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Instrutor: Objetivos:. 5.5.3. Comunicação interna Tipos de comunicação:  gestão a vista;  jornais;  revistas;  panfletos;  internet;  intranet.

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1 Instrutor: Objetivos:

2 Comunicação interna Tipos de comunicação:  gestão a vista;  jornais;  revistas;  panfletos;  internet;  intranet.

3 Comunicação interna A direção da empresa deve assegurar:  que sejam estabelecidos os processos de comunicação apropriados;  que seja realizada comunicação relativa à eficácia do SGQ.

4 Generalidades da análise crítica pela direção Analisar criticamente o SGQ, a intervalos planejados, assegurando sua contínua pertinência, adequação e eficácia inclui a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidades de:  mudanças no SGQ;  manter os registros das análises críticas pela direção da empresa, para o controle do desempenho dos processos.

5 Generalidades da análise crítica pela direção A direção da empresa deve:  analisar criticamente o SGQ, a intervalos planejados, assegurando sua contínua pertinência, adequação e eficácia;  incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidades de mudanças no SGQ;  manter os registros das análises críticas pela direção da empresa, para o controle do desempenho dos processos.

6 Entradas para análise crítica Entradas para análise crítica devem incluir o desempenho atual e oportunidades de melhoria conforme o nível evolutivo, em função:  do desempenho dos processos e da análise da conformidade do produto;  da situação das ações corretivas;

7 Entradas para análise crítica  de mudanças que possam afetar o SGQ;  dos resultados das auditorias;  das retroalimentações do cliente;  da situação das ações preventivas;  do acompanhamento permanente dos indicadores da qualidade, utilizando-os na análise crítica para avaliação e melhoria do SGQ;  das ações de acompanhamento de análises críticas anteriores pela direção.

8 Saídas para análise crítica Os resultados da análise crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a:  melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos;  melhoria do produto com relação aos requisitos do cliente;  necessidade de recursos.

9 Validação de Processos A empresa deve:  Validar todos os processos de produção e de fornecimento de serviço onde a saída resultante não possa ser monitorada e medida. Isto inclui os casos em que as deficiências só surgem após a utilização ou a entrega do produto.  A validação deve demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados.

10 A empresa deve tomar providências para os processos de validação:  definir critérios para análise crítica e aprovação dos processos;  aprovar equipamento e qualificação de pessoal;  usar métodos e procedimentos específicos;  identificar requisitos para registros;  revalidar Validação de Processos

11 6.3. Infra-estrutura A empresa deve: Identificar, prover e manter a infra-estrutura necessária para obtenção da conformidade do produto, incluindo:  canteiros de obras, escritórios da empresa, demais locais de trabalho e instalações associadas;  ferramentas e equipamentos relacionados ao processo de produção;  serviços de apoio (abastecimentos em geral, áreas de vivência, transporte e meios de comunicação).

12 6.4. Ambiente de Trabalho A empresa deve: Determinar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho necessárias para a obtenção da conformidade com os requisitos do produto como:  temperatura;  presença de poeira;  umidade;  vento;  chuva;  luminosidade.

13 6.4. Ambiente de Trabalho Inclui também as condições necessárias para garantir a segurança do trabalho nos canteiros de obra - observar NR18.

14 Comunicação com o cliente A empresa deve: Determinar e implementar meios de comunicação com os clientes relacionados a:  tratamento de propostas e contratos, inclusive emendas;  informações sobre a obra;  retroalimentação do cliente, incluindo as reclamações.

15 Propriedades do cliente  A construtora deverá ter cuidado com a propriedade enquanto estiver sob seu controle ou por ela sendo utilizada.  Deverá identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade.  Informar ao cliente e manter os registros caso a propriedade seja danificada ou inadequada para uso.  Propriedade intelectual também é considerada propriedade do cliente.

16 Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente A construtora deve analisar criticamente projetos fornecidos pelo cliente:  partes do projeto;  projeto.

17 Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente A empresa deve determinar como realizará a análise crítica da documentação técnica referida no contrato:  desenhos;  memoriais;  especificações técnicas.

18 Itens Evolutivos para o nível A

19 5.1. Comprometimento da direção da empresa A empresa deve realizar análises críticas (reuniões periódicas) do SGQ para evidenciar seu comprometimento com o desenvolvimento.

20 5.3. Política da Qualidade A política da qualidade deve ser analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

21 Objetivos da Qualidade A direção da empresa deve:  acompanhar a evolução dos indicadores definidos para verificar o atendimento aos objetivos da qualidade.

22 Representante da Direção O RD deve relatar o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria à direção da empresa.

23 6.1. Provisão de recursos A empresa deve:  melhorar continuamente a eficácia do SGQ;  aumentar a satisfação dos clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.

24 Informações para aquisição A empresa deve garantir que os documentos de contratação dos serviços de locação de equipamentos descrevem claramente o que está sendo contratado, incluindo especificações técnicas.

25 5.5.1.Controle de Operações Controlar:  100% serviços;  100% materiais.

26 Inspeção e monitoramento de materiais e serviçoes de execução econtrolados e da obra A empresa deve:  inspecionar as características finais da obra;  garantir que a entrega da obra não seja liberada até que todas as providências tenham sido tomadas.


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