A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDER E ENSINAR BRINCANDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDER E ENSINAR BRINCANDO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
TEMA: O USO DA BRINQUEDOTECA PARA AUXILIAR A CRIANÇA EM SEU DESENVOLVIMENTO BIO-PSICO-SOCIAL

2 JUSTIFICATIVA PRAZER PELAS ATIVIDADES LÚDICAS POUCO TEMPO PARA BRINCAR
EMPOBRECIMENTO DAS FAMÍLIAS FRACASSO ESCOLAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ENSINAR A TODOS IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

3 OBJETIVOS RECONHECER O ESPAÇO LÚDICO DA BRINQUEDOTECA, COMO ALTERNATIVA QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM IDENTIFICAR SE SÃO HÁBITOS OU NECESSIDADES O QUE É UMA BRINQUEDOTECA POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO NA ESCOLA INSTRUMENTALIZAR A ESCOLA COM DOCUMENTOS QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL

4 FUNDAMENTAÇÃO A BRINQUEDOTECA:
É UM ESPAÇO ALEGRE E ENVOLVENTE, ONDE CRIANÇAS E ADULTOS SOLTAM SUA IMAGINAÇÃO, ELABORAM O MUNDO, BRINCANDO E APRENDENDO. PROPORCIONA: SITUAÇÕES DESAFIADORAS, DIREITO DE SER CRIANÇA, DESENVOLVE: AUTONOMIA, AFETIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO, RESPEITO, REFLEXÃO, CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO, ETC.

5 JOGO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI A PARTIR DA AÇÃO. AO AGIR EXPRESSA SENTIMENTOS, VONTADES E DESEJOS. PROPORCIONA: CRESCIMENTO DOS CONHECIMENTOS, ORGANIZAÇÃO, APRIMORAMENTO DE ATITUDES, REGRAS, SOCIALIZAÇÃO, FAZER CONCESSÕES, NEGOCIAR, SER GENEROSO E GENTIL, PIAGET: SIMBÓLICO, CONSTRUÇÃO E REGRAS. VYGOTSKY: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ABSTRATO

6 O LÚDICO LUDOS(BRINCO+AR) VINCULUN=laço
POSSIBILITAM: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INCORPORAÇÃO DE VALORES INTERCÂMBIO DE IDÉIAS EQUILÍBRIO ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS DESENVOLVE: O AFETIVO, O MOTOR, O COGNITIVO, O SOCIAL, O MORAL. DESENVOLVIMENTO CULTURAL, DA SOCIABILIDADE, DA CRIATIVIDADE

7 OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
DE ACORDO COM A.B.B. HÁ NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO ADEQUADO DO ESPAÇO: CANTO DA LEITURA FAZ-DE-CONTA SUCATOTECA TEATRO E FANTOCHES MESA COLETIVA, JOGOS DE ENCAIXE QUADRO DE RECADOS COMPUTADOR COM JOGOS EM CD-ROM

8 AUTORES PESQUISADOS PIAGET, VYGOTSKY, WINNICOTT, FERNÁNDEZ, SANTOS, REGO, BOSSA, BROUGÈRE, KISHIMOTO, OLIVEIRA, MARCELLINO, WEISS, MOYLES, NEGRINE, FRIEDMANN, CUNHA

9 METODOLOGIA A PESQUISA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO A SETEMBRO DE 2006, COM PROFESSORES, PAIS E ALUNOS DA REDE M.E.F.LAJEADO-R.S. RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS DIRETAS E OBJETIVAS A INTERPRETAÇÃO FOI MENSURADA E ORGANIZADA INDIVIDUALMENTE

10 RESULTADO DAS PESQUISAS
OS PROFESSORES: ACREDITAM QUE O LÚDICO AUXILIA, MAS NA PRÁTICA ISSO NÃO FICA EVIDENCIADO. SABEM REFLETIR SOBRE A PRÁTICA, MAS AS MUDANÇAS DE POSTURA, AS INTERVENÇÕES NO MOMENTO DA BRINCADEIRA AINDA PRECISAM SER REVISTAS. OS EDUCADORES AINDA NÃO UNIRAM ESTA IDÉIA AO TRABALHO PEDAGÓGICO RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PROMOVE UM CLIMA AFETIVO-SOCIAL

11 RESULTADO DAS PESQUISAS
O PROFESSOR COMO ORIENTADOR, QUESTIONA, INSTIGA, INDAGA, FACILITA A APRENDIZAGEM, TROCA INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. A BRINQUEDOTECA RESGATA VALORES E PRESERVA O PATRIMÔNIO CULTURAL. RIQUEZA DE OPORTUNIDADES.

12 RESULTADO DAS PESQUISAS
OS ALUNOS: Preferem atividades que dão prazer: filme, jogar e brincar. Aprendem melhor quando manipulam objetos: brincam para satisfazer sua curiosidade. Modelo tradicional ainda presente por meio de cópias e professor detentor do saber. Sentem-se felizes ao brincar.

13 RESULTADO DAS PESQUISAS
OS PAIS:acreditam que as crianças brincam para se relacionar e se divertir. O brincar auxilia no desenvolvimento da aprendizagem e inteligência. Que devem controlar as brincadeiras. Que devem participar da brincadeira, pois estreita os laços afetivos. Permitem o acesso do filho à brinquedoteca.

14 CONCLUSÃO AS CRIANÇAS BRINCAM POR NECESSIDADE DESENVOLVENDO CAPACIDADES E HABILIDADES ENSINAR E APRENDER SÃO TAREFAS HUMANAS PRIMORDIAIS. TRANFORMAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DA INTELIGÊNCIA E DOS PROCESSOS METACOGNITIVOS (ação-reflexão-ação) A BRINQUEDOTECA COMO CAMPO DE PESQUISA

15 CONCLUSÃO A BRINQUEDOTECA POSSIBILITANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO E CRESCIMENTO DA CRIATIVIDADE. NECESSIDADE DE ESTRUTURAR ESPAÇOS EDUCATIVOS, ELABORAR NOVAS AÇÕES E METODOLOGIAS DE FAZER EDUCAÇÃO. A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

16 BRINQUEDOTECA É UM LUGAR FANTÁSTICO, ENVOLVENTE, CONVIDA AO BRINCAR, AO EXPLORAR SUA FORMA DE PENSAR O MUNDO, MERGULHAR NA SUA FELICIDADE SEM LIMITES, A NÃO SER NOS PRÓPRIOS LIMITES DA IMAGINAÇÃO.


Carregar ppt "APRENDER E ENSINAR BRINCANDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google