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Www.qualidadepropar.com. Fundamentos do Comportamento I LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO.

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1 www.qualidadepropar.com

2 Fundamentos do Comportamento I LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

3 Proporcionar aos participantes a aquisição e/ou aprimoramento das habilidades comportamentais de liderança, buscando a eficácia como lideres de um time de trabalho comprometido com os objetivos da empresa OBJETIVO

4 Conteúdo Metodologia Contrato de Trabalho Introdução Horário Celulares e Recados Sigilo quanto ao trabalho

5 É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, com esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação. Definição Liderança

6 Habilidades Básicas Técnica Humana Conceitual

7 AA AI AS Habilidades Básicas Técnica Humana Conceitual

8 Poder de Posição Poder Pessoal Potencial de Influência

9 Processo da Liderança DiagnosticarAdaptarComunicar Influência do Comportamento

10 Aperfeiçoamento Satisfação Proteção Maslow

11 Processo da Motivação NecessidadeObjetivo Comportamento

12

13 V Fisiológica W Segurança Y A.E Z A.R 09 18 27 36 X Associação 9 25 20 35 32

14 Motivação na Prática Ter oportunidades de desenvolvimento profissional Sistema de remuneração justo; Definição, enriquecimento e ampliação de cargos; Participação nas suas atividades diárias; Trabalho compartilhado; Sentir-se valorizado pelo líder imediato;

15 Os colaboradores possuem uma boa compreensão do que precisa ser feito no trabalho,... ao mesmo tempo que possuem um sentido de auto-importância e dedicação para realizá-lo Resultado

16 Ninguém Motiva Ninguém, Mas o desejo de reconhecimento é uma das mais profundas necessidades humanas

17 ET ER 100% 0 1234 NovaSituaçãoVelha 1234 BaixaMaturidadeAlta 1234 BaixoDesempenhoAlto 1 23 4AT BR AT AR BT AR BT BR

18  Comportamento de Tarefa: é a medida com que o líder dirige as pessoas, dizendo-lhes o que fazer, quando, onde e como fazê-lo. Estabelece objetivos e define seus papéis.  Comportamento de Relação: é a medida com que um líder se empenha em comunicar-se bilateralmente com as pessoas, dando-lhes apoio, encorajamento e estímulos positivos. Significa ouvir ativamente as pessoas e apoiar-lhes os esforços. Fonte: Hersey & Blanchard (1986, pag.187) Liderança Situacional

19 Relações Alta e Tarefas Baixas Compartilhar (Troca idéias e facilita a tomada de decisão) Tarefa Alta e Relações Altas Persuadir (Explica as decisões e oferece oportunidades de esclarecimentos) Tarefa Alta e Relações Baixas Delegar (Transfere a responsabilidade das decisões e de sua execução) Tarefa Baixa e Relações Baixas Determinar (Fornece instruções específicas e supervisiona estritamente o seu cumprimento) Estilos Comportamentais

20 É a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Essas variáveis de maturidade devem ser consideradas somente em relação a uma tarefa específica a ser realizada. Fonte: Hersey & Blanchard (1986, pag.187) Maturidade

21 É uma forma fundamentalmente diferente de trabalhar juntos; (colaboradores, equipes e empresa) Empowerment/Empoderamento

22 Dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma como ele é desempenhado. Características: Envolvimento de sugestão; Envolvimento do trabalho: Dar poder aos colaboradores de projetar seus trabalhos; Alto envolvimento: Cada indivíduo de uma operação contribui para a estratégia global, e assume responsabilidade por isso. Crédito: Slack, Chambers e Johnston, 2002Rogerio Simões Griffo13 Empowerment

23 Tem como objetivo conscientizar e instrumentalizar visando processo de autonomia e responsabilidade; Talento, auto-responsabilidade e capacidade de decisão É preciso papel de liderança !!! O líder tem que atuar como o principal agente de mudança !!! Empowerment significa que todos os níveis têm autonomia de decisão. Filosofia Empowerment = dar poder

24 “Hoje não se avalia mais um gerente pelo número de pessoas que se reportam a ele, mas sim pela sua capacidade em fazer essas pessoas decidirem por si mesmas e trabalharem a massa de informações disponíveis na empresa.” (desconheço o autor) Filosofia Empowerment = dar poder

25 AUTOCONHECIMENTOAUTOGESTÃO HABILIDADES SOCIAISCONHECIMENTO DO OUTRO COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Inteligência Emocional

26 “Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças.” Charles Darwin Mensagem

27 Catalizador de mudanças Visão estratégica Visão sistêmica Compromisso com resultados Equilíbrio emocional Espírito de liderança Trabalho em equipe (com os seus liderados) Atuação em equipe (com os seus pares) Flexibilidade sócio-cultural As competências necessárias para um líder no início do século XXI

28 Predisposição para Ações de Gestão e Assertividade nas Decisões

29 Crédito:Arthur Diniz – economista, coacher DIFERENÇA ENTRE: Essenciais; Fazem certas coisas; Transformam pessoas; Vêem o todo. A liderança está dentro da pessoa; LÍDERES Sua prática é uma arte; GERENTES A Gerência está na cabeça da pessoa; Sua prática é uma ciência; Necessários; Fazem coisas certas; Coordenam pessoas; Cuidam dos detalhes.

30 Técnico em Inglês “É saber dar as ferramentas/instruções necessárias para que sua equipe chegue às próprias soluções” Dennis Matthies (professor da Univ. Stanford) ENSINAR OS SEUS COLABORADORES A RACIOCINAR, A ANALISAR AS SITUAÇÕES E A ACHAR A MELHOR SAÍDA PARA OS PROBLEMAS, BASEANDO-SE NOS PRINCÍPIOS DE CADA UM DELES COACHER

31 A DIFERENÇA ENTRE CHEFE E COACH Controla o Comportamento CHEFE Libera o POTENCIAL Dá Ordens Desperta a MOTIVAÇÃO Foca na execução da tarefa Foca no Processo Resolve problemas Ouve e ensina a resolver problemas Assume a responsabilidade Dirige as Pessoas Compartilha responsabilidade Serve as pessoas COACH

32 O verdadeiro líder anda na frente dos demais, abrindo caminhos para a evolução, criando a visão do futuro, agarrando oportunidades, enfrentando desafios, estimulando seguidores e não seguidores ao crescimento e a contribuir, positivamente, para a evolução das pessoas, empresas, comunidade, país e o planeta.. Obrigado! Equipe Propar Mensagem Final


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