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Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522

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Apresentação em tema: "Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522"— Transcrição da apresentação:

1 Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Motor

2 Características Técnicas
O motor John Deere PowerTech PlusTM 6090T possui 6 cilindros e 24 válvulas. Cilindrada de 9.0 litros e potência de 251 kW / 337 hp / 342 cv. Turbinado e pós resfriado (ar-ar). O motor John Deere PowerTech PlusTM 6090T possui 6 cilindros em aço forjado e 4 válvulas por cilindro. Com uma cilindrada de 9.0 litros e potência de 251 kW / 337 hp / 342 cv. Turbinado e pós resfriado (ar-ar). A bomba Injetora é controlada por governador eletrônico, o sistema de injeção de combustível é direto e equipado com um sistema automático de retirada de ar. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

3 Características Técnicas
Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

4 Componentes Eletrônicos
1 – Limitador de pressão 2 – Amortecedor de fluxo 3 – Sensor de pressão da linha de combustível 4 – Sensor de temperatura do combustível 5 – Válvula de controle da bomba 6 – Sensor de posição da bomba 7 – Sensor de água no combustível (WIF) 1 2 3 4 5 6 7 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

5 Componentes Eletrônicos
8 – Sensor da temperatura de entrada do compressor do turbo 9 – Sensor de pressão do ar do coletor (MAP) 10 – Sensor de temperatura do ar do coletor (MAT) 11 – Sensor de pressão do combustível 12 – Sensor de pressão do óleo 13 – Sensor de posição da manivela 14 – Sensor do líquido de arrefecimento do motor 15 – ECU 9 8 10 11 12 13 14 15 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

6 Componentes Eletrônicos
16 – Sensor de temperatura do ar de saída do resfriador do ar de carga 17 – Sensor de rotação do turbo 17 16 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

7 Unidade de Controle do motor - ECU
A ECU (1) tem a função de gerenciar o funcionamento do motor. Localizada no compartimento do motor, no lado esquerdo da colhedora e fixada no bloco do motor. 1 A ECU (1) controla a temperatura do motor, temperatura do óleo diesel, rotação do motor, códigos de falhas e pressão do óleo lubrificante. A velocidade do seu processamento é cinco vezes maior que a velocidade da ECU da colhedora 3510. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

8 Sistema de Injeção Eletrônica Common Rail
Nesse sistema a Unidade de Controle do Motor - ECU controla eletronicamente a abertura dos injetores. Obtêm-se um menor nível de ruídos (devido à pré-injeção) com maior rendimento térmico e controle de emissão de gases poluentes. Nesse sistema a Unidade de Controle do Motor - ECU controla eletronicamente a abertura dos injetores. Por isso, o Common Rail é o único dos sistemas de injeção diesel que tem controle total sobre o processo de injeção (sequência, momento e tempo de injeção). Isso possibilita a realização de injeções múltiplas em um mesmo ciclo (pré-injeção, injeção principal e pós-injeção). Conseqüentemente, obtêm-se um menor nível de ruídos (devido à pré-injeção) com maior rendimento térmico e controle de emissão de gases poluentes. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

9 Características Técnicas
1 - Tanque de combustível 2 - Filtro de combustível 3 - Bomba de baixa pressão: Aspira o combustível do tanque e o envia à bomba de alta pressão 4 - Eletroválvula de desligamento: Tem a função de interromper o fluxo de combustível da bomba de baixa para a bomba de alta pressão. 5 - Bomba de alta pressão: Aspira o combustível da linha de baixa pressão e alimenta o tubo de alta pressão (Rail) 7 5 6 8 4 10 9 3 11 2 1 - Tanque de combustível: Armazena o combustível. 2 - Filtro de combustível: Retira as impurezas existentes no combustível evitando o desgaste prematuro dos componentes (bomba de baixa pressão, bomba de alta pressão, injetores, etc). 3 - Bomba de baixa pressão: Aspira o combustível do tanque e o envia à bomba de alta pressão. A bomba de baixa pressão pode ser elétrica (mais comum) ou mecânica. 4 - Eletroválvula de desligamento: Tem a função de interromper o fluxo de combustível da bomba de baixa para a bomba de alta pressão. É controlada pela ECU. Essa eletroválvula está presente somente nas máquinas com bomba de baixa pressão mecânica. 5 - Bomba de alta pressão: É uma bomba (mecânica) radial com 3 êmbolos. Aspira o combustível da linha de baixa pressão e alimenta o tubo de alta pressão (Rail). Pode elevar a pressão a valores superiores a psi. 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

