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(51) 3332-2039 Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados.

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1 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 1 Desmistificando o Aprendizado Organizacional EDUARDO GUARAGNA 04/12/ 2009 Princípios Pessoas Processos Resultados 1º Congresso Sul Brasileiro Gestão do Conhecimento

2 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 2 ABORDAGEM A importância do Aprendizado Pessoal e Organizacional Reconhecendo e desenvolvendo o Aprendizado Organizacional Aprendizado Organizacional - Conclusões A Excelência Organizacional

3 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados É fundamental ao desenvolvimento do ser humano Promove o desenvolvimento do ser humano por atuar fortemente nos diversos níveis da pirâmide de Maslow. Em especial, é um viabilizador para a auto-realização por possibilitar que cada pessoa evolua para se tornar verdadeiramente o que potencialmente é capaz de se tornar - Necessidade de competência - Necessidade de realização -Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia (Gandhi). 3 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PESSOAL

4 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Os elementos-chave a sustentabilidade (*) - CRESCIMENTO RENTABILIDADE CREDIBILIDADE CONTINUIDADE OPERACIONAL Vivência no dia-a-dia (cultura) Sustentabilidade Econômico-Social-Ambiental (*) adaptado de PriceWaterhouse&Coopers Casos de organização que desapareceram apontam para dezenas de razões interdependentes, mas que sempre levam a um ou mais desses quatro fatores. A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

5 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 5 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL 1.SENSIBILIDADE AO AMBIENTE - ADAPTAÇÃO 2.COESÃO E IDENTIDADE - PERSONA 3.TOLERÂNCIA / DESCENTRALIZAÇÃO / RELACIONAMENTOS 4.CONSERVADORISMO FINANCEIRO – CRESCER SEM DEPENDÊNCIA A Empresa Viva – Arie de Geus (1998) FATORES COMUNS O QUE TORNA AS EMPRESAS LONGEVAS?

6 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados “A capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável “. (De Geus, 1998) 6 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

7 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 7 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Empresas Feitas para Durar (Collins e Porras, 1995) Preservam o Núcleo -Culturas de devoção ( valores centrais ) - Gerentes e líderes formados internamente Estimulam o Progresso - Metas Audaciosas - MAs - Estímulo à tentativas e experimentos (evolução biológica) - Aperfeiçoamento contínuo Empresas Visionárias

8 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados EMPRESAS VIVAS E EMPRESAS VISIONÁRIAS Elementos-chave a Sustentabilidade 1- Sensibilidade ao Ambiente – adaptação (Estímulo ao Progresso) 2- Coesão e Identidade (Preservação do núcleo) 3- Tolerância e Descentralização – Relacionamentos (Estímulo ao Progresso) 4- Conservadorismo financeiro 1 - Rentabilidade 2- Continuidade operacional 3 - Credibilidade 4- Crescimento FORTE MÉDIO FORTE Há muitos elementos comuns entre as empresas visionárias, vivas e a sustentabilidade A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

9 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 9 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL A causa básica de quase todas as crises que abatem as organizações deve-se ao fato de que estão sendo feito certo as coisas, mas inutilmente. É preciso testar periodicamente a teoria do negócio – hipóteses que foram consideradas para estabelecer o negócio, no seu início. Teoria do Negócio (Drucker, 2001)

10 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados O aprendizado organizacional também é fator relevante a excelência e competitividade – Em 18 ciclos de premiação do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade (1992 – 2009) apenas cerca de 7% das organizações candidatas obtiveram o reconhecimento de Classe Mundial. – Dentre as principais razões encontra-se a LIMITAÇÃO das organizações em aprender e assim evoluir. 10 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

11 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 11 A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Fonte, FNQ 2008 O aprendizado organizacional tornar-se uma competência distintiva para inserção das organizações no ecossistema Fonte, FNQ 2008

