A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012 1

2 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
. POR QUE DILEMAS ATUAIS? . QUAIS SÃO ESTES DILEMAS? . QUAL O PAPEL DA ACADEMIA NA RESOLUÇÃO DESTES DILEMAS? 2

3 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais - INDISSOCIABILIDADE -
. CONTEXTUALIZAÇÃO: - Ensino e Pesquisa são as bases para as ações de extensão - A Extensão auxilia no direcionamento do ensino e da pesquisa - Produzir conhecimento que envolva: prática, produção e aplicação - INDISSOCIABILIDADE - 3

4 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
. CONTEXTUALIZAÇÃO: - O Ensino produz conhecimento, que é aprimorado pela pesquisa e difundido pela extensão. 4

5 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
. CONTEXTUALIZAÇÃO: - No entanto: “A produção do conhecimento só tem sentido se transformar a realidade onde está inserida” 5

6 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
. CONTEXTUALIZAÇÃO: - Por isso a universidade não deve se restringir apenas aos conhecimentos científicos, mas também às questões econômicas, políticas, sociais e culturais. 6

7 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
QUAL O PAPEL SOCIAL DA FACULDADE (POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)? 7

8 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
O PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão): . Desenvolver um projeto que elenque as prioridades definidas pela sociedade; . Ensinar o estudante a pesquisar, selecionar, compreender, relacionar e agregar esse verdadeiro turbilhão de informações 8

9 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão): . Possibilitar que o professor seja, cada vez mais, um pesquisador e não somente um docente, em sala de aula . produzir conhecimento criativo e crítico 9

10 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Imaginação na busca de soluções para problemas novos e inesperados; Raciocinar logicamente sobre conteúdos simbólicos; Compreender e de desenvolver os conhecimentos científicos; Entender o processo produtivo como um todo; 10

11 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Avaliar as tendências de mudanças(sociais e profissionais; Se comunicar de maneira escrita, oral e visualmente; Desempenhar múltiplos papéis profissionais; Se adaptar às novas gerações de equipamentos e ferramentas; 11

12 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Responsabilidade, compromisso e persistência; Pensamento crítico; Envolvimento ético; Defesa dos direitos humanos dentro e fora do local de trabalho. 12

13 EXTENSÃO! A socialização e democratização do conhecimento por meio da
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais A socialização e democratização do conhecimento por meio da EXTENSÃO! 13

14 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
. Deixa de ter um caráter assistencialista; Passa a ser percebida como processo articulador do ensino com a pesquisa; Se transforma em pilar da instituição: promotora da ação política, estratégica, democrática, voltada para a solução de problemas sociais; Promove a ação emancipadora, libertadora, possibilitadora de autonomia; Elevar o pensamento para além do senso comum 14

15 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
Possibilita a “via de mão-dupla” (União de saberes sistematizados): - Acadêmico e popular 15

16 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
TIPOS DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO: Programas Projetos Cursos Eventos Prestação de Serviços 16

17 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
“…Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino.” (SANTOS, 2009). 17

18 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais
REFERÊNCIAS Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de ed. São Paulo: Saraiva, 1999. DEMO, P. Educação e Desenvolvimento: Mito e realidade de uma relação quase sempre fantasiosa. Campinas: Papirus, 1999. JANTSCH, A.; SHAEFER, S. O conhecimento popular. Petrópolis: Vozes, 1995. 18

19 Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil
Franclin Nascimento – – Fone: (61) Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil


Carregar ppt "Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google