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PublicouAnthony Silverio Alterado mais de 9 anos atrás
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Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento
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Watson Foco de estudo: o comportamento (behavior)
Definiu o fato psicológico de modo concreto Características associadas à experimentação, sendo um objeto de estudo diretamente observável, mensurável, de possível reprodução em diferentes condições e sujeitos
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Watson propõe um sistema psicológico “verdadeiramente científico” (eliminação de todo subjetivismo)
Segue os métodos rigorosos das Ciências Naturais Estudou detalhadamente os processos de aprendizagem (comportamentos são resultados de respostas aprendidas)
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O homem é produto do processo de aprendizagem; isto é, das associações estabelecidas durante sua vida entre os estímulos do meio (S) e as manifestações comportamentais que o meio elicia (R)
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APRENDIZAGEM POR ENSAIO E ERRO
Estudou gatos privados de alimentos trancados em uma gaiola “quebra-cabeça”/caixa-problema Aprendizagem caracterizada por uma eliminação gradual dos ensaios ou tentativas que levam ao erro e à manutenção daqueles comportamentos que tiveram o efeito desejado
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Thorndike e as leis da aprendizagem
Lei do Efeito: um ato é alterado pelas suas conseqüências, ou seja, a partir dos efeitos provocados por determinado comportamento. Se um comportamento tem efeitos favoráveis será mantido, caso contrário, será eliminado. Thorndike e as leis da aprendizagem
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A conexão entre estímulos e respostas é fortalecida pela repetição, isto é, a prática possibilitará mais acertos e menos erros serão cometidos. Lei do Exercício
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Muitas aprendizagens, principalmente as de natureza motora, são desta natureza. Envolve a intenção do indivíduo na aquisição de um efeito específico.
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Aprendizagem por Condicionamento Clássico
Os achados de Pavlov Aprendizagem por Condicionamento Clássico Associação repentina entre o estímulo (campainha) e a hora da alimentação (comida) Resposta condicionada – relação entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas Responsável pelas preferências, medos, simpatias ou antipatias (condicionamento inconsciente).
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Princípios básicos do paradigma S-R Condicionamento clássico (Pavlov)
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Condicionamento Operante
Procedimento pelo qual se exerce controle sobre o comportamento de um organismo por meio da aplicação sistemática de reforçamento Principal autor: Skinner
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Aprendizagem por Condicionamento Operante
Skinner e a aprendizagem instrumental de ratos
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Reforço é qualquer evento que aumente a freqüência de um determinado comportamento.
Reforço negativo: o aumento da freqüência do comportamento através da retirada de um estímulo negativo (p. ex., choque) Reforço positivo: consiste no aumento da freqüência do comportamento devido a administração de algum estímulo reforçador como um elogio (p.ex.)
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Este tipo de aprendizagem seria o resultado dos condicionamentos introjetados pela sociedade e, principalmente, pelas figuras significativas da vida do sujeito (pai, mãe, professoras, irmãos).
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Extinção Generalização Discriminação
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REFERÊNCIAS BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. BOCK, Ana Merces Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes. O Behaviorismo. Em: Bock, Furtado & Teixeira (Orgs.), Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005, p
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