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MAPEANDO CLIENTES E OPORTUNIDADES: A importância de mapas digitais para auxiliar no conhecimento de mercado e perfil dos clientes Vitor Pires Vencovsky.

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1 MAPEANDO CLIENTES E OPORTUNIDADES: A importância de mapas digitais para auxiliar no conhecimento de mercado e perfil dos clientes Vitor Pires Vencovsky Piracicaba, 21/05/2012

2 Agenda Sobre a Gismaps Sistemas Objetivos do planejamento Estudos de caso Como gerar os mapas Softwares disponíveis

3 Sobre a Gismaps Sistemas

4 11 anos de atividades; Mais de 1.000 clientes atendidos; Venda de softwares, dados e sistemas (http://loja.gismaps.com.br); Produção de mapas impressos e digitais; Projeto e desenvolvimento de sistema; Organização de banco de dados; Treinamento.

5 Sobre a Gismaps Sistemas

6

7 PUC-Rio Cepel

8 Sobre a Gismaps Sistemas

9 Objetivos do planejamento

10 Minimizar esforços e maximizar retornos; Minimizar uso de recursos (equipe de vendas e campanhas) Maximizar vendas Direcionar ações; Identificar e localizar o público alvo; Localizar os clientes; Compreender o mercado e o perfil dos consumidores.

11 Produto Preço Praça / Ponto de Venda Promoção Os 4 P’s dependem da localização dos consumidores. Necessário segmentar mercados por perfil e localização. Objetivos do planejamento 4 P’s Princípios de Marketing

12 Brasil

13 Piracicaba (SP)

14 Estudos de caso

15 Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de brinquedos Mostra a localização do consumo Mercado de brinquedos Desafios das empresas: Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer fábricas, filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

16 IPC Brinquedos

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18

19 Estudos de caso Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de material de construção Mostra a localização do consumo Mercado de material de construção Desafios das empresas: Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

20 IPC - UF Material de construção

21 IPC - Mesorregião Material de construção

22 IPC - Municípios Material de construção

23 IPC Material de construção

24 Estudos de caso Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de óleo de cozinha Mostra a localização do consumo Mercado de óleo de cozinha Desafios das empresas : Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

25 IPC óleo de cozinha

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30 Estudos de caso Organização da equipe de vendas Áreas de atuação dos gerentes Localização dos clientes Áreas de vendas Desafios das empresas : Atendimento disperso pode gerar maior esforço no atendimento aos clientes Dificuldades no atendimento aos clientes

31 Áreas de vendas

32 Estudos de caso Dados do estabelecimento comercial (clientes por bairro) Mostra a localização dos clientes Comércio em Piracicaba Desafios das empresas : Localizar os clientes Direcionar os esforços de vendas e campanhas para fidelizar clientes ou conquistar novos

33 Quantidade de clientes por bairro

34 Estudos de caso Mapas de Piracicaba por bairros Dados do Censo do IBGE Crescimento populacional: para onde vai o consumo Quantidade da população por bairro e sexo Quantidade de crianças por bairros Quantidade de idosos por bairros Renda e perfil das famílias Desafios das empresas : Identificar perfil da população por bairro Direcionar os esforços de vendas e campanhas Definir local de novos estabelecimentos. Piracicaba

35 Bairros de Piracicaba

36 Variação da população 2000/1990

37 Verde - + SF Vermelho – + SM

38 Idade até zero anos Sexo masculino

39 Idade até zero anos Sexo feminino

40 Idade mais que 80 anos Sexo masculino

41 Idade mais que 80 anos Sexo feminino

42 Renda familiar Maior que 20 SM

43 Renda familiar Entre 5 e 10 SM

44 Renda familiar Entre 1 e 2 SM

45 Como gerar mapas

46 1) Definir objetivos2) Escolher software3) Obter dados e informações4) Obter mapas digitais5) Gerar mapas

47 Como gerar mapas 1) Definir objetivos

48 Como gerar mapas 2) Escolher software

49 Como gerar mapas ERP, GIS, EDMS, CRMIBGE, ANTT, IPPLAPIBOPE, Datafolha, ESALQ-LOG 3) Obter dados e informações

50 Como gerar mapas 4) Obter mapas digitais

51 Como gerar mapas 5) Gerar mapas

52 Softwares disponíveis

53 Sistema Principal funcionalidadePrincipal uso ProduçãoAnáliseDistribuiçãoPlanejamentoMonitoramento Gismaps Viewer -  -  - Quantum GIS  --  - MapServer --  -  ArcGIS  -  - MapInfo -  -  - Google Maps --  -  Google Earth  ---  API Google Maps --  -  TransCAD -  -  - Softwares disponíveis

54 Perguntas? Vitor Pires Vencovsky Gismaps Sistemas Ltda. vitor@gismaps.com.br www.gismaps.com.br (19) 9608-6269


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