10 Características Técnicas
6 - Rail (tubo de alta pressão): O Rail tem a função de armazenar o combustível enviado pela bomba de alta pressão. 7 - Eletroválvula reguladora de pressão: Sua abertura promove a diminuição da pressão do Rail. Seu fechamento permite que a bomba de alta pressão eleve a pressão do Rail 8 - Sensor de pressão do Rail 9 - Válvulas injetoras: Enviam o combustível do Rail para a câmara de combustão. 10 - Radiador de combustível 7 5 6 8 4 10 9 3 11 2 6 - Rail (tubo de alta pressão): O Rail tem a função de armazenar o combustível enviado pela bomba de alta pressão. É interligado por dutos especiais (canos) aos injetores. No Rail podem vir acoplados a eletroválvula reguladora de pressão e o sensor de pressão do Rail. 7 - Eletroválvula reguladora de pressão: Trata-se de uma eletroválvula de alívio posicionada no ponto de conexão da linha de alta pressão com a linha de retorno de combustível. Sua abertura promove a diminuição da pressão do Rail. Seu fechamento permite que a bomba de alta pressão eleve a pressão do Rail. É controlada pela ECU através de um sinal pulsado de largura de pulso variável. 8 - Sensor de pressão do Rail: Informa à ECU a pressão do combustível contido no Rail. 9 - Válvulas injetoras: São eletroválvulas controladas pela ECU que pulverizam (enviam) o combustível do Rail para a câmara de combustão. 10 - Radiador de combustível: Refrigera o combustível que circula na linha de retorno. 11 - Válvula de pré-aquecimento do combustível: Controla a temperatura do combustível enviado para o tanque, filtro e linha de pressão negativa. 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

11 Injetores Todos os injetores possuem individualmente sua calibragem. Toda vez que forem substituídos ou trocados de cilindro “devem ser calibrados novamente”. A calibração pode ser feita, realizando o download através do John Deere Custom Performance, ou através do Service Advisor. Devido ao controle de emissão de poluentes, o motor 6090T PowerTech PlusTM , necessita de um ajuste fino nas variações de injeção de combustível. As unidades injetoras possuem 8 pontos de calibração, que são monitorados pela ECU do motor. Devido a este fato, todos os injetores possuem individualmente sua calibragem. Toda vez que forem substituídos ou trocados de cilindro “devem ser calibrados novamente”. A ECU necessita saber o número de peça, número de série e o código de calibração. A calibração pode ser feita, realizando o download através do John Deere Custom Performance, ou através do Service Advisor. O QR (Código de calibração) está localizado na parte superior de cada injetor, e pode ser inserido manualmente na ECU, através do Service Advisor. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

12 Turbocompressor - Turbina
Através da turbina consegue-se injetar maior volume de ar na câmara de combustão, o que resulta num incremento da potência do motor de até 25%. A turbina possui duas sessões distintas e interligadas por um eixo. Uma sessão é acionada pelos gases do escapamento, enquanto que na outra sessão acontece a admissão e compressão do ar no coletor de admissão. Através deste processo consegue-se injetar maior volume de ar na câmara de combustão, o que resulta num incremento da potência do motor de até 25%. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

13 Cabeçote Proporciona as fases de admissão e compressão do ar e a expulsão dos gases queimados do interior dos cilindros, bem como a vedação da câmara de combustão nos tempos de compressão e de expansão. Proporciona as fases de admissão e compressão do ar e a expulsão dos gases queimados do interior dos cilindros, bem como a vedação da câmara de combustão nos tempos de compressão e de expansão. Possui 4 válvulas por cilindro, promove melhor mistura do combustível e ar aumentando a economia de combustível. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

14 Comando de Válvulas É um eixo único de balancins duplos, feito em aço forjado. Comanda a abertura e o fechamento das válvulas nos momentos adequados. Sua função é a de comandar a abertura e o fechamento das válvulas nos momentos adequados. Consiste de um eixo com partes ovais, chamados excêntricos ou cames, com as quais as alças fazem contato. O número de cames no eixo é igual ao número de válvulas. À medida que o eixo gira, os cames deslocam as alças, em um movimento vertical. O movimento das alças é transmitido através das hastes e braços para as válvulas. Quando a parte mais saliente do came, chamada lóbulo, faz contato com a alça, esta se encontra em sua posição superior, e a válvula atinge sua abertura máxima. As molas fazem com que as válvulas retornem à sua posição de fechamento. A posição fechada da válvula corresponde à alça em seu nível inferior, em contato com o prolongamento circular do came. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

15 Pistões Ao produzir-se a combustão (explosão) da mistura de combustível e ar, os pistões impulsionados pela expansão dos gases originam a força motriz do motor. Devido a esta rápida sucessão de movimentos ascendentes e descendentes, os pistões deverão ser resistentes e fabricados com material leve. Fabricados em aço para suportarem maiores pressões e temperaturas, melhorando a durabilidade. Novo desenho com baixa fricção reduz carga aplicada e melhora a economia de combustível. Galeria de arrefecimento do pistão e novo bico direcionado Spray Jet melhoram o arrefecimento dos anéis e cilindros. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

