CRONOGRAMA  UM FLUXOGRAMA  INTERPRETAR UM BALANÇO CONTÁBIL  ELABORAR UM PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

16 AS COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR ADMINISTRAÇÃO SIGNIFICA – ATINGIR RESULTADOS COM OS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA ATINGIR OS RESULTADOS O ADM PRECISA DESENVOLVER AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS: 1. CONHECIMENTO - Saber 2. HABILIDADES – Saber Fazer 3. JULGAMENTO – Saber Analisar 4. ATITUDE – Saber Fazer Acontecer

17 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR SÃO 3 (TRÊS) AS HABILIDADES BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA O ADM: 1. TÉCNICAS = Métodos, Técnicas, Eqpto 2. HUMANAS= Discernimento para trabalhar com pessoas 3. CONCEITUAIS=Capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos

18 Pergunta que não quer calar Quais Habilidades você julga ter? Quais são suas Habilidades?

19 A CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO AS COMPETÊNCIAS SÃO INVISÍVEIS E O VALOR INTANGÍVEL OS CONSTRUTOS OU CONSTRUÇÕES MENTAIS – SÃO INVENÇÕES ABSTRATAS/ADMINISTRATIVAS  O QUE É O MERCADO?  ESTRATÉGIA?  COMPETÊNCIAS  CLIENTE?  SERVIÇO?  COMPETIÇÃO?...

20 A ATIVIDADE DO ADMINISTRADOR É EXTREMENTE COMPLEXA E ASSUME UM AMPLO ESPECTRO O ADMINISTRADOR: 1. CUIDA DE UMA EMPRESA OU DE UMA ÁREA FUNCIONAL DA EMPRESA 2. CUIDA DE PROCESSOS 3. UTILIZA TECNOLOGIAS 4. LIDA COM PESSOAS 5. SERVE AOS CLIENTES 6. ESTÁ FOCADO EM OBJETIVOS 7. FORMULA ESTRATÉGIAS E PLANOS DE AÇÃO 8. ENTREGA RESULTADOS

21 A NATUREZA DO TRABALHO DO ADMINISTRADOR É EXTREMAMENTE CONTIGENCIAL – DEPENDE DAS SITUAÇÕES A SEREM ENFRENTADAS

22 A TEORIA DA CONTINGÊNCIA DIZ NÃO EXISTIR UMA ÚNICA MANEIRA ÓTIMA DE ADMINISTRAR OU ORGANIZAR UMA EMPRESA, A MANEIRA CORRETA É A QUE PROPORCIONA BONS RESULTADOS. PORTANTO, DIFERENTES ENFOQUES EM ADMINISTRAÇÃO DEVEM SER NECESSÁRIOS PARA DESEMPENHAR DIFERENTES ATIVIDADES DENTRO DA MESMA ORGANIZAÇÃO E TIPOS DIFERENTES DE ORGANIZAÇÕES SÃO NECESSÁRIOS EM DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES E EM RAMOS DE NEGÓCIO DISTINTOS

23 A ABORDAGEM CONTINGÊNCIAL É A FORMA DE ADMINISTRAR SEGUNDO A QUAL O MELHOR ESTILO GERENCIAL E AS MELHORES DECISÕES PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO DEPENDEM, EM CADA CASO, DE MUITOS FATORES, COMO: O AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRA A EMPRESA, O SEU PESSOAL, A CULTURA EM QUE ESTÁ INSERIDA E A SITUAÇÃO ESPECÍFICA EM QUE SE ENCONTRA.

24 NATUREZA DO TRABALHO DO ADM SEGUNDO HENRY MINTZBERG 1. APRESENTA CARACTERÍSTICAS COMUNS 2. NECESSIDADE DE FLEXIBILIDADE 3. ESPECIALISTA E GENERALISTA 4. A INFORMAÇÃO É O PRINCIPAL INSUMO PARA A TOMADA DE DECISÃO 5. RAPIDEZ, VARIEDADE E FRAGMENTAÇÃO 6. É MAIS ARTE DO QUE CIÊNCIA 7. É CADA VEZ MAIS COMPLEXO E CHEIO DE PARADOXOS

25 Para Henry Mintzberg The Nature of Managerial Work O ADM DESEMPENHA VÁRIOS PAPÉIS EM CADA ORGANIZAÇÃO PAPEL  É UM CONJ DE EXPECTATIVAS DE CADA ORGANIZAÇÃO A RESPEITO DO COMPORTAMENTO DE UMA PESSOA  CADA PAPEL REPRESENTA ATIVIDADES QUE AS PESSOAS REALIZAM PARA CUMPRIR SEU TRABALHO

26 PARA MINTZBERG SÃO 3 AS PRINCIPAIS CATEGORIAS DOS PAPÉIS 1. INTERPESSOAIS – Relações com outras pessoas (habilidades humanas) 2. INFORMACIONAIS – Intercâmbio e processamento das Informações (75%) 3. DECISÓRIOS – Escolha ou Opção e Tomada de Decisão (habilidades humanas e conceituais)

27 INTERPESSOAIS REPRESENTAÇÃO→ Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a Organização, acompanha visitantes, assina documentos legais. LIDERANÇA→ Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados. LIGAÇÃO→ Mantém redes de comunicação dentro e fora da Organização, usa malotes, telefones, reuniões.

28 INFORMACIONAIS MONITORADOR→ Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios. Mantém contatos pessoais. DISSEMINADOR→ Envia informação para membro de outras organizações, envia memorandos e relatórios, s, telefonemas e contatos. PORTA-VOZ→ Transmite informações para pessoas de fora por conversas, e- mails e relatórios.

29 DECISÓRIOS EMPREENDEDOR→ Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades. SOLUCIONADOR DE CONFLITOS→ Toma ações corretivas em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta a Equipe a mudanças e crises. ALOCADOR DE RECURSOS→ Decide a quem atribuir recursos. Planeja, programa, orça e estabelece prioridades. NEGOCIADOR→ Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em compras, vendas ou financiamentos.

30 ADMINISTRADOR COMO: EMPREENDEDOR→ Cria novos negócios, Dispõe recursos, Identifica novas oportunidades, Criativo e Inovador GERENTE→ Expande negócios existentes, Alinha e otimiza recursos, Fortalece potencial de crescimento, Organização e otimização. LIDER→ Revigora negócios declinantes, Defende a renovação. Reconhece potencial latente, Inteligência contextual.

31 Questão Qual é o seu papel? Explique por quê?

32 EXPLICAR A FRASE “Há que se mudar sempre para ficar no mesmo lugar”. Giuseppe de Lampedusa Livro: IL GATTOPARDO


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