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Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014. Mineirão As opções para cumprir obrigações de Modernização do Mineirão Cenário inicial Patrimônio histórico; Estádio.

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1 Minas Gerais na Copa do Mundo de 2014

2 Mineirão

3 As opções para cumprir obrigações de Modernização do Mineirão Cenário inicial Patrimônio histórico; Estádio em condições precárias de manutenção (alta exigência de investimento); Obra Pública Alto comprometimento de recursos públicos (aprox. R$700 mi); Baixo incentivo a gestão eficiente das obras (prazo, custo e qualidade); Risco construtivo é do Estado (aditivos contratuais na obra pública); PPP Exigência de modelagem inteligente e muito rigor técnico, sob o risco do negócio não ser recomendável para as partes. Possíveis Soluções

4 Caminho para cumprir cronograma FIFA e otimizar gastos públicos: obras em 3 etapas para permitir modelagem PPP, através de um planejamento estratégico Atividades 2010 Fase 1 Ordem de início Execução da obra Fase 2 Fechamento Mineirão Execução da Obra Fase 3 Publicação do Edital Licitação e Contratação Ordem de início Execução da Obra Entrega Novo Mineirão JFMAMJJASOND 20112012 25/01 Ordem de início 26/06 23/06 Dez/2012 21/12 CRONOGRAMA DA INTERVENÇÃO

5 Contrato de Concessão Administrativa Objeto: operação e manutenção, precedidas de obras de reforma, renovação e adequação do Complexo do Mineirão Prazo: 27 anos (2 anos de obras + 25 anos de operação) Valor: R$677.353.021,85

6 A concretização da Parceria Público-Privada (PPP) Parceria Público-Privada (PPP) com Minas Arena S.A 2 anos de obras (valor estimado R$654 milhões): obrigação Minas Arena S.A 25 anos de operação : gestão compartilhada (contrapartida do Governo mediante nível de serviço da Minas Arena S.A) Perfil de Pagamento da Contraprestação ’37’36’35’34’33’32’31’30’29’28’27’26’25’24’23’22’21’20’19’18’17’16’15’14’13’12’11 Parcela Complementar Parcela com Remuneração Limitada

7 Como funciona a remuneração variável Valor de Referência (VRR): Valor da proposta vencedora Situação prevista – MO = MR Situação Indesejada – MO < MR MO < MR Parcela Comple- mentar (PC) PC acima Situação Desejada – MO > MR (Compartilhamento de resultados) PC abaixo MO acima Situação Favorável ao Estado 50%*(MO-MR) Maior Remune- ração Final do Parceiro e Menor Pagamento Público MR VRR BônusRemuneração Final do Parceiro MO > MR 50%*(MO-MR) R$2,59 milhões MO = MR R$3,7 milhões/mês = valor da proposta vencedora MO: receita total da exploração comercial do Complexo do Mineirão descontados os custos operacionais associados MR: 70% do valor da proposta vencedora

8 Quanto melhor o rendimento do negócio menor o gasto do Estado ¹ O Valor presente líquido (VPL) foi calculado utilizando-se a taxa SELIC de Junho/2010, fixada em 9,5% a.a. Margem Operacional (média mensal) R$677 MM R$473 MM R$389 MM R$0 MM R$2,8 MM R$4,81 MM ! Projeção da contrapartida em cenários futuros Valor Presente Líquido (VPL)* da contrapartida do Governo

9 Sistema de Mensuração de Desempenho Índice de Desempenho COMPOSIÇÃO Índice de Qualidade (IQ) Índice de Disponibilidade (IDI) Índice de Conformidade (IC) Índice Financeiro A mensuração do desempenho financeiro, gerencial, operacional e legal da concessionária é realizada por meio deste índice. A nota atribuída impacta na remuneração

10 A modelagem do Mineirão se constitui como referência em gestão compartilhada de negócios Governo de Minas Consórcio Minas Arena S/A Não há necessidade de investir recursos públicos diretamente na obra (3ª fase) Consórcio tem assegurado repasse mínimo de recursos do Governo Menor a contrapartidaQuanto maior o lucro Controle e monitoramento (obra/operação) mediante indicadores de desempenho e sanções pecuniárias definidos em contrato Exploração comercial do Estádio, com prestação de serviços de qualidade O modelo também contempla os clubes de futebol. Nos dias de jogo, por meio de acordos comerciais, o time mandante terá direito às rendas da bilheteria e do estacionamento. !

11 O projeto considera todas as dimensões relacionadas à plena integração do Mineirão ao seu entorno

12 O projeto delineou novas e modernas estruturas harmonizadas aos principais referenciais arquitetônicos da região

13  Capacidade: 64 mil assentos  80 camarotes com 1.500 lugares  Área VIP com 3.500 assentos  Estacionamento com 2.521 vagas (1.534 cobertas e 987 descobertas)  Restaurante com vista para o campo  7.064m² de área destinada ao comércio (espaço interior e esplanada externa) NOVO MINEIRÃO

14 Novo Mineirão http://bit.ly/xZCLxE

15 Livia Magaldi livia.magaldi@copa.mg.gov.br Secopa – Governo do Estado de Minas Gerais


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