A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLM – Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos CHRISTIAN FRANZ DANIELLE LAGO XAVIER ELIANE PANACIONI MAROS HELOISA MOREIRA JEAN KARLO RUDNICK JHENIFER JHENICE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLM – Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos CHRISTIAN FRANZ DANIELLE LAGO XAVIER ELIANE PANACIONI MAROS HELOISA MOREIRA JEAN KARLO RUDNICK JHENIFER JHENICE."— Transcrição da apresentação:

1 PLM – Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos CHRISTIAN FRANZ DANIELLE LAGO XAVIER ELIANE PANACIONI MAROS HELOISA MOREIRA JEAN KARLO RUDNICK JHENIFER JHENICE DA SILVA MAURÍCIO CRIBARI RANGEL CYRINO RAFAEL FIX

2 Overview PLM (Gerenciamento do ciclo de vida do produto) é uma abordagem estratégica que se aplica a um conjunto de soluções de negócios para apoiar a criação colaborativa, gestão, disseminação e uso da informação da definição do produto em toda a empresa; Se estende desde o conceito do produto até o fim da vida, integrando pessoas, processos, sistemas, negócios e informação.

3 Overview É composto de vários elementos: ▫Fundação de tecnologias e padrões (XML, visualização, colaboração, integração de aplicações empresariais); ▫Autoria de informações e ferramentas de análise (desenho mecânico, projetos eletrônicos, softwares de engenharia, publicação técnica, análise de elementos finitos); ▫Funções básicas ( gerenciamento de conteúdo, workflow, estruturação de produtos, gestão de programas); ▫Aplicações funcionais (gerenciamento de configuração, controle de mudanças de engenharia); ▫Soluções de negócio (introdução de novos produtos; a colaboração da cadeia de suprimentos); ▫Todos incorporando as melhores práticas e métodos;

4 Overview A chegada do PLM como um processo de negócios significativo é atribuída à indústria automobilística; Em meados da década 80, a American Motors Corporation (AMC) estava procurando uma maneira de acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos para competir de forma mais eficaz contra os seus concorrentes de maior porte. Depois de apresentar seu compacto Jeep Cherokee, que lançou o mercado de veículos utilitários esporte (SUV), a empresa iniciou o desenvolvimento de um novo modelo, trazido ao mercado como o Jeep Grand Cherokee.

5 Overview Esforço da AMC: ▫Primeira Parte: acelerar o desenvolvimento do produto. Para tanto foi implementado um sistema computer-aided design (CAD) para facilitar a produtividade da engenharia. ▫Segunda Parte: um novo sistema de comunicações que permitiu que os conflitos fossem resolvidos mais rapidamente e a redução de custo elevado com mudanças de engenharia, mantendo todos os desenhos e documentos em um banco de dados central.

6 Overview O novo sistema foi muito eficaz e conectou todos os envolvidos na concepção e construção de produtos. Tornou-se produtor industrial de menor custo, com custos de desenvolvimento de metade da média da indústria.

7 Overview Os benefícios do PLM podem ser de grande alcance: ▫Ajuda a reduzir o custo de um produto. ▫Traz mais rapidamente, melhores produtos ao mercado, e permite um melhor suporte aos clientes no uso dos produtos. ▫Maximização do valor de um produto em seu ciclo de vida. ▫Fornece transparência sobre o que está acontecendo ao longo do ciclo de vida do produto.

8 Overview Historicamente, o PLM foi pioneiro em grandes empresas; Para tornar o PLM efetivo é necessário: ▫compreender, adquirir, implementar e melhorar as tecnologias, testar e validar os benefícios e estabelecer as práticas disciplinadas organizacionais para tornar o PLM efetivo. Atualmente o PLM está sendo alavancado por empresas de todos os tamanhos; Mercado dos grandes fabricantes cada vez mais complexo e competitivo.

9 Overview PLM deve ser visto como uma coleção de ferramentas de software e metodologias de trabalho integrado para atender os estágios do ciclo de vida do produto, ligar tarefas ou gerir todo o processo. PLM engloba áreas significativas de processo – não somente o programa e os processos de gerenciamento de projetos, mas também os processos necessários para fabricar o produto ou uma planta, operá-lo no campo ou encerrá-lo no final de sua vida útil. As soluções de PLM ajudam a definir, executar, avaliar e gerenciar processos do produto-chave relacionados com o negócio. Processos e os mecanismos de workflow, ajudam a garantir o feedback digital para os usuários e outros sistemas de negócios ao longo de cada fase do ciclo de vida do produto.

