A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água é Vida!. Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água é Vida!. Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável."— Transcrição da apresentação:

1 Água é Vida!

2 Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene e como fonte de energia, matéria-prima de produção, via de transporte e suporte das actividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais.

3

4

5

6

7 Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã...

8

9 AlimentarAlimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim por todo organismo. Alimentar

10 Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários à manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes. nutrientes

11 De acordo com a Universidade de Brasília - Departamento de Nutrição, a pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos. Nenhum grupo pode ser utilizado como única fonte dos nutrientes, mesmo por que, nenhum grupo contém todos os nutrientes. única

12

13

14

15 DOPING

16 DEFINIÇÃO Administração ou uso por parte de qualquer atleta de qualquer substância fisiológica tomada em quantidade anormal ou por via anormal sendo a única intenção a de aumentar de uma forma artificial e desonesta a sua performance na competição. Comité Olímpico Internacional (COI)

17  eticamente reprovável;  desonra a igualdade;  provoca malefícios orgânicos;  desrespeita a essência da competição. O doping é:

18 SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS NO DESPORTO  Estimulantes (anfetamina, cafeína, cocaína);  Narcóticos- (heroína, metadona, morfina);  Beta-bloqueadores (nododol, propanol);  Diuréticos (canrenoma, mersalil);  Esteróides Anabólicos (testoesterona);

19 ESTIMULANTES  São vários tipos de compostos, os quais aumentam o estado de alerta, reduzem a fadiga e podem aumentar a competitividade.  Em doses elevadas produz estimulação mental e aumenta o fluxo sanguíneo. Efeitos Secundários: Efeitos Secundários:  Aumento a pressão sanguínea;  Aumento e irregularidade do batimento cardíaco;  Ansiedade e tremor.

20 NARCÓTICOS  Actuam especificamente como analgésicos para o tratamento de dores moderadas ou fortes.  Efeitos Secundários:  Depressão respiratória;  Dependência física e psíquica.

21 ESTERÓIDES ANABOLIZANTES  São usados para aumentar a massa muscular e a força.  Efeitos Secundários:  Hipertrofia muscular;  problemas cardíacos;  Na mulher- irregularidades mestruais;  No homem- infertilidade total ou parcial.(redução dos espermatozóides- impotêncial sexual temporária ou irreversível)

22 BETA- BLOQUEADORES  São controlados apenas nas modalidades cuja actividade física não constitui um factor determinante, ex: Tiro.

23 DIURÉTICOS  Utilizados principalmente para perder peso- judo, luta, etc. e para diminuir a concentração na urina de substâncias proibidas, de forma a diminuir a probabilidade de elas serem detectadas.

24 O DOPING: É PUNIDO POR LEI

25 O Doping…vale a pena?


Carregar ppt "Água é Vida!. Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google