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FGV - CEAG NOVOS MODELOS DE EMPRESA ANDREA M. DE GODOY CARLOS MARCHI GIULIANO COLAMEO KATIA C.UEHARA KAREN A. CISNE LIZIA ARAUJO MARIA CLARA WHITAKER.

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1 FGV - CEAG NOVOS MODELOS DE EMPRESA ANDREA M. DE GODOY CARLOS MARCHI GIULIANO COLAMEO KATIA C.UEHARA KAREN A. CISNE LIZIA ARAUJO MARIA CLARA WHITAKER

2 O SETOR Educação Privado Básica

3 menor impacto maior menor grau de incerteza maior FATORES CHAVE 1 1.ÓRGÃOS REGULADORES 2.CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL 3.TI 4.CONCORRÊNCIA 5.CLIENTE 6.NOVOS MODELOS 7.GESTÃO (VISAO EMPRESARIAL) 8.AMBIENTE SOCIOECONÔMICO

4 CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS FATORES / CENÁRIOSCENÁRIO ATUALCENÁRIO FUTURO Órgãos ReguladoresMEC: Lei de Diretrizes e Bases Capacitação de ProfissionaisFormação heterogênea até 2011 Formação obrigatória em Pedagogia TIPouco difundida como ferramenta de Educação Será parte integral da grade curricular ConcorrênciaMarcas e sistemas de ensino em expansão Consolidação de um mercado mais competitivo

5 CARACTERÍSTICAS TENDÊNCIAS FATORES / CENÁRIOSCENÁRIO ATUALCENÁRIO FUTURO ClienteAmbigüidade na definição (demandas do mercado, vestibular, formação do cidadão) Mercado globalizado: formação para o mundo Novos ModelosApostiladoQuebra de paradigma GestãoPouco profissionalizada e muitos casos de gestão familiar Corporativo Ambiente SocioeconômicoCrescimento da Classe MédiaContinuação dessa tendência

6 EMPRESA ESCOLHIDA

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8 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação Nº de Concorrentes na Região: 18 Participação Mercado Atual: 2,5% Participação Mercado Projetada: 10% Faturamento atual: R$ ,00 Número atual de alunos: 200 Número atual de funcionários: 60 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: Ramo: Educação Nº de Concorrentes na Região: 18 Participação Mercado Atual: 2,5% Participação Mercado Projetada: 10% Faturamento atual: R$ ,00 Número atual de alunos: 200 Número atual de funcionários: 60 VISÃO: O Colégio AZ busca ser um exemplo entre as escolas brasileiras e internacionais por seu comprometimento com a cidadania mundial e por ajudar seus alunos a desenvolverem notável qualificação acadêmica e ética, além de um claro entendimento de seu papel em construir um mundo melhor. MISSÃO: Através de uma proposta pedagógica completa, incentivar a valorização de cada ser humano, formando cidadãos bilíngues que atuem em qualquer lugar do mundo e que acreditem na capacidade humana de superação.

9 - Atendimento personalizado - Know-how de ensino bilíngüe - Boa localização - Proposta única na região - Baixa Infra-estrutura de TI - Instalações - Preço elevado de mensalidades - Importância do idioma inglês - Expansão para o Ensino Superior - Comercialização de material didático próprio - Parceria com escolas estrangeiras ANÁLISE SWOT - Escolas tradicionais na região - Resistência à inovação - Outro colégios adotarem o modelo