10 Panorama da Tecnologia Para tirar proveito dos benefícios que o PLM pode propiciar, faz-se necessário ter uma sólida compreensão do sistema e dos recursos oferecidos; Caso não haja uma compreensão clara, uma série de desafios será encontrada na implementação do PLM; Isso deve ser verificado no contexto dos negócios e não simplesmente numa decisão que visa a capacidade de sobrevivência da empresa.

11 Panorama da Tecnologia A inovação não se aplica apenas à produtos, mas é importante no que tange os processos sejam eles internos e/ou externos; Ambientes PLM facilitam a inovação em todas as frentes, fornecendo informações claras, precisas, e válidas para toda a empresa; Nestes ambientes, todos os envolvidos no processo têm acesso à clara definição do produto, portanto, a colaboração em larga escala através do PLM torna- se o motor da inovação da empresa.

12 Panorama da Tecnologia Normalmente as soluções PLM disponíveis possuem características genéricas e templates; Funções para domínios específicos são pré- configuradas; Os pontos fortes incluem a gestão de modelos CAD e documentos técnicos, com o apoio de liberações de engenharia e processos de mudança; Forte integração com o CAD, ERP e data system (sistemas de dados).

13 Panorama da Tecnologia Esse impulso para a implementação do PLM tem enfrentado uma série de desafios nas organizações: ▫1.As implementações de PLM abrangem mais e mais amplos grupos funcionais. Isso faz com que haja um aumento nas fases da implementação. ▫2.O serviço de suporte é o centro das atenções, e um elemento crítico. Essas fontes de apoio incluem parceiros, fornecedores de software, integradores de sistemas e recursos internos. A coordenação eficaz entre estas fontes é fundamental, embora muitas vezes difícil. ▫3.As abordagens híbridas estão ganhando força. Diferentes mensagens são necessárias para diferentes papéis funcionais e comprometimento nas organizações deve se dar tanto no nível top-down e bottom-up.

14 Como avaliar fornecedores PLM é uma plataforma muito mais diversificada do que aplicativos empresariais, como ERP ou Supply Chain Management (SCM); Normalmente alguns fornecedores e soluções são mais adequados para os diferentes aspectos do ciclo de vida de um produto. Sendo assim poucos fornecedores cobrem toda a gama de funcionalidades. O fornecedor primário de PLM deve apoiar seu maior problema, de modo a obter um conjunto completo

15 Como avaliar fornecedores A seleção do fornecedor deve começar com: ▫os objetivos de negócios em mente; ▫Estudo do negócio pelos fabricantes (que cuidadosamente cruze a estratégia de software com a estratégia do negócio como um todo).

16 Como avaliar fornecedores Uma série de passos lógicos são essenciais para o processo de avaliação do fornecedor de PLM: ▫1. Determinar a necessidade; ▫2. Avaliar onde a empresa deveria estar; ▫3. Organizar a avaliação; ▫4. Determinar os requisitos de gestão; ▫5. Determinar os requisitos técnicos; ▫6. Determinar os requisitos de integração; ▫7. Avaliar parceiros em potencial; ▫8. Selecionar um sistema e o parceiro fornecedor; ▫9. Implementar e acompanhar a estratégia.

17 Relação de fornecedores

18 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software A globalização obrigou as empresas a operarem em ambientes de constante desenvolvimento, combinando comunicação, coordenação e controle. Atualmente os produtos e seus respectivos desenvolvimentos estão se tornando cada vez mais complexos e as empresas buscam formas sistemáticas e mais eficientes para apoiar o desenvolvimento e gestão de produtos complexos em um ambiente globalizado.

19 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Uma resposta a estes desafios é o aumento de conceitos como: ▫Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management – PLM) ▫Ciclo de Vida de Programas (Application Lifecycle Management - ALM).

20 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Uma melhor gestão do ciclo de vida dos produtos proporciona benefícios para as empresas: ▫Menor tempo de entrega; ▫Aumento da qualidade do produto. O ciclo de vida do produto abrange fases que se relacionam com o desenvolvimento do produto antes de ser entregue, bem como fases associado à sua utilização, reformulação até o seu desuso;

21 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Uma solução de Ciclo de Vida do Produto pode incluir diversas ferramentas e bancos de dados usado para criar e gerenciar produtos, tais como: ▫gerenciamento de requisitos (RM); ▫gerenciamento de configuração (CM); ▫computer aided design (CAD); ▫planejamento de recursos empresariais (ERP).

22 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software O gerenciamento do ciclo de vida de programas não se concentra em qualquer ciclo de vida específico, mas ajuda a manter todas as atividades do ciclo de vida sincronizado.

23 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software ▫O conceito de gerenciamento de ciclo de vida de programas não é bem definido; ▫O ponto de partida para a aplicação do conceito visando a melhoria em uma organização é a capacidade de documentar e analisar o cenário atual do problema.

