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Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica:

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Apresentação em tema: "Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica:"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica:
Unidade 9: Atenção Farmacêutica Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica: “É um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica.Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida.Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde”. (Proposta de Consenso-Brasília,2002)

2 Proposta de Consenso Brasileiro Componentes da Prática Profissional para o exercício da Atenção Farmacêutica no Brasil: 1. Educação em saúde; 2. Orientação farmacêutica; 3. Dispensação; 4. Atendimento Farmacêutico; 5. Acompanhamento/seguimento farmacêutico; 6. Registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos resultados. (Proposta de Consenso-Brasília,2002)

3 Educação em Saúde:

4 Orientação Farmacêutica:
“ A falta de informação sobre medicamentos é apontada como uma das variáveis mais significativas e de maior impacto, em termos mundiais, sobre as razões pelas quais os indivíduos não cumprem adequadamente seus tratamentos.” Orientação, aconselhamento ou educação são termos utilizados para caracterizar a intervenção do farmacêutico em relação a um paciente individual, geralmente com base em uma receita específica ou direcionada a grupos, como grupos de auto-ajuda, grupos de portadores de doenças específicas, turmas escolares, associação de moradores e outros As técnicas de comunicação e o foco das informações devem ser adaptados ao público-alvo. Algumas informações devem ser dadas ou discutidas somente quando o atendimento oferecer privacidade adequada; outras, quando houver suporte de profissionais, como psicoterapeutas ou assistentes sociais, para que o apoio necessário em determinadas situações que possam ser desencadeadas (OPAS,2003).

5 Orientação Farmacêutica:
Aspectos relativos à orientação: O que usar (nome DCB ou DCI); Por que usar; Com que usar; Vias de administração; Doses; Horários de administração; Quantidade de medicamentos; Duração do tratamento; Como preparar; Como administrar; Reações adversas; Interações; Precauções; Automonitoramento; Outras informações; Aspectos relativos à educação: Conservação dos medicamentos; Automedicação; Riscos para crianças; Terceira idade; Gravidez e lactação; Bebidas alcoólicas; Reutilização de receitas; Duplicar doses; Tamanho da receita; Sabor e odor; Validade; Outros aspectos (higiênico-sociais) e etc.

6 Orientação Farmacêutica:
Recursos a serem utilizados: Objetos (frascos graduados, colheres-medida, conta-gotas) Cartazes, folhetos, fichas, formulários e outros recursos audiovisuais Embalagens para separa a dose do dia ou da semana do paciente Blíster calendário Uso de números, cores É recomendado o uso de procedimentos verbais e escritos

7 Acompanhamento/Seguimento Farmacoterapêutico:
Método Dáder: Foi desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Atenção Farmacêutica da Universidade de Granada, Espanha, em 1999. Trata-se de um método de acompanhamento/seguimento de pacientes. Se baseia na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, isto é, os problemas de saúde que este apresenta, os medicamentos que utiliza, e a avaliação de seu estado durante um determinado período de tempo, para identificar e resolver os possíveis problemas relacionados com medicamentos (PRM). Após identificados os problemas são realizadas as intervenções farmacêuticas e avaliados os resultados obtidos (Machuca et al,2003).

8 Acompanhamento/Seguimento Farmacoterapêutico:
Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) (Ars Pharmaceutica,2002): “Problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia e que, produzidos por diversas causas, conduzem a não obtenção do objetivo terapêutico e ao surgimento de efeitos indesejáveis”. São divididos em três categorias relacionadas : a necessidade do medicamento pelo paciente; a efetividade; a segurança;

9 Acompanhamento/Seguimento Farmacoterapêutico: Metodologia Dader

10 Sistemática de identificação

11 Acompanhamento/Seguimento Farmacoterapêutico: Metodologia Dader
Fases do Seguimento Farmacoterapêutico:  Oferta do serviço; Primeira entrevista; Estado de situação; Fase de estudo; Fase de avaliação;  Fase de intervenção;  Resultado da intervenção;  Nova avaliação;  Novas entrevistas; Problemas relacionados com a utilização de medicamentos (PRUM): de disponibilidade; de qualidade; de prescrição; de dispensação; de administração; de uso;

12 Outras classificações
(Strand et al, 1990)

13 Registro sistemático das atividades:
Finalidade administrativa: Documentar a movimentação do estoque, o cumprimento das normas legais e governamentais Finalidade gerencial: Garantia de qualidade e proteção do paciente e dos profissionais, é importante a garantia do registro das informações prestadas.

14 Mensuração e avaliação dos resultados:
Indicadores de prescrição: n° médio de medicamentos por consulta; % de medicamentos prescritos pelo nome genérico; % receitas com antibióticos, % de receitas com injetáveis, % de medicamentos prescritos que pertencem à lista de medicamentos essenciais. Indicadores de cuidado com o paciente: Tempo médio de consulta, tempo médio de dispensação, % de medicamentos prescritos que foram dispensados; % de medicamentos dispensados adequadamente rotulados, conhecimento do paciente da posologia correta. Indicadores sobre a unidade de saúde: Disponibilidade de cópia da lista de medicamentos essenciais,disponibilidade de procedimentos operacionais escritos. Indicadores sobre treinamento para dispensação: Existência de profissionais treinados para dispensação, existência de supervisão dos profissionais não farmacêuticos.

15 Diagnóstico Prescrição Medicamentos Resultados Esperados
“ Caminhante não há caminho, faz-se caminho ao andar.” Medicamentos Antonio Machado Resultados Esperados Resultados Reais Farmacêutico

16 Modelo Médico Paciente passivo Confiança na perícia O profissional busca e soluciona problemas Paciente dependente Pai-filho Novo Modelo Paciente ativo Confiança na relação pessoal O profissional ajuda a encontrar soluções Paciente com confiança em si mesmo Relação de mais igualdade O seguimento dos pacientes em tratamentos farmacológicos tem como objetivo colaborar com o paciente, o médico e demais profissionais de saúde a conseguir a máxima efetividade dos medicamentos em uso

17 Exemplo: Orientação Farmacêutica – uma experiência Milena Bittencourt, Selma Castilho, 2002
Em um mês 87 fichas para 34 pacientes 194 interações 69,8% redução da dose 23,0% aumento da dose 7,2% mudança na posologia

18 ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO
Instituição X ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO Data: Setor: Nome do Paciente: Nome do Médico Responsável: Esta ficha traz orientação quanto à: Interação Medicamentosa ( X ) Dosagem inadequada ( ) Reação Adversa ( X ) Interação Medicamentosa entre: Clorpromazina e Prometazina Efeito: Aumento dos efeitos atropínicois, com retenção urinária, constipação intestinal, secura na boca (efeito aditivo) Prováveis reações adversas da Prometazina: Tonteiras, zumbidos nos ouvidos, fadiga, ações antimuscarinicas (boca seca, visão turva, constipação, retenção urinária), distúrbios gastrintestinais Recomendações: A administração de prometazina durante as refeições diminui a incidência de efeitos colaterais sobre o trato digestivo Carimbo e Assinatura do Farmacêutico: Assinatura do Representante da Equipe de Enfermagem: Carimbo e Assinatura do Médico Responsável: Em caso de duvidas ligue para o ramal y ou envie um para a


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