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Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.

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1 Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins

2 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 2 Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais O contexto da avaliação  A avaliação de empresas como parte integrante da análise financeira  Problemas de fundo da avaliação  Necessidade de avaliação de empresas  Fases do processo de avaliação  Negociação

3 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 3 Relação valor/cotação/grau de eficiência do mercado  Noções de Valor  Mercado financeiro Tipos e funções dos mercados financeiros Sistema financeiro português Níveis de eficiência Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais

4 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 4 Objetivos Principais: Identificar os principais problemas relacionados com a avaliação de empresas; Conhecer as diversas fases do processo de avaliação; Conhecer as diversas noções de Valor; Avaliar a influência do grau de eficiência do mercado. Avaliação de Empresas 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais

5 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 5 Avaliar significa apurar ou estimar o valor de determinada coisa, sendo a avaliação um processo essencialmente subjetivo, pois depende: ótica do avaliador; características pessoais do avaliador; contexto económico, social e político em que a avaliação é efetuada; circunstâncias que promovem a necessidade da avaliação; 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

6 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 6 seleção e aplicação dos modelos de avaliação; definição dos parâmetros dos modelos de avaliação aplicados; … 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

7 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 7 A avaliação de empresas como parte integrante da análise financeira O balanço e a demonstração de resultados são os documentos de síntese mais importantes e que melhor refletem a situação de uma empresa; é sobre estes que incide uma boa parte do esforço de avaliação, o que é compreensível uma vez que estes documentos refletem a verdadeira situação patrimonial da empresa e a formação dos lucros. (Bastardo e Gomes, 1996: 64) 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

8 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 8 A análise financeira pode ajudar na determinação do valor da empresa das seguintes formas: Determina o valor do património da empresa, através do ajustamento dos elementos contabilísticos; Avalia a capacidade da empresa de gerar lucros futuros; Fornece informações sobre a solvabilidade, rendibilidade, pontos fortes e pontos fracos da empresa na ótica financeira. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

9 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 9 Problemas de fundo da avaliação: Pluralidade e divergências das noções de valor 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas Valor Nominal Valor Intrínseco Valor de Mercado Valor de Mercado Valor Substancial Valor Rendimento Valor Patrimonial Valor Potencial Justo Valor Valor Fundamental Valor Venal

10 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 10 Diversidade de fatores que influenciam o processo de avaliação: circunstâncias da avaliação; entidades que iniciaram o processo de avaliação; dimensão da empresa; fase em que a empresa se encontra; mercado onde a empresa desenvolve a sua atividade; tecnologia; …. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

11 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 11 Necessidade de avaliação de empresas Análise de Projetos de Investimento; Liquidação; Fusões, Aquisições e Cisões; Capacidade de gestão dos gestores; Avaliação de estratégias; Privatizações e processos de entrada em Bolsa; Reestruturação; Sucessão e Divórcio; … 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

12 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 12 Fases do processo de avaliação Definição dos objetivos da avaliação Recolha de informação Seleção de modelos de avaliação Estimação das variáveis e fixação dos parâmetros de avaliação Cálculo do Valor da Empresa 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

13 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 13 Informações constantes no Relatório de Avaliação: Definição do serviço de avaliação Descrição do negócio Análise e planeamento financeiro Metodologia de avaliação Conclusão Certificação do avaliador Declaração de condicionantes e limitações 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

14 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 14 Negociação (...) Só tem valor a empresa que tiver potencialidade de gerar fluxos monetários futuros (...) Não há, no entanto, alguém que seja capaz de calcular exatamente o que uma empresa ou negócio vale, pois isso depende da perceção e expectativas de cada um sobre a evolução dos fatores determinantes do valor, o que condicionará o preço que esse alguém está disposto a pagar pela empresa. Neves (1996) 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.1 O Contexto da Avaliação Avaliação de Empresas

15 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Noções de Valor Valor valor subjetivo valor objetivo  Preço

16 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Valor Nominal; Valor Contabilístico; Valor Intrínseco ou Corrigido; Valor Substancial; Valor Liquidação; Valor Substituição; Valor de Rendimento; Noções de Valor Valor Potencial; Valor de Mercado; Justo Valor Valor Venal Valor da Capacidade I nstalada; …

17 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas Mercado Financeiro Um mercado financeiro é muitas vezes entendido como o mercado ou organização onde vendedores e compradores negoceiam ou trocam ativos financeiros. (Tomé, 1999: 6) Cotação Comprador A Vendedor W Vendedor Y Vendedor X Comprador D Comprador C Comprador B Vendedor Z

18 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 18 Principais funções dos mercados: Estabelecem um processo interativo entre compradores e vendedores (determinação do preço); Proporcionam novos mecanismos de pagamentos fundados na liquidez; Reduzem os custos de contratação, de pesquisa e de informação das transações; Transformam a maturidade; Reduzem o risco através da diversificação. 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas

19 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS 19 Mercado Eficiente: Um mercado é eficiente quando o preço dos ativos constitui uma boa estimativa do valor, ou seja, o preço reflete corretamente todas as informações disponíveis no mercado. Grau Eficiência do Mercado 1. Conceitos Introdutórios Fundamentais 1.2 A relação Valor/Cotação/Grau de Eficiência Avaliação de Empresas fraco semi-forte forte A diferença entre Preço e Valor é indicativa da eficiência do mercado

20 © ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Obrigado


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