24 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software O ciclo de vida do produto é a atividade de gestão de um produto durante todo seu ciclo de vida - do início ao fim. Surgiu a partir da necessidade de reunir sistemas e processos para superar problemas; Afirma-se que a origem do conceito tem suas raízes no design e na engenharia;

25 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Com a utilização do CAD (computer aided design), os sistemas se tornaram necessários para ajudar a gerenciar grandes quantidades de dados; Assim o foco passou a ser a gestão de arquivos e controles; No início de 2000, o foco estava com os sistemas ERP – Enterprise Resource Planing e sistemas de colaboração com os parceiros de negócios;

26 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software O ciclo de vida do produto é um método sistemático para controlar os dados do produto, controlar e conduzir o processo de criação, manipulação, distribuição e registro de dados relacionados aos produtos. Propõe soluções interligadas com vários sistemas distintos, tais como requisitos de gestão (RM), a configuração gestão (CM), planejamento de recursos empresariais (ERP), software assistidos por computador, entre outros.

27 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software O conceito de ciclo de vida dos produtos oferece benefícios como: ▫menor tempo de entrega; ▫qualidade do produto; ▫melhores oportunidades para melhorar a comunicação durante o desenvolvimento de produtos; ▫transferência de arquivos entre ferramentas.

28 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software As empresas estão cientes do gerenciamento do ciclo de vida de software como um conceito, mas não entendem o que realmente significa; As pessoas utilizam o gerenciamento do ciclo de vida de software como sinônimo para operações e manutenção sem que haja fases de desenvolvimento; Outra definição do gerenciamento do ciclo de vida de software define os três pilares para a rastreabilidade e automação de processos e relatórios; Ainda a gestão do ciclo de vida fornece apoio para gerenciamento de projetos proporcionando um meio objetivo de monitorar atividades do projeto e gerar relatórios em tempo real a partir de dados do projeto;

29 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Requisitos de rastreabilidade (RT): capacidade de descrever e seguir os procedimentos em todos os sentidos; A rastreabilidade está relacionada com o ciclo de vida; Gerenciamento de configuração: fornece os processos e tecnologias para identificação e controle (configuração) dos itens. Contém as atividades básicas de identificação da configuração e configuração de controle, ou seja, a gestão da mudança.

30 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Planejamento do gerenciamento de configuração: ▫fornece mecanismos para o planejamento e documentação da solução de gestão de configuração para um projeto. Atualmente as ferramentas de gerenciamento de requisitos gerenciam os requisitos num banco de dados e, portanto, facilita a gestão das relações entre eles. A grande deficiência do gerenciamento de configuração é lidar com mecanismos de rastreabilidade do ciclo de vida que são armazenados em outros bancos de dados;

31 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Ferramentas da Integração: ▫São ferramentas que se destinam a produzir ambientes completos que suportam o ciclo de desenvolvimento de software; ▫Ambientes integrados em que os usuários podem facilmente passar de uma função para outra sem ter que trabalhar com múltiplas ferramentas, sem necessidade de integrar os dados manualmente entre essas ferramentas. ▫A integração pode ser alcançada de diferentes formas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de sistemas complexos relacionados a integração da gestão de hardware e software.

32 Gestão do Ciclo de Vida num contexto Global de Software Ferramentas ALM (Application lifecycle management): ▫Fornecem ambientes de desenvolvimento que integram diversas aplicações do ciclo de vida, tais como gerenciamento de requisitos, gerenciamento de projetos, gerenciamento de configuração e ferramentas de design e desenvolvimento; ▫O mercado de ferramentas de ALM para o desenvolvimento ágil está crescendo;

33 Application lifecycle management Os principais elementos da ALM são: ▫Criação e gestão de artefatos do ciclo de vida; ▫Rastreabilidade de artefatos do ciclo de vida; ▫Relatórios de artefatos do ciclo de vida; ▫Comunicação; ▫Suporte de Processos; ▫A integração de ferramentas.

34 Application lifecycle management Criação e gestão de artefatos do ciclo de vida: ▫A criação e gestão de artefatos do ciclo de vida é o elemento base de ALM. Ele fornece os mecanismos necessários para criar, armazenar e gerenciar ciclo de vida dos artefatos. Rastreamento de artefatos do ciclo de vida: ▫Na documentação e análise ALM, conseguimos buscar qualquer artefato produzido durante o período de desenvolvimento do ciclo de vida do produto. Isso facilita bastante a criação de relatórios e facilita na visão das informações do projeto.

