A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser."— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser planejada com muita antecedência, com base em alto grau de confiança de que seria vendida a preço determinado. ”

2 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II A certeza da estabilidade “ A tecnologia da produção em massa, com o indispensável comprometimento de tempo e capital, significa que as necessidades dos consumidores devem ser previstas com meses ou anos de antecedência ”

3 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II A certeza da estabilidade “ As grandes empresas devem exercer controle sobre o que é vendido e também sobre o que é fornecido.Devem substituir o mercado pelo planejamento. ”

4 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II A certeza da estabilidade “ Para planejar com eficiência o processo de produção tinha de ser organizado com exatidão e previsibilidade (bom e velho Taylorismo). O Organograma delineava com clareza a cadeia de comando (burocracia – caráter racional – legal). O mercado estava dado como certo. ”

5 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II A certeza da estabilidade “ Normas e procedimentos operacionais padronizados determinavam quem fazia o quê e como. As pessoas, em sua maioria, não deveriam pensar por si mesmas, a não ser sob os parâmetros mais estreitos. O pensamento original, na maioria dos casos, colocaria em perigo todo o plano. ”

6 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Época de Ouro – até final anos 70 “ Maiores empresas americanas planejavam e executavam a produção em grandes volumes, reduzindo custos de produção unitários. Integravam-se com um pequeno grupo de empresas do setor para fixar preços altos e garantir lucros substanciais. Parte reinvestida em novas fábricas, parte nos executivos médios e altos e outra para os horistas. ”

7 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O início da mudança “ Os grandes oligopólios viram suas posições sofrerem arranhões, as empresas continuavam grandes, porém sua posição competitiva se tornou mais precária. Os consumidores e investidores passaram a ter mais escolhas. Novas tecnologias e a revolução digital trouxeram profundas mudanças no cenário. ”

8 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Cegueira O velho poder das vastas economias de escalas conseguiam diluir custos e fixar preços altos, determinando os volumes de produção, definindo os estilos de vida e até os níveis de qualidade sem medo da concorrência ”.

9 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Atualmente “ O grande porte ainda pode ser útil, mas menos pela escala de produção e barreiras à entrada, com formação de preços. Ajuda sim na criação de condições para que as empresas agreguem a capacidade de muitos compradores isolados. ”

10 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II E como fica a estratégia? Existem várias definições e conceitos. Elas podem ser formuladas ou simplesmente acontecerem ao acaso. Ela esteve vinculada durante anos à eficácia operacional.

11 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II E como fica a estratégia? Para Mintzberg: Como Plano: um conjunto de ações, diretrizes conscientemente pretendido, abrangente e integrado (que busca alguma finalidade). Pode ser também um pretexto para o alcance final dos objetivos.

12 Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II E como fica a estratégia? Para Mintzberg: Como Padrão: um comportamento recorrente de ações, consistência no comportamento, pretendida ou não. Como Posição: combinação, localização entre o ambiente interno e externo. Como Perspectiva: vai além da posição escolhida, mas envolvida a maneira de olhar o mundo


Carregar ppt "Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia “ As grandes empresas não podiam correr os riscos da competição. Sua produção tinha de ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google