16 Bielas Faz o elo intermediário entre o virabrequim e o pistão, transmitindo a força da explosão para o virabrequim. As bielas são de aço forjado e fraturadas (Precision Joint). O pino do pistão é normalmente oco, a fim de pesar menos e encontra-se fixado ao pistão por meio de travas ou prensados. A parte superior da biela, denominada pé da biela, está fixada ao pistão por meio de um pino que permite à biela oscilar lateralmente, enquanto se move para cima e para baixo. O pino do pistão é normalmente oco, a fim de pesar menos e encontra-se fixado ao pistão por meio de travas ou prensados. A parte inferior da biela (a cabeça da biela) está parafusada ao virabrequim fazendo uma trajetória circular, enquanto o pé da biela segue o movimento de vai e vem do pistão. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

17 Camisas As camisas dos cilindros são do tipo úmidas, flangeadas, e fabricadas pelo processo de fundição centrífuga. As juntas tipo anéis “O” são usadas para vedar a conexão entre o bloco dos cilindros e as camisas. As camisas dos cilindros são do tipo úmidas, flangeadas, e fabricadas pelo processo de fundição centrifuga. As juntas tipo anéis “O” são usadas para vedar a conexão entre o bloco dos cilindros e as camisas. As camisas são endurecidas por indução e podem ser substituídas uma por uma (como um conjunto de camisas e pistões). Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

18 Virabrequim Virabrequim Heavy duty, em aço forjado com elementos de liga especiais para longa vida útil e alta resistência. Virabrequim Heavy duty, em aço forjado com elementos de liga especiais para longa vida útil e alta resistência. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

19 Bloco do Motor O bloco do motor é uma peça única em ferro fundido cinzento e reforçado com nervuras estruturais, inclusive nas cavidades dos cilindros. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

20 Sistema de Escapamento
O sistema de escapamento conduz os gases quentes, resultantes da combustão, desde o motor e através do coletor, tubo de escapamento e silencioso, para o tubo de saída, que o lança na atmosfera. O sistema de escapamento conduz os gases quentes, resultantes da combustão, desde o motor e através do coletor, tubo de escapamento e silencioso, para o tubo de saída, que o lança na atmosfera. Durante este processo, o silencioso por meio de redução, deflecção ou absorção das ondas sonoras, diminui o ruído originado pela descarga, através da abertura de escapamento dos gases provenientes da câmara de explosão. Nos coletores de escapamento do motor 6090T, existem camisas que evitam o acúmulo de resíduos resultantes da combustão. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

21 Sistema de Arrefecimento
A Capacidade total do sistema de arrefecimento é de 69,6 litros na proporção de 50% de Cool-Gard concentrado e 50% de Água Importante! Evite remover a tampa do reservatório de expansão com motor aquecido. Se tiver que fazê-lo, tome as devidas precauções! 1 – Reservatório de expansão 2 – Radiador do combustível 3 – Condensador do ar condicionado 4 – Pós resfriador do motor 5 – Radiador do sistema hidráulico 6 – Radiador do sistema de arrefecimento 1 2 3 A Capacidade total do sistema de arrefecimento é de 69,6 litros na proporção de 50% de Cool-Gard concentrado e 50% de Água. 1 – Reservatório de expansão 2 – Radiador do combustível 3 – Condensador do ar condicionado 4 – Pós resfriador do motor 5 – Radiador do sistema hidráulico 6 – Radiador do sistema de arrefecimento Importante! Evite remover a tampa do reservatório de expansão com motor aquecido. Se tiver que fazê-lo, tome as devidas precauções! 4 5 6 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

22 Hélice dos Radiadores Hélice reversível.
Reverte seu sentido de rotação automaticamente a cada 20 minutos. Reversão dura 26 segundos. (1) Reversão manual. 1 A função da ventilador reversível auto-limpante é manter a entrada de ar desobstruída para o compartimento de arrefecimento da máquina, removendo constantemente as impurezas. Seu acionamento é hidráulico e automático, ou seja, a cada 20 minutos o ventilador reverte o seu fluxo de ar por 30 segundos, proporcionando melhor limpeza do compartimento. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

23 Manutenção: Sistema de combustível
O sistema de filtragem de combustível do motor 6090T é composto por dois elementos filtrantes. Nota: Substitua os filtros (1-2) nas primeiras 100 horas de trabalho e após cada 250 horas de trabalho, para isso consulte o manual do operador. 1 – Filtro de combustível primário 2 – Filtro de combustível final 2 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

