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Administração Mercadológica AULA 1 PLT 198 Pág. 1 à 20 Definição de marketing para o século XXI.

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1 Administração Mercadológica AULA 1 PLT 198 Pág. 1 à 20 Definição de marketing para o século XXI

2 CRONOGRAMA DE AULAS

3 Objetivos Entender a nova economia. Conhecer as tarefas de marketing. Familiarizar-se com os principais conceitos e ferramentas de marketing. Entender as orientações que as empresas assumem no mercado. Aprender como as empresas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios.

4 1. Como é a nova economia? A nova economia Tecnologia Maior poder de compra Acesso a informação Facilidade de distribuição Maior comparação de produtos

5 2. Quais são as tarefas de marketing? Tarefas de marketing 1.Marketing empreendedor: vislumbra uma oportunidade 2.Marketing profissionalizado: utiliza as ferramentas do marketing para manter a maturidade no mercado 3.Marketing burocrático: preso aos índices e pesquisa de mercado e distanciado do consumidor.

6 3. Quais são os principais conceitos e ferramentas de marketing? Ferramentas de marketing

7 1.Marketing : processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços. 2.Marketing : processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço e a distribuição de idéias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais – American Marketing Association 3. Administração de Marketing : arte e a ciência de escolher mercados-alvos e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles. Definição de marketing

8 1.Mercados-alvos e segmentação 2.Local de mercado, espaço de mercado 3.Necessidades, desejos e demandas 4.Produto, oferta e marca 5.Valor e satisfação 6.Troca e transação 7.Relacionamento e redes 8.Canais de marketing 9.Cadeia de suprimento 10. Concorrência 11. Mix de Marketing Definição de marketing

9 4. Quais são as orientações que as empresas assumem no mercado? Orientação da Empresa

10 1.Orientação de produto 2.Orientação de vendas 3.Orientação de marketing a) Mercado-alvo b) Necessidade do consumidor c) Marketing integrado d) Lucratividade 4. Orientação do consumidor 5. Orientação do marketing societal Orientação da Empresa

11 Conceitos centrais de marketing Figura 1.1: Um sistema básico de marketing

12 Canais de marketing Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de prestação de serviços Entregam e recebem mensagens de compradores-alvo. Incluem meios tradicionais, comunicação não- verbal e ambiente das lojas. Conceitos centrais de marketing

13 Expõem ou entregam produtos ou serviços tangíveis ao comprador/ usuário. Canais de marketing Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de prestação de serviços Conceitos centrais de marketing

14 São utilizados para facilitar as transações com compradores potenciais. Canais de marketing Canais de comunicação Canais de distribuição Canais de prestação de serviços Conceitos centrais de marketing

15 pag. 11 Concorrência de marcas Concorrência setorial Concorrência de forma Concorrência genérica Quatro níveis de concorrência Conceitos centrais de marketing

16 Figura 1.3: Os 4Ps do mix de marketing Conceitos centrais de marketing

17 Ferramentas centrais de marketing Forças que exercem impacto sobre o ambiente de tarefa Ambiente sociocultural Ambiente tecnológico Ambiente político-legal Ambiente natural Demografia Economia

18 5. Como as empresas e os profissionais de marketing estão reagindo aos novos desafios? Empresas e Mkt (Inovações)

19 1.Aumentando entretenimento 2.Auto análise 3.Reengenharia 4.Terceirização 5.E-commerce 6.Benchmarking 7.Descentralizadas Empresas e Mkt (Inovações)

20 ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 2 (Adaptação de MKT à nova economia)


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