Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriel Brito Alterado mais de 9 anos atrás
1
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC XXI ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DESAFIOS ATUAIS DA GRADUAÇÃO: DAS POLÍTICAS À FORMAÇÃO O CURRÍCULO: DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Ione Ribeiro Valle Florianópolis, Outono/2008
2
INTRODUÇÃO ⇨ A complexidade do campo ⇨ A relação entre saber e poder ⇨ A relação entre saber e competência ⇨ A relação entre saber e desigualdades sociais
3
O renascimento da sociologia britânica da educação: o interesse pelos saberes escolares
⇨ Uma nova orientação sociológica à educação ⇨ Bernstein e as formas de controle ⇨ Young e a diferenciação hierárquica dos saberes ⇨ Young e a construção de modelos curriculares
4
A sociologia norte-americana da educação:
entre reprodução social e resistência cultural ⇨ A convergência de diferentes ópticas ⇨ As teorias da resistência e o apelo à ação política ⇨ Apple e a intencionalidade do conhecimento “legítimo” ⇨ Giroux e o potencial de “oposição ativa” das escolas
5
Sociologia da educação e didática: A versão francesa dos saberes escolares
⇨ Rupturas epistemológicas ⇨ Bourdieu e Passeron: ambigüidades da cultura escolar ⇨ A Didática como campo de pesquisa ⇨ O olhar sociológico se volta para a sala de aula ⇨ Forquin e a “sociologia da cultura escolar” ⇨ Crítica permanente ou proposição de modelos?
6
A sociologia francesa da educação: contribuições atuais
⇨ As múltiplas dimensões da cultura escolar: a “cultura escrita” ⇨ O sentido da experiência escolar e a relação com o saber ⇨ A lógica das competências ⇨ A justiça escolar ⇨ A construção das identidades
7
Sociologia brasileira da educação: entre transmissão e produção de saberes
⇨ A divergência (crítica): marca registrada do campo curricular ⇨ O triângulo explicativo e prospectivo ⇨ Uma acumulação irregular mas bem fundada ⇨ O poder desigual de intervir nos arranjos institucionais
8
Assumir uma perspectiva crítica permite distinguir: ⇨ O currículo formal – prescrito e intencional ⇨ O currículo oculto – imperceptível ⇨ O currículo real – fora do controle institucional
9
Campo de Possibilidades ⇨ Supõe uma profunda transformação da organização escolar e das mentalidades ⇨ Reflexão permanente sobre os fins da escola ⇨ Repensar os princípios sobre os quais edificar nossos sistemas educacionais ⇨ Questionar a ideologia meritocrática que funda os projetos de democratização ⇨ Enfrentar os desafios inerentes à construção de uma escola justa
10
Princípios Igualdade, Mérito e Autonomia ⇨ Unidade científica e tecnológica ⇨ Pluralidade das culturas ⇨ Diversificação das formas de excelência ⇨ Multiplicação e universalização das oportunidades ⇨ Revisão permanente dos saberes escolares ⇨ Unificação dos saberes ensinados ⇨ Educação contínua e alternada ⇨ Pleno uso das técnicas modernas de difusão
11
Leitura, 1892 José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) Pinacoteca do Estado de São Paulo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.