A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro."— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012

2 . POR QUE DILEMAS ATUAIS?. QUAIS SÃO ESTES DILEMAS?. QUAL O PAPEL DA ACADEMIA NA RESOLUÇÃO DESTES DILEMAS? ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

3 . CONTEXTUALIZAÇÃO: - Ensino e Pesquisa são as bases para as ações de extensão - A Extensão auxilia no direcionamento do ensino e da pesquisa - Produzir conhecimento que envolva: prática, produção e aplicação - INDISSOCIABILIDADE - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

4 . CONTEXTUALIZAÇÃO: - O Ensino produz conhecimento, que é aprimorado pela pesquisa e difundido pela extensão. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

5 . CONTEXTUALIZAÇÃO: - No entanto: “A produção do conhecimento só tem sentido se transformar a realidade onde está inserida” ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

6 . CONTEXTUALIZAÇÃO: - Por isso a universidade não deve se restringir apenas aos conhecimentos científicos, mas também às questões econômicas, políticas, sociais e culturais. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

7 QUAL O PAPEL SOCIAL DA FACULDADE (POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)? ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

8 O PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão):. Desenvolver um projeto que elenque as prioridades definidas pela sociedade;. Ensinar o estudante a pesquisar, selecionar, compreender, relacionar e agregar esse verdadeiro turbilhão de informações ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

9 PAPEL DA FACULDADE (Por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão):. Possibilitar que o professor seja, cada vez mais, um pesquisador e não somente um docente, em sala de aula. produzir conhecimento criativo e crítico ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

10 FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Imaginação na busca de soluções para problemas novos e inesperados; Raciocinar logicamente sobre conteúdos simbólicos; Compreender e de desenvolver os conhecimentos científicos; Entender o processo produtivo como um todo; ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

11 FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Avaliar as tendências de mudanças(sociais e profissionais; Se comunicar de maneira escrita, oral e visualmente; Desempenhar múltiplos papéis profissionais; Se adaptar às novas gerações de equipamentos e ferramentas; ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

12 FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DEMANDADA PELA SOCIEDADE ATUAL: Responsabilidade, compromisso e persistência; Pensamento crítico; Envolvimento ético; Defesa dos direitos humanos dentro e fora do local de trabalho. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

13 A socialização e democratização do conhecimento por meio da EXTENSÃO! ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

14 EXTENSÃO:. Deixa de ter um caráter assistencialista; Passa a ser percebida como processo articulador do ensino com a pesquisa; Se transforma em pilar da instituição: promotora da ação política, estratégica, democrática, voltada para a solução de problemas sociais; Promove a ação emancipadora, libertadora, possibilitadora de autonomia; Elevar o pensamento para além do senso comum ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

15 EXTENSÃO: Possibilita a “via de mão-dupla” (União de saberes sistematizados): - Acadêmico e popular ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

16 TIPOS DE ATIVIDADES DA EXTENSÃO:  Programas  Projetos  Cursos  Eventos  Prestação de Serviços ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

17 EXTENSÃO: “…Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino.” (SANTOS, 2009). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

18 REFERÊNCIAS Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de ed. São Paulo: Saraiva, DEMO, P. Educação e Desenvolvimento: Mito e realidade de uma relação quase sempre fantasiosa. Campinas: Papirus, JANTSCH, A.; SHAEFER, S. O conhecimento popular. Petrópolis: Vozes, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Dilemas atuais

19 Franclin Nascimento – – Fone: (61) Associação Nacional de Educadores Inclusivos – ANEI Brasil


Carregar ppt "CONTEXTUALIZANDO A TRÍADE (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO): UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google