Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV - CEAG
CARLOS MARCHI LIZIA ARAUJO ANDREA M. DE GODOY KAREN A. CISNE MARIA CLARA WHITAKER KATIA C.UEHARA GIULIANO COLAMEO NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV - CEAG
2
Educação Básica Privado O SETOR
3
menor grau de incerteza maior
ÓRGÃOS REGULADORES CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL TI CONCORRÊNCIA CLIENTE NOVOS MODELOS GESTÃO (VISAO EMPRESARIAL) AMBIENTE SOCIOECONÔMICO 2 6 4 5 2 menor impacto maior 1 3 8 menor grau de incerteza maior FATORES CHAVE
4
CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS FATORES / CENÁRIOS CENÁRIO ATUAL
CENÁRIO FUTURO Órgãos Reguladores MEC: Lei de Diretrizes e Bases Capacitação de Profissionais Formação heterogênea até 2011 Formação obrigatória em Pedagogia TI Pouco difundida como ferramenta de Educação Será parte integral da grade curricular Concorrência Marcas e sistemas de ensino em expansão Consolidação de um mercado mais competitivo CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS
5
CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS FATORES / CENÁRIOS CENÁRIO ATUAL
CENÁRIO FUTURO Cliente Ambigüidade na definição (demandas do mercado, vestibular, formação do cidadão) Mercado globalizado: formação para o mundo Novos Modelos Apostilado Quebra de paradigma Gestão Pouco profissionalizada e muitos casos de gestão familiar Corporativo Ambiente Socioeconômico Crescimento da Classe Média Continuação dessa tendência CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS
6
EMPRESA ESCOLHIDA
8
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA:
Ramo: Educação Nº de Concorrentes na Região: 18 Participação Mercado Atual: 2,5% Participação Mercado Projetada: 10% Faturamento atual: R$ ,00 Número atual de alunos: 200 Número atual de funcionários: 60 VISÃO: “O Colégio AZ busca ser um exemplo entre as escolas brasileiras e internacionais por seu comprometimento com a cidadania mundial e por ajudar seus alunos a desenvolverem notável qualificação acadêmica e ética, além de um claro entendimento de seu papel em construir um mundo melhor.” MISSÃO: “Através de uma proposta pedagógica completa, incentivar a valorização de cada ser humano, formando cidadãos bilíngues que atuem em qualquer lugar do mundo e que acreditem na capacidade humana de superação.”
9
ANÁLISE SWOT S W T O Atendimento personalizado
Know-how de ensino bilíngüe Boa localização Proposta única na região Baixa Infra-estrutura de TI Instalações Preço elevado de mensalidades T Importância do idioma inglês Expansão para o Ensino Superior Comercialização de material didático próprio Parceria com escolas estrangeiras O Escolas tradicionais na região Resistência à inovação Outro colégios adotarem o modelo ANÁLISE SWOT
10
Habilidade Competitiva de um negócio
Novos entrantes no setor Nesse modelo de ensino a alta direção deve possuir tripla formação (gestão, idioma, pedagogia). Essa é uma barreira para novos entrantes. Outra barreira é o investimento alto em infra-estrutura e mão de obra especializada; Também pode ser considerado barreira nesse ramo o fato dos alunos (clientes) dificilmente saírem do colégio depois de alcançarem bons resultados e cultivarem amizades. Posicionamento de empresas rivais Concorrência agressiva, outros colégios buscam alunos à todo custo; Isso força o corte de custos para ter um preço competitivo na região; Os outros colégios são tradicionais, não possuem diferenciação no seu modelo de negócios. Poder dos clientes O cliente pode mudar de colégio conforme sua necessidade; Com o novo modelo de negócios proposto, excelência em qualidade e ensino bilíngüe, as opções do cliente ficam restritas, criando uma barreira para o cliente mudar. Habilidade Competitiva de um negócio Poder dos Fornecedores Há poucos fornecedores (professores) de qualidade na região; Como um dos proprietários do colégio também é da escola de inglês Lexical, criou-se um sistema de parceria com os fornecedores (professores) diminuindo o poder de barganha dos mesmos. Ameaça de produtos substitutos Alguns clientes podem ter uma visão que o inglês será ensinado como uma extensão do colégio, com isso a escola de idiomas seria um produto substituto. FORÇAS COMPETITIVAS