10 Habilidade Competitiva de um negócio Novos entrantes no setor Nesse modelo de ensino a alta direção deve possuir tripla formação (gestão, idioma, pedagogia). Essa é uma barreira para novos entrantes. Outra barreira é o investimento alto em infra-estrutura e mão de obra especializada; Também pode ser considerado barreira nesse ramo o fato dos alunos (clientes) dificilmente saírem do colégio depois de alcançarem bons resultados e cultivarem amizades. Novos entrantes no setor Nesse modelo de ensino a alta direção deve possuir tripla formação (gestão, idioma, pedagogia). Essa é uma barreira para novos entrantes. Outra barreira é o investimento alto em infra-estrutura e mão de obra especializada; Também pode ser considerado barreira nesse ramo o fato dos alunos (clientes) dificilmente saírem do colégio depois de alcançarem bons resultados e cultivarem amizades. Poder dos clientes O cliente pode mudar de colégio conforme sua necessidade; Com o novo modelo de negócios proposto, excelência em qualidade e ensino bilíngüe, as opções do cliente ficam restritas, criando uma barreira para o cliente mudar. Poder dos clientes O cliente pode mudar de colégio conforme sua necessidade; Com o novo modelo de negócios proposto, excelência em qualidade e ensino bilíngüe, as opções do cliente ficam restritas, criando uma barreira para o cliente mudar. Ameaça de produtos substitutos Alguns clientes podem ter uma visão que o inglês será ensinado como uma extensão do colégio, com isso a escola de idiomas seria um produto substituto. Ameaça de produtos substitutos Alguns clientes podem ter uma visão que o inglês será ensinado como uma extensão do colégio, com isso a escola de idiomas seria um produto substituto. Poder dos Fornecedores Há poucos fornecedores (professores) de qualidade na região; Como um dos proprietários do colégio também é da escola de inglês Lexical, criou-se um sistema de parceria com os fornecedores (professores) diminuindo o poder de barganha dos mesmos. Poder dos Fornecedores Há poucos fornecedores (professores) de qualidade na região; Como um dos proprietários do colégio também é da escola de inglês Lexical, criou-se um sistema de parceria com os fornecedores (professores) diminuindo o poder de barganha dos mesmos. Posicionamento de empresas rivais Concorrência agressiva, outros colégios buscam alunos à todo custo; Isso força o corte de custos para ter um preço competitivo na região; Os outros colégios são tradicionais, não possuem diferenciação no seu modelo de negócios. Posicionamento de empresas rivais Concorrência agressiva, outros colégios buscam alunos à todo custo; Isso força o corte de custos para ter um preço competitivo na região; Os outros colégios são tradicionais, não possuem diferenciação no seu modelo de negócios. FORÇAS COMPETITIVAS

11 FORNECEDORES DE INSUMOS FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL MATERIAIS EM GERAL PRESTADORES DE SERVIÇO PRESTADORES DE SERVIÇO PEDAGÓGICOS ÓRGÃOS REGULADORES ÓRGÃOS REGULADORES PAIS E ALUNOS PAIS E ALUNOS SERVIÇOS EM GERAL SERVIÇOS EM GERAL MATERIAL DIDÁTICO MATERIAL DIDÁTICO OPERACIONAIS COMERCIAL RESTAURANTE ESCOLAR RESTAURANTE ESCOLAR MARKETING E COMUNICAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO SISTEMA DE VALORES - ATUAL

12 Importância Estratégica Competência Relativa TI Pedagógico Restaurante Cursos Extras Intercâmbio Transporte IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO Marketing Estruturar Processos Melhor que O mesmo que Pior que Alianças Estratégicas Menos Importante QualificadorGanhador de Pedido Terceirizar Desenvolver Fazer

13 AÇÕES PROPOSTAS Tecnologia Pessoas Gestão Modelo T G P ESTRUTURAÇÃO NÚCLEOS DE ATUAÇÃO: Marketing+Comercial: posicionamento mercadológico e política de vendas Relação Interpessoal: gestão dos índices que medem a saúde financeira do negócio Administrativo: orçamentário, financeiro, custos, projetos de investimentos, gestão de recursos humanos e materiais ESTRUTURAÇÃO NÚCLEOS DE ATUAÇÃO: Marketing+Comercial: posicionamento mercadológico e política de vendas Relação Interpessoal: gestão dos índices que medem a saúde financeira do negócio Administrativo: orçamentário, financeiro, custos, projetos de investimentos, gestão de recursos humanos e materiais Aperfeiçoar sistemas de TI relacionados à gestão do negócio Investir no uso da TI atrelada ao processo de ensino e aprendizagem. Aperfeiçoar sistemas de TI relacionados à gestão do negócio Investir no uso da TI atrelada ao processo de ensino e aprendizagem. Ensino: investir cada vez mais na capacitação dos profissionais P&D: escolha de profissionais de destaque para produção de sistema próprio de ensino. Ensino: investir cada vez mais na capacitação dos profissionais P&D: escolha de profissionais de destaque para produção de sistema próprio de ensino.