12 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Conclusão: O aprendizado proporciona um Triplo Benefício Sinérgico (*) 1-Vantagem competitiva 2- Desenvolvimento do ser Humano 3- Capacidade para realizar mudanças/evoluir Informações Conhecimento Reflexões Experimentação Adaptação... Percepções Valor econômico sustentado Triplo benefício sinérgico (*) Vantagens recíprocas para as pessoas e a organização A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

13 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 13 RECONHECENDO E DESENVOLVENDO O APRENDIZADO ORGANIZACIONAL O aprendizado pode se apresentar sob diversas ”lentes” nas organizações. - Formas coletivas de aprender - Sob a ótica de sistemas - Influência da cultura e do ambiente - Criação e uso do conhecimento - A inovação e o aprendizado - Aprendizado e mudança - Aprendizado pela melhoria contínua - Pela informalidade e situação - Aprendizado nos sistemas e práticas de gestão

14 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 14 RECONHECENDO E DESENVOLVENDO O APRENDIZADO ORGANIZACIONAL -A aprendizagem organizacional não resulta apenas do somatório das aprendizagens individuais. É uma realização coletiva que decorre de conhecimentos, conceitos e experiências compartilhados, levando as organizações a ajustarem as suas rotinas e comportamentos. -Os indivíduos são agentes para organizações de aprendizagem. Formas coletivas de aprender

15 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 15 FORMAS COLETIVAS DE APRENDER - Circuito simples ou Modelo I: inibe o aprendizado pois não se investigam as razões que levam a ação. Atua no sintoma. É mais superficial. - Circuito duplo ou Modelo II: examina e reflete sobre o que governa a ação. Atua na causa. Requer abertura para questionamentos, quebra de rotinas defensivas e exame do modelo mental que orienta as pessoas. Leva a mudanças profundas. É o verdadeiro aprendizado. Circuitos de aprendizagem – Cris Argyris e Donald Schön Valores, crenças, modelos mentais, fundamentos… que orientam as ações PRESSUPOSTOS FORMA DE ATUAÇÃO com base nos pressupostos RESULTADOSd ecorrentes Variável Governante AçãoConseqüência Circuito simples Circuito duplo

16 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 16 FORMAS COLETIVAS DE APRENDER Identificando situações no Modelo I e no Modelo II – A organização não tem alcançado suas metas sistematicamente Modelo I: Os gerentes “apertam” as equipes para obter resultados. Ficam mais em cima, cobram. Modelo 2: A organização avalia se os sistemas de trabalho e incentivo estão coerentes para o alcance das metas, por exemplo, assim como o alinhamento existente entre os tomadores de decisão. – As pessoas não decidem na linha, sobrecarregando a gerência Modelo I: A empresa faz uma reunião e diz que é preciso que as pessoas decidam, tenham mais autonomia e espera isso delas. Modelo 2: A empresa está aberta a verificar o que tem levado a esta situação. Pode concluir, por exemplo, que as pessoas têm receio de decidir e serem “desautorizadas” perante o seu pessoal ou que não estão bem definidos os limites e valores de delegação ou que as gerências têm receio de perder posição e centralizam as decisões, mantendo o poder sobre as pessoas. Uma mudança neste tipo é mais efetiva que no primeiro caso

17 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados 17 FORMAS COLETIVAS DE APRENDER Experiência Concreta Observações e Reflexões Abstração e generalização de conceitos Teste de hipótese e nova situação Novas experiências Novas Observações E reflexões Novos conceitos Novas situações Perceptivo Conceitual Realizador Propositivo Novas experiências Aprendizagem Vivencial - David Kolb

18 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Identificando aplicação do ciclo de Kolb Experiência concreta: a empresa realizou mudanças significativas em sua gestão Observações e reflexões: As pessoas passaram a ser demandadas para eventos e palestras fora da organização Abstração e conceituação: Por que isso tem acontecido? Temos competências diferenciadas? Fomos inovadores? Como podemos tirar maior vantagem desta experiência e conhecimento? Teste de hipóteses e nova situação: Podemos desenvolver um novo negócio de consultoria com base no conhecimento? Com que foco? Novas experiências: A Consultoria se mostrou rentável, em alguns temas Observações e reflexões: Podemos criar uma nova empresa ou mantemos como uma unidade de negócio? Buscamos expandir ou ficamos localmente?... Com que foco? FORMAS COLETIVAS DE APRENDER

19 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Peter Senge e as 5 disciplinas 1- Domínio Pessoal: 2- Modelos Mentais: 3- Visão Compartilhada 4- Aprendizagem em equipe 5- O Pensamento sistêmico SOB A ÓTICA DE SISTEMAS Concebe as organizações como um sistema de aprendizagem.

