A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento

2 Watson Foco de estudo: o comportamento (behavior)
Definiu o fato psicológico de modo concreto Características associadas à experimentação, sendo um objeto de estudo diretamente observável, mensurável, de possível reprodução em diferentes condições e sujeitos

3 Watson propõe um sistema psicológico “verdadeiramente científico” (eliminação de todo subjetivismo)
Segue os métodos rigorosos das Ciências Naturais Estudou detalhadamente os processos de aprendizagem (comportamentos são resultados de respostas aprendidas)

4 O homem é produto do processo de aprendizagem; isto é, das associações estabelecidas durante sua vida entre os estímulos do meio (S) e as manifestações comportamentais que o meio elicia (R)

5 APRENDIZAGEM POR ENSAIO E ERRO
Estudou gatos privados de alimentos trancados em uma gaiola “quebra-cabeça”/caixa-problema Aprendizagem caracterizada por uma eliminação gradual dos ensaios ou tentativas que levam ao erro e à manutenção daqueles comportamentos que tiveram o efeito desejado

6 Thorndike e as leis da aprendizagem
Lei do Efeito: um ato é alterado pelas suas conseqüências, ou seja, a partir dos efeitos provocados por determinado comportamento. Se um comportamento tem efeitos favoráveis será mantido, caso contrário, será eliminado. Thorndike e as leis da aprendizagem

7 A conexão entre estímulos e respostas é fortalecida pela repetição, isto é, a prática possibilitará mais acertos e menos erros serão cometidos. Lei do Exercício

8 Muitas aprendizagens, principalmente as de natureza motora, são desta natureza. Envolve a intenção do indivíduo na aquisição de um efeito específico.

9 Aprendizagem por Condicionamento Clássico
Os achados de Pavlov Aprendizagem por Condicionamento Clássico Associação repentina entre o estímulo (campainha) e a hora da alimentação (comida) Resposta condicionada – relação entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas Responsável pelas preferências, medos, simpatias ou antipatias (condicionamento inconsciente).

10 Princípios básicos do paradigma S-R Condicionamento clássico (Pavlov)

11 Condicionamento Operante
Procedimento pelo qual se exerce controle sobre o comportamento de um organismo por meio da aplicação sistemática de reforçamento Principal autor: Skinner

12 Aprendizagem por Condicionamento Operante
Skinner e a aprendizagem instrumental de ratos

13 Reforço é qualquer evento que aumente a freqüência de um determinado comportamento.
Reforço negativo: o aumento da freqüência do comportamento através da retirada de um estímulo negativo (p. ex., choque) Reforço positivo: consiste no aumento da freqüência do comportamento devido a administração de algum estímulo reforçador como um elogio (p.ex.)

14 Este tipo de aprendizagem seria o resultado dos condicionamentos introjetados pela sociedade e, principalmente, pelas figuras significativas da vida do sujeito (pai, mãe, professoras, irmãos).

15 Extinção Generalização Discriminação

16 REFERÊNCIAS BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. BOCK, Ana Merces Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes. O Behaviorismo. Em: Bock, Furtado & Teixeira (Orgs.), Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005, p


Carregar ppt "Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google