A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NTE BRASÍLIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DAP/GERÊNCIA DE MULTIMÍDIA NÚCLEO DE INFORMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NTE BRASÍLIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DAP/GERÊNCIA DE MULTIMÍDIA NÚCLEO DE INFORMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 NTE BRASÍLIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DAP/GERÊNCIA DE MULTIMÍDIA NÚCLEO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 2002 PROJETOS E CAPACITAÇÕES

2 O QUE É? Núcleo responsável pela implementação e pelo acompanhamento da utilização das tecnologias da informática nas escolas da área de abrangência da Gerência Regional de Ensino do Guará, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto/Cruzeiro.

3 origem Estruturas criadas por meio de uma parceria com o programa de informática na educação – ProInfo, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

4 escolas atendidas Atualmente o NTE presta suporte técnico e pedagógico a 35 escolas, sendo 17 vinculadas ao ProInfo e 18 originárias de outros projetos ou equipadas por iniciativa da própria comunidade escolar.

5 parceiros O NTE trabalha em parceria com os coordenadores dos laboratórios das escolas.

6 quem são os coordenadores dos laboratórios de informática? S ão professores, de qualquer área do conhecimento, que passam a ser responsáveis pelos ambientes informatizados nas escolas e pela mediação das ações do NTE, direcionadas à implementação da telemática no contexto escolar. São, também, encarregados de capacitar os professores regentes de sua escola para o uso pedagógico dos recursos computacionais e pela integração entre propostas desenvolvidas no laboratório e as demais atividades da escola.

7 projetos e capacitações Traçando diretrizes para a utilização pedagógica dos recursos computacionais; Gerenciamento de redes lógicas; Papa-léguas: vamos acelerar juntos? Curso aluno-técnico; Grupo de pesquisa em robótica; Ciclo de oficinas de informática na educação

8 Curso Diretrizes Formação continuada dos coordenadores dos laboratórios de informática para a utilização das tecnologias da informação e comunicação, por meio de estudos colaborativos, fundamentados na articulação da teoria com a prática pedagógica dos próprios cursistas e na aplicação da metodologia de projetos de aprendizagem.

9 Projeto Papa-léguas O NTE se propõe a viabilizar parcerias com as escolas para a elaboração, implantação e implementação de projetos de aprendizagem envolvendo professores e alunos de classes de aceleração, por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando auxiliar no processo de inserção do aluno na série em que ele apresentar condições de prosseguimento de estudo. O projeto piloto foi iniciado em parceria com o Centro de Ensino Fundamental 05 do Guará.

10 Gerenciamento de Redes Lógicas Tendo em vista a constante necessidade de manutenção técnica, instalações de programas e configurações de equipamentos nos laboratórios de informática das escolas, o NTE passou a capacitar, por meio deste curso, os coordenadores dos laboratórios para a resolução de problemas básicos detectados, proporcionando maior autonomia a esses profissionais e, também, melhores condições para o desenvolvimento das propostas pedagógicas das escolas.

11 Ciclo de Oficinas de Informática na Educação S ão oferecidas com o objetivo de promover a capacitação dos professores regentes das escolas equipadas com laboratórios de informática para o uso pedagógico de recursos básicos do Office, visando não somente ao desenvolvimento de competências e habilidades mínimas necessárias ao trabalho pedagógico realizado com o uso do computador, como também à superação de possíveis dificuldades dos professores em relação ao uso das tecnologias, de uma forma geral.

12 Ciclo de Oficinas de Informática na Educação Oficina de Projetos de Aprendizagem Apresenta a sugestão de uma abordagem metodológica adequada ao uso da informática na educação. Introdução à Informática Básica Introduz noções básicas de hardware, software e de uso da informática em ambientes escolares. apresentando, ainda, um histórico a respeito do assunto. Explorando o Computador A presenta uma introdução ao sistema operacional windows e à utilização do windows explorer. Utilização Pedagógica do Power Point Apresenta noções básicas para a elaboração de apresentações multimídia utilizando textos relacionados com os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial pedagógico deste recurso na promoção da aprendizagem. Utilização Pedagógica do Word Utilizando as apresentações produzidas na oficina de power point, demonstra as possibilidades de uso pedagógico do word. Internet na Escola Capacita os professores para a utilização de alguns recursos básicos de comunicação e pesquisa pela internet, tais como: correio eletrônico e lista de discussão, chat e pesquisa em sites especializados.

13 Plano de Ação 2003 PROGRAMAS DE AÇÃO PROFOCO - Programa de Formação Continuada de Professores Interação Pesquisa Produção Suporte

14 PROFOCO Programa de Formação Continuada de Professores Programa desenvolvido por meio da utilização das tecnologias contemporâneas tendo como estratégia básica a formação de grupos de estudos para a elaboração de projetos interdisciplinares para serem implementados nos contextos escolares. Principais projetos Traçando Diretrizes para a Utilização das Tecnologias Contemporâneas; Ciclo de Oficinas; Educação em Arte e Tecnologias Contemporâneas Aluno-técnico Gerenciamento de Redes Lógicas Mini-cursos

15 Interação Voltado para a articulação de ações e intercâmbio de experiência de utilização das tecnologias entre os diversos setores e diversas especificidades educacionais. Com base nessas ações pretende-se elaborar, em parceria com os participantes, projetos que atendam ao trabalho desenvolvido com crianças e jovens em situação de risco, com a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Infantil. ao Ensino Especial, dentre outros. Principais projetos Risco Zero – Uso das Tecnologias no Atendimento a Jovens e Crianças em em Situação de Risco Telemática nas Escolas Tecnologias Contemporâneas no Ensino Especial Papa-léguas – vamos acelerar juntos? Projeto Candanguinhos - Uso das Tecnologias Contemporâneas na Educação Infantil Uso das mídias na aprendizagem das Línguas Estrangeiras Mostra de Informática na Educação

16 Pesquisa Tem como objetivo promover o incentivo à pesquisa relacionada com a utilização das tecnologias contemporâneas no contexto escolar, por meio da criação de grupos de estudo composto por professores e/ou alunos das escolas da Rede Pública de Ensino. PROJETOS Banco de Projetos Grupo de Pesquisas em Robótica Softwares Educacionais

17 Produção Destina-se à proporcionar meios de divulgação das ações do NTE e, também, de planejar e construir ferramentas pedagógicas a serem utilizadas nos cursos e oficinas oferecidos pelo Núcleo. Inicialmente estão previstas a produção de Tele-aulas, de uma Home-Page, de um boletim informativo e da Mostra de Trabalhos produzidos nas escolas PROJETOS Teleaula Página do NTE Boletim do NTE

18 Suporte Criação de um sistema de gerenciamento dos Laboratórios de Informática das escolas, apoiado em um banco de dados atualizado, de forma a promover a organização e adequação dos procedimentos, visando agilizar e facilitar a execução dos serviços por parte dos técnicos do NTE. O banco de dados será disponibilizado na Internet com o objetivo de agilizar a comunicação com as escolas. PROJETOS Banco de dados Suporte Técnico.

19 equipe coordenação Sheila Campello multiplicadores: Luzirene do Rego Leite Getúlio Rosário Caetano Célia Matsunaga Higawa técnicos: Francisco Pinto dos Santos Marcelo Milhomem de Sousa Newton Marcos da Silva Almeida apoio logístico: Tecla Rodrigues de Sousa Núcleo de Tecnologia Educacional Brasília endereço: sia saps módulo e Telefone: m


Carregar ppt "NTE BRASÍLIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DAP/GERÊNCIA DE MULTIMÍDIA NÚCLEO DE INFORMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google