20 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Para Edgar Schein a cultura organizacional é resultado de processos de aprendizagem coletivos, sendo um padrão de pressupostos compartilhados, aprendidos pelo grupo, com base nas suas experiências e a condução do negócio com sucesso ao longo do tempo. Elementos facilitadores do aprendizado – Valores e crenças comuns – Organização flexível e adaptativa – Colaboração em equipe – Desenvolvimento de competências – Aspectos informais no relacionamento – Disponibilizar tempo para o aprendizado – Equilibrar interesses das pessoas e da organização INFLUENCIA DA CULTURA E DO AMBIENTE

21 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Valor Comportamento Solução Pressuposto subjacente internalizado Verdade Consciência Solução Inquestionável - É possível mudar a cultura? - Como lidar com multiculturas na organização? O Modelo de Schein INFLUENCIA DA CULTURA E DO AMBIENTE

22 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Aplicando os conceitos de Edgar Schein Uma organização A tem metas de desempenho que sistematicamente tem sidos atendidas, cumprindo 100% do Plano de Metas. Numa recente visita o CEO da empresa A verificou que muitas empresas de referência no Setor tinham um posicionamento mais competitivo e um resultado mais rentável, embora as Metas de desempenho nestas empresas fossem parcialmente atendidas. Que valores e pressupostos poderiam estar presentes? INFLUENCIA DA CULTURA E DO AMBIENTE

23 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados CRIAÇÃO E USO DO CONHECIMENTO Socialização (Conhecimento compartilhado) Entre indivíduos Internalização (conhecimento operacional) Nos indivíduos, grupos e organização Externalização (Conhecimento conceitual) Entre indivíduos num grupo Combinação (Conhecimento sistêmico) Entre grupos tácito explícito “O conhecimento da empresa é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios, desenvolvendo-se através do processo de aprendizagem ” (Nonaka e Takeuchi) Espiral do Conhecimento ( Nonaka&Takeuchi) Modos de criação do conhecimento Tipos de conhecimento

24 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A INOVAÇÃO E O APRENDIZADO ORGANIZACIONAL A aprendizagem encorajada(*) é um dos fatores que tem levado às organizações desenvolverem a inovação. A inovação requer uma cultura de mudança e de aprendizado contínuos, existentes num ambiente estimulado por redes de aprendizado formada por clientes, fornecedores e a estrutura interna à empresa. (*) Van der Ven, Angle e Poole, 2000.

25 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A INOVAÇÃO E O APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INOVAÇÃO = IDÉIA + AÇÃO + RESULTADO com benefícios para PI AÇÃO RESULTADO VARIÁVEL GOVERNANTE Maior nível de mudança APRENDER Que ambiente e cultura são próprios para estimular a inovação? P A R T E S I N T E R E S. Modelo II PRESSUPOSTOS?

26 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A INOVAÇÃO E O APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Pensamento não convencional Idéias brutas e refinadas Experimentação Incerteza Intuição Pesquisa Audácia Exploração Oportunidades Visualizar Inovações incrementais e radicais Pensamento convencional Engenharia/manufatura Precisão Compensações bem calculadas Compra/venda de idéias Fazer tudo certo Responder perguntas Evitar riscos desproporcionais Levar ao mercado Viés incremental INOVAÇÃO IMAGINAÇÃO REALIDADE APRENDIZADO

27 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Aprendizagem Individual REGRASATUAÇÃO RESULTADOS Um ciclo INSIGHTSPRINCÍPIOS Dois ciclos Três Ciclos Aprendizado e Mudança : Ciclos de Swieringa e Wierdsma COMPETÊNCIA COLETIVA DE APRENDIZAGEM Obrigações e Permissões Conceitos e Entendimento Valores e Desejos MelhoriaRenovação Desenvolvimento APRENDIZADO E MUDANÇA O APRENDIZADO EM EM CICLO PODE SER DIÁRIO, SEMANAL OU MENSAL, EM DOIS CICLOS PODE OCORRER A PARTIR DE DEZENAS DE MESES, ANOS O DE TRÊS CICLOS, DE CINCO A DEZ ANOS.

