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Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia do Oceano Azul Busca constante pela INOVAÇÃO DE VALOR Olhar frequentemente para a diferenciação.

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1 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Estratégia do Oceano Azul Busca constante pela INOVAÇÃO DE VALOR Olhar frequentemente para a diferenciação e a liderança de custos ao mesmo tempo (lógica pautada pelo consumidor) Nem sempre significa ineditismo tecnológico ou rapidez na entrada dos mercados

2 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Competir nos espaços de mercado existentes Vencer os concorrentes Aproveitar a demanda existente Exercer o trade-off valor-custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo Criar espaços de mercado inexplorados Tornar a concorrência irrelevante Criar e capturar a nova demanda Romper o trade-off valor-custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo Oceano vermelho x Oceano Azul

3 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Nova estratégia Fugir da segmentação cada vez mais estreita Buscar agregar a demanda Olhar sempre para os elementos comuns entre os não clientes Pensar sempre pela lógica do outro – aquele que não compra Quebrar paradigmas

4 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Princípios básicos Princípios de formulação Reconstrua as fronteiras do mercado Concentre-se no panorama geral, não nos números Vá além da demanda existente Acerte a seqüência estratégica Princípios de execução Supere as principais barreiras organizacionais Introduza a execução na estratégia

5 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Criação de um novo mercado e rompimento da concorrência Sair da lógica tradicional: A. Criar mais valor a custo mais alto B. Criar o mesmo valor a custo mais baixo Saída: Diferenciação e Liderança de custo ao mesmo tempo

6 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Forte olhar para o mercado: quebra de paradigmas Novo olhar: De concorrentes para setores alternativos De clientes para não-clientes

7 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Questionamentos 1. Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? 2. Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? 3. Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? 4. Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

8 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Características da boa estratégica 1. Foco – a empresa não dispersa seus esforços entre todos os atributos de valor 2. Singularidade – ela foge da concorrência, mesmice 3. Mensagem consistente e convincente - mostra o que tem de valor e como atender aos clientes 4. Não existe setor sempre excelente. Varia ao longo dos anos 5. Não existem empresas sempre excelentes

9 Profª. Drª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Características da boa estratégica 6. O oceano azul estabelece um novo patamar de crescimento e lucro 7. O oceano azul se desenvolve na fronteira do oceano vermelho, 8. Não significa uma inovação tecnológica em si, pode até incluir tecnologias avançadas, mas não é o padrão 9. Está sempre relacionada com uma inovação de valor, ou seja, inovação relacionada com os atributos que representam valor para os compradores


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