24 Manutenção: Sistema de combustível
Abasteça o tanque de combustível sempre ao final de cada jornada de trabalho. Isso evita a condensação da umidade no espaço vazio do tanque, formando água. Limpe periodicamente o filtro tela (1) localizado no bocal de abastecimento do tanque de combustível. 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

25 Manutenção: Sistema de lubrificação do motor
A Capacidade total do sistema de lubrificação do motor é de 28,5 litros de óleo John Deere Plus50. Verifique o nível do óleo a cada 10 horas de trabalho ou diariamente através da vareta de nível (1), se necessário adicione óleo pelo bocal de abastecimento (2). 1 2 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

26 Manutenção: Sistema de lubrificação do motor
Troque o óleo e o filtro de óleo (1) nas primeiras 100 horas de trabalho. Troque o óleo e o filtro de óleo (1) a cada 250 horas de trabalho se estiver usando óleo padrão, se estiver sendo usado óleo John Deere Plus50 a troca pode ser a cada 375 horas de trabalho. Nota: Para mais informações sobre a troca do óleo e filtro consulte o manual do operador. 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

27 Manutenção Sistema de arrefecimento:
Líquido de arrefecimento é uma mistura de água mais aditivo. Água destilada, deionizada ou desmineralizada mais aditivo à base de Etilenoglicol e Propilenoglicol. Importância do aditivo: Aumenta o ponto de ebulição do líquido e evita o congelamento da água protegendo as camisas contra a cavitação. Evita oxidação dos metais do sistema (ferro fundido e ligas de alumínio e cobre), mantendo o sistema limpo, aumenta a vida útil da válvula termostática, bomba d´água, etc. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

28 Manutenção Verifique o nível do líquido de arrefecimento diariamente ou cada 10 horas, com o motor frio, o nível deve estar na marca MÍN. Desta forma, com o motor quente, o nível não ultrapassa a marca MÁX. Troque o líquido de arrefecimento e a válvula termostática a cada dois anos ou 3000 horas de trabalho. Nota: Para mais informações sobre a troca do líquido de arrefecimento e da válvula termostática consulte o manual do operador. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

29 Manutenção: Limpeza dos radiadores
Remova a tampa (1), localizada atrás da cabine do operador e sopre com ar comprimido nos radiadores de dentro para fora. 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

30 Manutenção: Sistema de Alimentação de Ar
Limpe o filtro de ar primário (1) sempre que aparecer um alerta de “restrição do filtro de ar” no visor de diagnóstico. O elemento filtrante primário (1) poderá ser limpo até três vezes. Substitua o filtro de ar primário (1) a cada 500 horas de trabalho ou sempre que for encontrado qualquer dano ou rompimento no filtro ou vedações. Nunca limpe o filtro de ar secundário (2), substitua o mesmo sempre que houver indícios de sujidade ou a cada 1500 horas de trabalho. Importante! O filtro de ar secundário (2) também deve ser substituído se após a troca do filtro de ar primário continuar aparecendo o alerta “Restrição do filtro de ar” no visor de diagnóstico. 2 1 Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

31 Manutenção Ajuste da folga das válvulas: Etapa 1:
Com o pistão nº 1 em PMS (compressão), regule as válvulas: Escape: 1, 3 e 5 Admissão: 1, 2 e 4 Etapa 2: Gire o virabrequim em 360º para que o pistão Nº 6 fique no PMS (compressão) e regule as válvulas: Escape: 2, 4 e 6 Admissão: 3, 5 e 6 Folga das válvulas: Admissão: 0,15 a 0,25 mm Escape: 0,60 a 0,70 mm A –Válvulas de admissão E –Válvulas de escape Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

32 Falhas Operacionais Nunca desligue o motor imediatamente, aguarde de 3 a 5 minutos para desligá-lo. Sempre aqueça o motor antes de iniciar a jornada de trabalho. Nunca lave ou molhe o motor com ele quente. Sempre utilize aditivo no radiador. Verifique periodicamente o nível do óleo do motor e da água do radiador. Nunca abra a porta do compartimento do motor com a colhedora em funcionamento. Mantenha-se atento às luzes de advertência do painel. Limpe periodicamente o motor conforme as instruções descritas no manual do operador. Mantenha o registro do combustível sempre aberto, feche-o somente em caso de manutenção do sistema de combustível. Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009

33 Informações Complementares
Ferramentas especiais, procedimentos de torque e ajustes, período de troca de óleo e demais especificações, procure em: Manutenção: Consulte seu Manual do Operador Reparação: Consulte o Manual Técnico de Reparação Colhedora de Cana 3520 & 3522 : Motor | Janeiro, 2009


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