14 SISTEMAS DE VALORES - PROPOSTO FORNECEDORES DE INSUMOS FORNECEDORES DE INSUMOS MATERIAIS EM GERAL MATERIAIS EM GERAL PRESTADORES DE SERVIÇO PRESTADORES DE SERVIÇO PRESTADORES EM GERAL PRESTADORES EM GERAL PAIS E ALUNOS PAIS E ALUNOS ÓRGÃOS REGULADORES ÓRGÃOS REGULADORES GESTÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS GESTÃO DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS ESCOLAS CONVENIADAS ESCOLAS CONVENIADAS MARKETING E COMUNICAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO SISTEMA DIDÁTICO PRÓPRIO SISTEMA DIDÁTICO PRÓPRIO COMERCIAL RESTAURANTE ESCOLAR RESTAURANTE ESCOLAR TI GESTÃO

15 RESULTADOS ESPERADOS Ser referência entre as escolas brasileiras e internacionais. Ser pioneira no desenvolvimento de um sistema bilíngüe de ensino. Destacar-se como escola preocupada com a cidadania mundial e o desenvolvimento de notável qualificação acadêmica e ética. Ampliação do número de alunos e consolidação do Colégio AZ Conversão de outras escolas existentes para o sistema educacional bilíngüe Ampliação e abertura para o mercado de empresa especializada em nutrição escolar Chegar ao nível de ensino superior Ser referência entre as escolas brasileiras e internacionais. Ser pioneira no desenvolvimento de um sistema bilíngüe de ensino. Destacar-se como escola preocupada com a cidadania mundial e o desenvolvimento de notável qualificação acadêmica e ética. Ampliação do número de alunos e consolidação do Colégio AZ Conversão de outras escolas existentes para o sistema educacional bilíngüe Ampliação e abertura para o mercado de empresa especializada em nutrição escolar Chegar ao nível de ensino superior

16 PLANO DE AÇÕES PLANO DE AÇÃO - ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA OutNovDezJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez Marketing Objetivo 2010 = 260 alunos Faturamento = R$ ,00Objetivo 2011 = 340 alunos Faturamento = R$ ,00 Depto Marketing Divulgar o sistema bilingue Caça Talentos Jornal e Revista Palestras Banners e outdoors Aquisição de Agência de Publicidade Operações Depto Comercial Captação de novos alunos Informatizar gestão de contratos Depto Operacional Relação com pais e alunos Adotar Balanced Scorecard Depto Administrativo Melhorias em T.I. Informatizar sistema de pagamento e cobrança Implantação de restaurante escolar Atualização e ampliação das instalações fisicas Reforma Cantina/Sala de Artes/3 salas de aula Prédio Novo Depto Ensino Criar parcerias com professores Seleção e Capacitação Depto P&D Criar Departamento Criação de material didático PLANO DE AÇÃO - REPLICANDO MODELO Dar credibilidade ao modelo Comprar outras escolas na região Venda do sistema bilingue para outras escolas EM 2012 Sistema de ensino Sistema de gestão PROJEÇÕES DA UNIDADE BRAGANÇA: Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 LAJIR = 30% Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 Objetivo alunos - faturamento - R$ ,00 PROJEÇÃO 5 UNIDADES COM 500 ALUNOS CADA: ANUIDADE/CURSO EXTRA/LANCHE - R$ ,00 MATERIAL DIDÁTICO - a estudar

17 INSTALAÇÕES

18 AÇÕES PROPOSTAS ???????


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