35 Application lifecycle management Reporte dos artefatos do ciclo de vida: ▫O relatório do ciclo de vida dos artefatos dá mecanismos para gerar informações sobre o status do ciclo de vida e do desenvolvimento em geral. Este relatório é importante, pois dá o feedback necessário aos gestores de projetos, que podem então, conferir se o projeto está seguindo o cronograma. Comunicação: ▫Na análise ALM, a o elemento de comunicação é usado para documentar e analisar as praticas que existem dentro da solução. Este elemento inclui a distribuição de dados, ferramentas e praticas de comunicação do desenvolvimento do ciclo de vida.

36 Application lifecycle management Suporte: ▫Este elemento providencia meios de suporte a processos pré definidos da companhia. Na análise ALM, este elemento é usado para documentar e analisar o modo como todo o processo recebe o suporte através da solução. ▫Geralmente, cada organização tem uma necessidade diferente, e isso faz com que cada método seja feito individualmente.

37 Application lifecycle management Integração de Ferramentas: ▫No ALM, o elemento de integração de ferramentas é utilizado para documentar e analisar os tipos de ferramentas utilizadas para então, desenvolver uma solução. ▫Apesar de que a integração de ferramentas é reconhecidamente importante dentro do ALM, ela não é auto-evidente. Algumas operações que precisam ser feitas apenas algumas vezes acabam sendo feitas manualmente através de rotinas de importação e exportação de dados, perdendo um pouco da integração do sistema como um todo.

38 Application lifecycle management Relações entre os elementos da ALM: ▫Os elementos chave do ALM são “criação e gerenciamento do ciclo de vida dos produtos”, “rastreamento do ciclo de vida dos produtos”, e “comunicação”. ▫Esses elementos tem uma relação hierárquica entre eles, onde eles formam sucessivas atividades, onde a anterior sempre precisa estar terminada para que a próxima seja executada.

39 Application lifecycle management Os elementos restantes – Suporte de processos e Integração de ferramentas – focam em estabelecer e manter o ambiente estável para os elementos chave do ALM.

40 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial Os negócios atualmente exigem o lançamento de produtos complexos em um prazo muito curto e ainda tem de se efetuar mudanças de forma cada vez mais rápida. Uma das principais iniciativas das empresas é o investimento na área de gestão de produtos; Novos pacotes são planejados para se integrar com novos ou existentes sistemas, afim de fornecer uma solução “end-to-end” ágil, afim de uma redução do tempo de colocação no mercado.

41 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial Caso estudado – Produtos de Telecom: ▫Os dados a respeito de produtos telecom são multi- dimensionais e difíceis de serem gerenciados; ▫Aumentaram muito devido ao aumento da complexidade dos produtos e do aumento da oferta; ▫Adicionalmente, a diminuição do ciclo de vida dos produtos tornou ainda mais difícil este gerenciamento;

42 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial O PLM fornece soluções eficientes para o Catálogo de Produtos da empresa afim de atuar com um facilitador do gerenciamento da transformação dos produtos, de forma a lançá-los de forma rápida. Dentro deste contexto, a gestão de produtos permite à empresa gerenciar os atributos de produtos complexos em ambientes complexos. O produto principal ajuda a criar uma visão única, criando um direcionador de negócio, onde é criado, gerenciado e reutilizado o ambiente de TI como um “registro único” de suporte global.

43 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial Abordagem de Produto Central ▫Esta abordagem é implementada em mercados verticais, como o aeroespacial e automotivo. Cria- se um produto-mestre, de onde todas as outras fontes são dependentes. Os dados da definição dos produtos (pacotes de produtos, pacotes de serviços, plano de preços, ofertas e descontos, regras de configuração de produtos e campanhas de mercado) são criados e mantidos em um ambiente centralizado.

44 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial Arquitetura de Produto Federado: ▫Neste modelo, apenas os atributos básicos de um produto são criados e mantidos em ambiente centralizado. ▫As definições avançadas do produto são criadas e mantidas em um ambiente descentralizado. ▫Por exemplo, definições básicas de um produto são criadas em um ambiente centralizado, e pacotes avançados, promoções e planos de serviços são descentralizados.

45 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial No caso estudado, o PLM baseado em catálogo de produtos ajudou o cliente a: ▫Reduzir o tempo de ciclo de lançamento do produto em 30% e; ▫Permitiu o gerenciamento de transformação de produtos para os serviços de próxima geração.

46 Gestão do ciclo de vida na Gestão Empresarial Conclusão: ▫As empresas estão investindo em soluções para reduzir o tempo de colocação no mercado, garantir a entrega serviço rápido e melhorar a eficiência operacional. ▫Na ótica da eficiência, o PLM desempenha um papel fundamental na concretização de automação e lançamento rápido do produto.


Carregar ppt "PLM – Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos CHRISTIAN FRANZ DANIELLE LAGO XAVIER ELIANE PANACIONI MAROS HELOISA MOREIRA JEAN KARLO RUDNICK JHENIFER JHENICE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google