28 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Definição de práticas de gestão e padrões de trabalho MelhoriaAvaliação Planejamento da Execução Execução Verificação ( contra padrões ) Ação Diagrama da Gestão 1 2 Fundamentos/ Princípios 3 Aprendizado Individual REGRAS (1)ATUAÇÃO RESULTADOS Um ciclo INSIGHTS (2)PRINCÍPIOS (3) Dois ciclosTrês Ciclos Os Ciclos de Swieringa e Wierdsma no MEG da FNQ Informações e conhecimento 3 APRENDIZADO E MUDANÇA

29 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados M uitos sistemas e práticas de gestão trazem consigo os conceitos de aprendizagem quando de suas concepções, facilitando o desenvolvimento do aprendizado nas organizações. - Competências Organizacionais - Benchmarking - Sistemas certificados - Metodologia Seis Sigma - Planejamento estratégico - Cenários prospectivos - Metodologia de solução de problemas - BSC - Lean APRENDIZADO NOS SISTEMAS E PRÁTICAS DE GESTÃO

30 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados APRENDIZADO ORGANIZACIONAL - CONCLUSÕES O aprendizado organizacional não resulta apenas do somatório das aprendizagens individuais. É uma realização coletiva que decorre de percepções, INSIGHTS, conhecimentos, conceitos e experiências compartilhados, levando a realização de transformações em diversas instâncias da organização (níveis de mudança) com impacto no comportamento e nas ações das pessoas, contribuindo para a melhoria do desempenho, sustentação, crescimento ou mudança de negócio. Os indivíduos são os agentes

31 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados O Processo de Transformação Formas sistematizadase/ou informais de alterando aplicáveis a produzindo Tranformações Entradas Saídas que contribuem para: - Melhoria do desempenho organizacional - Sustentação, - Crescimento, - Mudanças do negócio Informação Conhecimento Interação Percepção Insights, etc. Reflexão, Avaliação Compartilhamento Fundamentos e Conceitos Práticas, Processos, Sistemas, Estratégias e Negócio Melhorias incrementais Inovações, Mudanças Formas sistematizadase/ou informais de alterando aplicáveis a produzindo Tranformações Entradas Saídas que contribuem para: - Melhoria do desempenho organizacional - Sustentação, - Crescimento, - Mudanças do negócio Informações Conhecimentos Interações Percepções Experiências Reflexão, Avaliação Compartilhamento Princípios e Crenças Práticas, Processos, Sistemas, Estratégias e Negócio Melhorias incrementais Inovações, Mudanças Aprender a aprender Insights APRENDIZADO ORGANIZACIONAL - CONCLUSÕES

32 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Intenção estratégica do aprendizado Viabilizadores do aprendizado Componentes do aprendizado Gestão do aprendizado Cultura e Organização Ambiente externo 1-Intenção estratégica do aprendizado 3-Viabilizadores do aprendizado 2-Processos e formas do aprendizado 4-Gestão do aprendizado 5- Cultura e Organização 6- Resultados para as PI Qual a importância para o Negócio? Meus objetivos? Que sistemas, tecnologias dão suporte? Como gerencio o seu desenvolvimento? Que temas e foco desenvolveremos? Que ambiente e cultura são favoráveis? Que resultados organizacionais estou alcançando As Dimensões do Sistema de Aprendizado Organizacional APRENDIZADO ORGANIZACIONAL - CONCLUSÕES