11
SISTEMA DE VALORES - ATUAL
RESTAURANTE ESCOLAR FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL MARKETING E COMUNICAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO PAIS E ALUNOS PEDAGÓGICOS COMERCIAL PRESTADORES DE SERVIÇO SERVIÇOS EM GERAL OPERACIONAIS ÓRGÃOS REGULADORES
12
IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Fazer Terceirizar Pedagógico Melhor que Restaurante Marketing Competência Relativa Estruturar Processos O mesmo que Cursos Extras Intercâmbio Desenvolver Alianças Estratégicas TI Transporte Pior que Menos Importante Qualificador Ganhador de Pedido Importância Estratégica IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
13
Modelo T G P AÇÕES PROPOSTAS Tecnologia Gestão Pessoas
Aperfeiçoar sistemas de TI relacionados à gestão do negócio Investir no uso da TI atrelada ao processo de ensino e aprendizagem. Tecnologia ESTRUTURAÇÃO NÚCLEOS DE ATUAÇÃO: Marketing+Comercial: posicionamento mercadológico e política de vendas Relação Interpessoal: gestão dos índices que medem a saúde financeira do negócio Administrativo: orçamentário, financeiro, custos, projetos de investimentos, gestão de recursos humanos e materiais Gestão Pessoas Ensino: investir cada vez mais na capacitação dos profissionais P&D: escolha de profissionais de destaque para produção de sistema próprio de ensino. AÇÕES PROPOSTAS
14
SISTEMAS DE VALORES - PROPOSTO
FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL PRESTADORES SERVIÇO PAIS E ALUNOS ÓRGÃOS REGULADORES GESTÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ESCOLAS CONVENIADAS MARKETING E COMUNICAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO SISTEMA DIDÁTICO PRÓPRIO RESTAURANTE ESCOLAR TI GESTÃO COMERCIAL
15
RESULTADOS ESPERADOS Ser referência entre as escolas brasileiras e internacionais. Ser pioneira no desenvolvimento de um sistema bilíngüe de ensino. Destacar-se como escola preocupada com a cidadania mundial e o desenvolvimento de notável qualificação acadêmica e ética. Ampliação do número de alunos e consolidação do Colégio AZ Conversão de outras escolas existentes para o sistema educacional bilíngüe Ampliação e abertura para o mercado de empresa especializada em nutrição escolar Chegar ao nível de ensino superior
16
PLANO DE AÇÕES PROJEÇÕES DA UNIDADE BRAGANÇA:
PLANO DE AÇÃO - ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA 2009 2010 2011 Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Marketing Objetivo 2010 = 260 alunos Faturamento = R$ ,00 Objetivo 2011 = 340 alunos Faturamento = R$ ,00 Depto Marketing Divulgar o sistema bilingue ‐Caça Talentos ‐Jornal e Revista ‐Palestras ‐Banners e outdoors ‐Aquisição de Agência de Publicidade Operações Depto Comercial ‐Captação de novos alunos ‐Informatizar gestão de contratos Depto Operacional ‐Relação com pais e alunos ‐Adotar Balanced Scorecard Depto Administrativo ‐Melhorias em T.I. ‐Informatizar sistema de pagamento e cobrança ‐Implantação de restaurante escolar ‐Atualização e ampliação das instalações fisicas ‐Reforma Cantina/Sala de Artes/3 salas de aula ‐Prédio Novo Depto Ensino ‐Criar parcerias com professores ‐Seleção e Capacitação Depto P&D ‐Criar Departamento ‐Criação de material didático PLANO DE AÇÃO - REPLICANDO MODELO Dar credibilidade ao modelo ‐Comprar outras escolas na região Venda do sistema bilingue para outras escolas EM 2012 ‐Sistema de ensino ‐Sistema de gestão PROJEÇÕES DA UNIDADE BRAGANÇA: Objetivo alunos - faturamento - R$ , LAJIR = 30% Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 PROJEÇÃO 5 UNIDADES COM 500 ALUNOS CADA: ANUIDADE/CURSO EXTRA/LANCHE - R$ ,00 MATERIAL DIDÁTICO - a estudar
17
INSTALAÇÕES
18
??????? AÇÕES PROPOSTAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.