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PublicouJoão Costa Alterado mais de 9 anos atrás
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE 6 - PERFIL DO EDUCADOR Prof João M Lucas da Costa Coimbra, Março de 2013
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seis princípios básicos que orientam o enfermeiro de Cuidados de Saúde Primários para uma intervenção educativa eficaz: (Lancaster e Stanhope, 1999:274) … João Lucas Mar20132
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1 MENSAGEM 6 AVALIAÇÃO 5 PARTICIPAÇÃO 2 MODELO 3 AMBIENTE 4 EXPERIENCIAS João Lucas Mar2013 Enfº de CSP: Comunicador eficaz 3
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1 – MENSAGEM CLARA mensagem deve ser apresentada de forma clara e organizada. As atividades e as estratégias podem-se desenvolver e ser ajustadas de maneira a serem adaptadas às necessidades dinâmicas do educando. O educador é responsável por fornecer informação compreensível, adaptando os termos técnicos a uma linguagem facilmente compreendida pelo educando. João Lucas Mar20134
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2 – ESCOLHER O MODELO DE APRENDIZAGEM o educador/formador tem de decidir como vai ensinar, selecionando o modelo de aprendizagem ou estratégias mais apropriadas e ajustadas às necessidades de aprendizagem do utente. Também os métodos a utilizar deverão ser ajustados de modo a facilitar a compreensão da mensagem. 5
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3 – ESCOLHER O AMBIENTE - o ambiente que rodeia o educando deve ser favorável à sua aprendizagem: - Estabelecer um clima de comunicação apropriado, - O ambiente deve ter em conta três domínios: 1 - Organizacional 2 - Físico 3 - Interpessoal João Lucas Mar20136
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4 – EXPERIENCIAS DE APRENDIZAGEM Os conteúdos devem ser apresentados de forma lógica e integrada, desde os simples conceitos até às ideias mais complexas. O educador deve evitar conceitos difíceis ou confusos. O ritmo da discussão/reflexão deve ter em conta as características/capacidades dos educandos e proporcionar momentos de interação que ajudem a compreender melhor os conteúdos. João Lucas Mar20137
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5 – ENCORAJAR A APRENDIZAGEM ACTIVA As pessoas aprendem melhor se forem envolvidas ativamente no processo A participação aumenta com a motivação, a flexibilidade e a velocidade da aprendizagem. A aprendizagem ativa não se limita ao domínio psicomotor. Os campos cognitivos e afetivos são da maior importância na aprendizagem ativa. … João Lucas Mar20138
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Respostas verbais ou feedback são estratégias ativas – comprometem os educandos (interação) Recorrer a situações reais, descrever uma experiencia, contar uma história verídica, proceder a demonstrações manuais, etc. - são bons exemplos da aprendizagem ativa. João Lucas Mar20139
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6 – AVALIAÇÃO E FEEDBACK avaliar a aprendizagem e proporcionar ao educando um feedback construtivo e útil ao longo da sessão de educação para a saúde (SES) no sentido de mostrar que se sente devidamente esclarecido e que o educador possa corrigir algo que não tenha ficado claro. … João Lucas Mar201310
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AVALIAÇÃO : Podem ser utilizados jogos de perguntas e respostas (escolha múltipla, etc.), testes curtos, observação (do nível de participação, da destreza, correção da execução, etc.), tarefas de grupo ou individuais, etc. De acordo com o feedback/avaliação, recebido pelo educador, pode ser necessário reformular/planear nova sessão. João Lucas Mar201311
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Formação de educadores de saúde PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS : PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS : - Desenvolver a arte na relação; - Colocar o utente no centro do processo; - Estimular no outro a vontade de aprender; - Compreender o princípio do prazer da descoberta e da aprendizagem; - Promover a conscientização; - Valorizar a diversidade e as raízes culturais. João Lucas Mar201312
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