33 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Conhecimento Atitude Comportamento individual Comportamento Coletivo Comportamento Organizacional alta baixa tempo curto longo dificuldade (Hersey& Blanchard) Ciclo de mudança participativa Poder pessoal evolução As lideranças constroem o ambiente e as condições para o desenvolvimento do aprendizado. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL - CONCLUSÕES

34 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL A Excelência Organizacional é alcançada quando há perfeito alinhamento e integração entre Princípios-Pessoas-Processos num ambiente e cultura com Sistema de Aprendizado Organizacional apoiado pelo conhecimento e a realização de inovações Princípios Pessoas Processos e práticas Resultados -Saber PARA QUE e PORQUÊ - Crenças, visão - - SER e Saber FAZER - FAZER Excelência Nos princípios Excelência nas pessoas Excelência nas operações Nível 1Nível 3 Nível 2 Inovações Aprender a aprender Nivel 4 Ambiente externo + Radical+ Incremental Informações e conhecimento Excelência Organizacional Desenvolvimento Organizacional VALOR Para PI

35 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL Aprendizado nível 1: Melhoria nos padrões de trabalho, nos processos, métodos e atividades – excelência nas operações e inovações incrementais Aprendizado Nível 2: Mudança no nível pessoal, comportamental, nas atitudes, mudança nas competências, novas competências – excelência nas pessoas. Base para inovações mais radicais Aprendizado nível 3: Mudança nos princípios, valores, crenças, nos fundamentos do negócio (visão, missão, modelo de negócio) – excelência nos princípios e inovações radicais Aprendizado nível 4: Capacidade de “rodar” de forma alinhada e integrada os 3 níveis, em sintonia e adaptar o sistema continuamente à luz das mudanças de cenários e do ambiente – excelência organizacional A complexidade da mudança é maior a cada nível pois é exigido maior abertura e transparência das lideranças para tratar de assuntos cada vez mais essenciais, alguns até mesmo considerados “tabus”.

36 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados Muito obrigado Eduardo Guaragna (51) / Princípios, Pessoas e Processos construindo Resultados Sustentados

37 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A 3PR DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO EDUARDO VIERA DA COSTA GUARAGNA (Sócio-Diretor Executivo) Engº Mecânico e mestre em Administração pela UFRGS com sólida experiência na área de Engenharia, Montagem e Gestão Empresarial (Petrobras, Copesul, Braskem, além de atuações externas às empresas em instituições de renome nacional) construída em mais de 30 anos pela formação conceitual e implementação/ liderança de projetos, destacando-se: Engenharia, construção, montagem e partida de plantas petroquímicas Reengenharia de processos, da organização e do negócio Processo de Planejamento Estratégico e seus desdobramentos, Modelo de Gestão, Sistemas de Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, de Sistemas de Trabalho em Times de Alto Desempenho Desenvolvimento de Lideranças, do Aprendizado e Inovação Organizacional, Gestão de Pessoas Implementação de Mudanças Organizacionais.

38 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A 3PR DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO Negócio Missão Formulação e realização da estratégia empresarial e qualidade na gestão Princípios-Pessoas-Processos Resultados Educar e desenvolver gestores no alinhamento e integração dos elementos do ciclo virtuoso Princípios-Pessoas-Processos para alcançar Resultados empresariais competitivos e sustentados

39 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A 3PR DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO Nossos Valores O Cliente é único Orientação por Valores Credibilidade é construída em cada relação Valor é nossa medida de resultado Respeito às pessoas Comprometimento total Competência e experiência a serviço do melhor para o cliente Aprendizado e Inovação sustentam resultados superiores

40 (51) Princípios Pessoas Processos Resultados Princípios, Pessoas e Processos, Construindo Resultados Sustentados A 3PR DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO Desenvolvimento do Modelo e Sistema de Gestão Desenvolvimento do Aprendizado Organizacional Redesenho dos Processos de Negócio e Estrutura Org. Concepção, Implementação e Gestão da Estratégia Implementação de Mudanças Organizacionais Consultoria Consultoria WorkShops Cursos de Educação Palestras Áreas de Atuação


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